Estes dias vi a foto de abertura na internet e fiquei curioso para saber do que se tratava. Kombis estacionados num píer? A legenda falava no Píer de Huntington Beach e o nome do evento era muito curioso: “‘2024 Köwabunga Van Klan Huntington Beach Pier event” realizado em 2 de junho último — no Dia Internacional do VW Kombi (ver adiante0).
São muitas informações, então vamos por partes para ver do que cada uma delas trata.
Píer
Um píer é uma estrutura elevada que avança acima de um corpo de água e geralmente se projeta para fora de sua costa, normalmente apoiada por estacas ou pilares, e fornece acesso acima da água para áreas offshore. Os usos frequentes do píer incluem pesca, atracação de barcos e acesso para passageiros e carga, e recreação à beira-mar.
Píer ou cais? Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, cais e píer possuem diferenças estruturais. O cais é uma estrutura paralela à linha da costa, atuando mais como uma extensão do terreno coberto, enquanto o píer normalmente se projeta perpendicularmente à margem, entrando pelo corpo de água. Embora ambos sirvam para propósitos semelhantes, a configuração de um píer é particularmente favorável para atividades de pesca e lazer devido à sua posição avançada sobre a água.
O píer da cidade de Huntington Beach
Este é o cenário onde se desenrolam os encontros de Kombi organizados pelo Köwabunga Van Klan (Clã de Kombis Köwabunga).
O Huntington Beach Pier é um píer municipal localizado em Huntington Beach, Califórnia, no extremo oeste da Main Street e a oeste da Pacific Coast Highway. Com 560 m de comprimento, é um dos maiores píeres públicos da Costa Oeste dos Estados Unidos. (o Oceanside Pier, do condado de San Diego, Califórnia, com 592 m é o mais longo.) O deck do píer está 9,1 m acima do nível do mar, enquanto o topo da estrutura do restaurante no final do píer está a 23 m.
Abaixo seguem três fotos aéreas deste píer, tiradas durante o evento deste ano com mais de 100 Kombis dispostos em seu comprimento. Eles estão em sequência e só assim deu para capturar este píer em toda a sua extensão:
Este é o único píer onde se permite o acesso de tantos carros em exposição por tanto tempo, seguramente uma carga mais do que considerável a uma estrutura inicialmente construída em 1902 sendo parcialmente reconstruído depois de fortes tempestades tropicais e terremotos que o danificaram.
Huntington Beach fica a 65 km a sudoeste de Los Angeles e se autodenomina “Surf City USA®”, que é uma marca registrada, e o seu píer é uma de suas atrações com restaurantes, lojas e até um museu do surfe:
Köwabunga Van Klan
A palavra Köwabunga é um termo que surgiu nos anos 1940, popularizado por um programa infantil da época, e que se tornou associado à cultura do surfe americana. O VW Kombi, em especial na Califórnia, também se tornou associado à cultura do surfe, dada a facilidade de levar as pranchas de surfe em bagageiros no seu teto. Ambos os símbolos acabaram sendo usados pelo criador do Clã de Kombis Köwabunga, Don Ramsay.
Durante o evento Don comentou o seguinte: “O evento é sempre especial, mas hoje, 2 de junho, é o Dia Internacional do VW Kombi, então estamos colaborando com a Volkswagen of America. E novamente será um evento épico, temos 130 VW Kombi, todos clássicos, de todos os estilos. Eles trazem a vibração sobre VW Kombi. E por que isso é tão importante para a cultura do surfe aqui em Huntington Beach? Porque faz parte da nossa história com os VW Kombis. Eu, pessoalmente, crescendo aqui, sempre tive um VW Kombi, sempre surfei com ele, viajei e surfei. E isso diz muito sobre o que é a cultura aqui e isso é ‘Surf City USA'”.
Dia 2 de junho é o “International VW Bus Day”— “Dia Internacional do VW Kombi”?
Acho que a Volkswagen of America acabou causando polêmica com o lançamento de um dia internacional em conjunto com o site norte-americano “National Day Calender” — um site especializado em lançar datas comemorativas (sendo que a primeira delas foi “O Dia Nacional da Pipoca”).
Foi assim: em 2023 a Volkswagen of America decidiu que o dia do lançamento do veículo ID.Buzz nos Estados Unidos, realizado em 2 de junho de 2023, passaria a ser o “Dia Internacional do VW Kombi”. Uma data meramente comercial sem nenhum vínculo com a história do VW Kombi. Além de que o parentesco do ID. Buzz com o VW Kombi tradicional é bem longínquo… Para mim, pessoalmente, a saga do VW Kombi acabou com o modelo T3.
O lançamento de 2 de junho como Dia Internacional do VW Kombi ocorreu em 2023 também em Huntington Beach. Mas na praia, onde foi construído um grande palco e realizada uma grande exposição de VW Kombis de várias épocas, onde o ID. Buzz foi oficialmente apresentado ao público americano. Abaixo o vídeo (39:30) deste evento que contou, dentre outros, com a participação do consagrado humorista e colecionador de VW Kombis, Gabriel “Fluffy” Iglesias e de Pablo Di Si, presidente e CEO do Volkswagen Group of America (ele, argentino, foi presidente da Volkswagen do Brasil):
Mas, para a maioria dos apaixonados pelo VW Kombi o seu dia mundial continua sendo 8 de março, quando este tipo de veículo foi lançado por Heinrich Nordhoff em Wolfsburg no ano de 1950.
Algumas fotos do evento de deste ano
Seguem algumas fotos e no final apresento um vídeo com uma reportagem bem completa do evento.
Para uma imersão completa no evento segue o vídeo (49:00) feito por Mike FN Garage:
Com isto terminamos esta matéria de um belo evento de VW Kombis em um lugar inusitado na Meca destes veículos nos Estados Unidos que é a Califórnia.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.