• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

PRONÚNCIA REVISITADA

identicon por Bob Sharp
23/06/2024
em BS, Colunas, O editor-chefe fala
BYD Seagull, BYD Dolphin Mini no Brasil (foto: Gerson Borini)

BYD Seagull, BYD Dolphin Mini no Brasil (foto: Gerson Borini)







Revisitada porque há pouco mais de três anos falei a respeito de pronúncias e de lá para cá há novidade, trazida pela BYD. A grande fabricante chinesa adota o tema Ocean, obviamente oceano em inglês, para nomear seus modelos, inspirando-se nos animais marinhos e no próprio oceano. No começo do ano a BYD estreou no mercado com o hatchback Dolphin. golfinho em inglês. O nome não teria grande dificuldade de ser assimilado e pronunciado por conhecermos há 65 anos o nome francês Dauphine, a fêmea do golfinho. Foi utilizado pela Renault em 1957 para designar seu novo carro pequeno e sucessor do 4CV (lembro que na França automóvel é gênero feminino). Também, o ‘ph’ e seu som de ‘f’ era conhecido de longa data devido à suspensão McPherson.

Mas a BYD tem um hatchback compacto, menor que o Dolphin (3.780 mm x 4.125 mm de comprimento) e decidiu trazê-lo: o Seagull, gaivota em inglês. A fabricante resolveu dar-lhe outro nome aqui, certamente temendo dificuldade de pronúncia e compreensão, — [sea’gul] — e rebatizou-o de Dolphin Mini. Uma decisão impensada e deselegante visto que mini, ou MINI, é marca da BMW há exatos 30 anos.

Mas no caso do sedã grande BYD Seal (foca em inglês) a fabricante pareceu não se importar com a má compreensão do nome do modelo, que se pronuncia [si‘al] e que aqui seria [se’al], e manteve o nome original,

É claro que se trata de mero detalhe, afinal as pessoas pronunciam palavras de língua estrangeira da maneira que bem entendem e querem e nem por isso deixam de se fazer entender.

Temos aqui um bom exemplo disso com uma marca muito conhecida: Volkswagen. Ninguém pronuncia volksuagen, pois sabe que apesar de w ter som de [uoo’ti] em português brasileiro, em alemão é [vê], e o g na língua de Goethe tem som de gue.

A Peugeot teve o mesmo receio de seu nome não ser corretamente pronunciado quando entrou no mercado americano no final dos anos 1950. Em todos os anúncios na mídia impressa constava, entre parênteses, Pronounced p+’joot.

Outro caso de pronúncia bem conhecido é o das marcas DKW e BMW. Nunca ouvi ninguém pronunciar de’ka’dábli‘u, sempre de’ka’vê. Tanto que quando a Regino Import reuniu a imprensa em São Paulo para anunciar o início da importação oficial do BMW, tão logo as importações foram reabertas no começo de 1990, na hora das perguntas e respostas fui o primeiro jornalista — estava na Oficina Mecânica — a dirigir uma pergunta:  vocês chamarão o carro de beemevê ou beemedábliu? “beemedábliu”, responderam, mas não sem antes os diretores se entreolharem e cochicharem.

Uma curiosidade desse desse evento foi de tanto o pessoal da Regino Import falar em Dreier, o série 3 em alemão — o primeiro que chegou, de avião, em Guarulhos foi um 320i 2-litros de seis cilindros. 12 válvulas e 130 cv, manual — no caderno de Automóveis de um importante jornal a manchete foi “BMW Dreier chega ao Brasil”. A culpa não foi da excelente jornalista, mas da comunicação do importador.

BS

A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Próximo
Bugatti Tourbillon (Fotos: Divulgação Bugatti)

BUGATTI TOURBILLON ACELERA DE 0 A 300 km/h EM INCRÍVEIS 10 SEGUNDOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17