• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

O MAU FILHO À CASA TORNA

RENAULT CONFIRMA RETORNO DE FLAVIO BRIATORE, QUE JÁ FO BANIDO DA F-1

identicon por Wagner Gonzalez
25/06/2024
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Flavio Briatore (foto: Alpine)

Flavio Briatore (foto: Alpine)







Impossível deixar de associar a mais recente contratação da equipe Alpine ao “crashgate”, episódio que levou Nelsinho Piquet a bater propositalmente seu Renault R28 para facilitar a vitória de Fernando Alonso no GP de Singapura de 2008. Naquela corrida o diretor da equipe, o italiano Flavio Briatore (foto de abertura) ordenou ao brasileiro jogar seu carro contra o muro e, com isso, forçar a entrada do Safety Car de modo a colocar o piloto espanhol no caminho à vitória da prova. Anos mais tarde a manobra ilícita, para usar apenas um adjetivo, veio à tona, o brasileiro faturou uma boa quantia ao processar a Renault (sua equipe naquela ocasião) e o dirigente italiano foi banido da F-1. Cerca de 15 anos mais tarde, a marca francesa recontrata o dirigente italiano e escancara a falta de renovação de valores em aspectos importantes da categoria tida como a mais importante do automobilismo mundial.

Foco de Briatore será recolocar a equipe Alpine para duelar com os grandes rivais (foto: Alpine)

A volta de Briatore acontece em um momento crítico para a equipe Alpine, nome adotado pela Renault para promover sua marca de automóveis esportivos. O time francês não conseguiu montar uma equipe coesa após a boa temporada de 2022, quando ficou em quarto lugar no Campeonato de Construtores, atrás da Red Bull, Ferrari e Mercedes. Desde então perderam os pilotos Fernando Alonso e Oscar Piastri, seus dirigentes e principais técnicos foram pouco a pouco defenestrados e o carro deste ano nasceu muito acima do peso. Não bastasse isso, o motor RE 24, não produz potência equivalente aos Ferrari, Honda e Mercedes das equipes rivais, o que prejudica sobremaneira o desempenho do conjunto. Esteban Ocon, que será dispensado da equipe ao final do ano, já admitiu que os dois carros usados por ele e Pierre Gasly não têm o mesmo peso, e para compensar essa diferença os chassis são usados em revezamento pelos dois pilotos.

Em 2023 Alpine recebeu R$ 1,2 bilhão de investidores americanos (foto: Alpine)

Aspecto pouco lembrado nessa trajetória pós 2022 é a crescente participação de investidores externos em várias equipes, inclusive na Alpine. No GP de Miami do ano passado a Écurie anunciou que os fundos estadunidenses Otro Capital, RedBird Capital compraram 24% de suas ações pela módica quantia de € 200 milhões, cerca de R$ 1,2 bilhão. Situações como esse tipo de “gesto de confiança” têm o poder de equilibrar ou melhorar balanços a curto prazo e cobrar isso com juros extorsivos a médio prazo. Isso ajuda a explicar a debandada de nomes como Otmar Szafnauer, cujo cronograma de trabalho não foi aceito e levou à sua demissão.

O retorno de Flavio Briatore nesse contexto acontece após meses de negociação com Luca De Meo, o presidente do Grupo Renault. Oficialmente, o italiano, que anos atrás declarou solenemente que não retornaria à categoria, desembarca como conselheiro executivo, posição que muitos entendem como semelhante ao que Helmut Marko faz na Red Bull e Niki Lauda fazia na Mercedes. O mesmo cargo também já foi ocupado na própria Renault/Alpine por Alain Prost, piloto que nunca primou pela habilidade política quando fora do cockpit.

Fábrica de Enstone foi construída sob a gestão de Briatore à frente da Renault nos anos 1990 (foto: Alpine)

Certamente uma coincidência, após o anúncio da contratação do italiano, Pierre Gasly e Esteban Ocon terminaram respectivamente em nono e décimo lugares, repetindo o resultado obtido no GP do Canadá. Briatore conhece muito bem a estrutura de Enstone, fábrica que foi construída sob sua gestão como diretor da equipe Renault nos anos 1990, e da estrutura de Viry-Chatillon, onde nascem e são desenvolvidos os motores de alta desempenho da Renault. Sua maior habilidade, no entanto, é saber motivar seus colaboradores e agitar o ambiente de seus adversários.

Sainz ainda não definiu para onde vai em 2025 e, com isso, trava o mercado de pilotos (foto: Ferrari)

Prova disso é que sua primeira declaração de peso foi anunciar que Carlos Sainz não deve assinar com outra equipe antes de conversar com ele. Consta que no fim de semana a Williams estava preparada para anunciar a contratação do espanhol, fato que obviamente não aconteceu. Mal chegou e Briatore já alterou os planos de seus velhos novos adversários.

Verstappen venceu mais uma e segue firme para o quarto título (foto: Red Bull)

O resultado completo do GP da Espanha, que teve Max Verstappen como vencedor, seguido por Lando Norris e Lewis Hamilton, você encontra clicando aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é d exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram







Tags: 2 bilhãoAlpineBriatoreCampeonatocrashgateF-1FerrariFórmula 1investimentoMundialPiquetR$ 1
Próximo
Fotos: divulgação BYD

NOVO BYD KING, SEDÃ HÍBRIDO PLUG-IN, É APRESENTADO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17