• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

FIAT 147 A ÁLCOOL, 45 ANOS

identicon por Bob Sharp
05/07/2024
em BS, Notícias
Primeiro Fiat 147 a álcool (Foto: divulgação Stellantis/Fiat)

Primeiro Fiat 147 a álcool (Foto: divulgação Stellantis/Fiat)







Neste dia, há 45 anos, era lançado o primeiro carro produzido em série com motor a álcool do mundo, o Fiat 147. A fabricante ítalo-mineira, como suas congêneres e a população brasileira em geral, ainda não havia sentido os efeitos da crise do petróleo de 1973, senão o aumento dos preços dos combustíveis.

A Fiat, contudo, entendeu a sinalização: um combustível alternativo à gasolina, produzido em solo brasileiro, estava a caminho, o álcool etílico hidratado combustível (AEHC), hoje “apelidado” de etanol. No dia 14 de novembro de 1975 o governo Ernesto Geisel criava, por decreto, o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), destinado a estimular, mediante incentivos fiscais e financiamentos, o aumento do plantio da cana-de-açúcar e da produção de álcool.

A visão de futuro da Fiat foi de tal ordem que no mesmo ano de lançamento do seu primeiro modelo fabricado no Brasil, o 147 L, em setembro de 1976, começou o desenvolvimento de um motor para funcionar com álcool. Importante salientar que o motor do 147, por suas características, era totalmente novo no universo Fiat, o quatro-cilindros projetado por Aurelio Lampredi com comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e virabrequim apoiado em cinco mancais. Teve o Brasil a primazia de estreá-lo mundialmente.

Em vez do motor “Lampredi” de 1.049 cm³ (76 x 57,8 mm) que marcou a chegada do primeiro Fiat brasileiro, a engenharia partiu para a versão de 1.297 cm³ (76 x 71,5 mm) do mesmo motor. O protótipo do 147 a álcool foi exposto com destaque no estande da Fiat no Salão ao Automóvel de 1976 e causou furor.

O motor entregava 62 cv a 5.600 rpm e 11,5 m·kgf a 3.000 rpm, com taxa de compressão de 11,2:1. Infelizmente esses números de potência e torque ainda eram SAE brutos, só em 1990 a indústria automobilística brasileira passaria a adotar a potência líquida — real — seja SAE líquida ou a brasileira NBR 5484. Num exercício de extrapolação, o motor 1,3 a álcool desenvolvia 54 cv de potência líquida.

Para comparação, este mesmo motor a gasolina, lançado na versão GLS em junho de 1978, era de 61 cv a 5.400 rpm e 9,9 m·kgf a 3.000 rpm. Embora as potências fossem praticamente iguais, o maior torque da versão a álcool resultava em mais potência em rotação mais baixa, o que foi bastante apreciado.

O Fiat 147 a álcool foi lançado em setembro de 1979. Hoje, em algum galpão no Polo Automotivo de Betim, da Stellantis, há um novo motor Fiat a álcool pronto para ser utilizado que — diz-se — é incomparavelmente superior aos motores flex de baixa cilindrada quando abastecidos com álcool em potência e torque e, importante, com consumo muito próximo de um motor de mesmo tamanho funcionando com gasolina.

Por que não é utilizado num modelo de produção? Mistérios da meia-noite…

Nada mais lógico a fabricante do primeiro carro a álcool do mundo ter a primazia de produzir o primeiro carro a álcool do século 21.

BS







Próximo
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

CHEVROLET SPIN PREMIER 2025, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17