Há vários anos iniciei uma pesquisa sobre veículos fabricados pela Gurgel com componentes Volkswagen e seu motor boxer 1600 arrefecido a ar e até a água, como o AP-1800 do utilitário Carajás, uma empresa genuinamente brasileira fundada pelo eng. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel em 1º de setembro de 1969 sob razão social Gurgel Indústria e Comercio de Veículos Ltda., em São Paulo, na av. do Cursino. bairro Bosque da Saúde. Desta pesquisa surgiu um site dedicado à marca Gurgel, hoje pertencente a terceiros.
O catálogo da Linha 1979, como mostra a foto de abertura, apresenta uma bela e incomum capa com um desenho mostrando vários dos veículos desse catálogo em situações de uso. Recebi este catálogo por e-mail enviado por Francisco Alves Neto de Jundiaí, SP no início de 2003.
Os veículos Gurgel com componentes mecânicos Volkswagen fizeram muito sucesso no Brasil e no exterior, pois foram exportados para muitos países. Ainda hoje, 28 anos depois da falência da Gurgel (1996), estes veículos chamam muita atenção e daí veio a ideia de divulgar este catálogo. Esta matéria se baseia no seu texto:
Gurgel Linha 1979
X-12: a tecnologia comprovada
A linha X-12 da Gurgel Motores S.A. era constituída pelos utilitários mais robustos, duráveis e econômicos de sua categoria. Utilizando tecnologia, projeto e mão de obra totalmente nacionais, o X-12 era utilizado pelas Forças Armadas, por unidades especiais de patrulhamento, pelos serviços de saneamento e reflorestamento, além de ter sido exportado em larga escala (mais de 25% da produção) para cerca de 30 países nas três Américas, na Europa, na África e no Oriente Médio.
Seus quatro modelos utilizavam o motor VW 1600 de 60 cv (potência bruta SAE) e eram dotados de Selectraction™, sistema de frenagem seletiva das rodas traseiras pelo freio de estacionamento de atuação individual, mais um guincho mecânico, que permitia ao veículo vencer qualquer obstáculo. Construídos pelo exclusivo sistema Plasteel™ (aço mais plástico reforçado com fibra de vidro formando um sólido conjunto), todos apresentavam o mesmo excelente desempenho em qualquer terreno.
Rodando no asfalto, atuavam como carros de passeio, revelando maciez e baixo consumo de combustível. Fora da estrada, comportavam-se com absoluta confiabilidade, vencendo subidas de elevada inclinação, superando atoleiros e saltando valetas ou obstáculos diversos com total estabilidade e aderência ao terreno.
Um dos “segredos” do conforto de marcha da família X-12 e derivados de motor boxer traseiro era a suspensão traseira por semieixos oscilantes como a do Fusca, porém com molas helicoidais em vez das barras de torção. As molas foram feitas especialmente para a Gurgel e tinham constante elástica mais baixa do que a das barras de torção em razão do menor peso do veículo (770 kg)
. Como efeito colateral, o curso da suspensão com molas helicoidais era maior, uma vantagem em terreno muito irregular.
[Seguem as ilustrações dos Gurgel X-12]
A versão X-12, com capota de lona, era a mais tradicional no mercado.
O modelo X-12-TR (teto rígido) era o mais adequado ao uso urbano, pela segurança de suas portas com janelas e fechadura, ou as regiões mais frias ou mais sujeitas a chuvas.
O X-12-RM (meia capota dura) tinha dois lugares e apresenta inúmeras possibilidades como veículos de manutenção.
O X-12-M (militar) foi adotado pelas Forças Armadas brasileiras após rigorosos testes de desempenho e durabilidade.
Em todos, a garantia era de 100.000 km para o monobloco
X-15: Jipão de 7 lugares
Lançamento da Gurgel para 1979, o jipão X-15 era um maciço e sólido veículo dois ou sete lugares e mais meia tonelada de carga. Também foi construído pelo sistema Plasteel™, inclui o Selectraction™ e o guincho mecânico com cabo de 25 metros. Desenvolto em qualquer situação de terreno, foi testado com êxito por guarnições militares e nas piores estradas da Região Amazônica.
X-20: a picape definitiva
Picape com capacidade de carga de meia tonelada, a X-20 agora trazia três lugares em sua cabine de teto rígido. Podia rodar em qualquer terreno, mostrava-se o veículo mais completo dentro de sua finalidade, levando sua carga com segurança a locais inacessíveis para outras picapes A exemplo do jipão X-15, usa motor VW 1600 de 60 cv SAE, tem chassi e carroçaria monobloco pelo sistema Plasteel™ e incluía as outras vantagens e demais acessórios da linha Gurgel.
X-20 Manutenção: uma versão útil
Nessa versão, o X-20 se transformava numa versátil picape para serviços diversos de manutenção, com excelente aproveitamento de espaço na caçamba, Apesar de sua aparência robusta, ele media apenas 3.680 mm de comprimento e 1.800 mm de largura, pesando 1.000 kg. Seu tanque de 80 litros lhe conferia alcance que podia chegar a 750 km em estradas. Como os demais veículos Gurgel, era praticamente incorrosível e indestrutível, devido ao rígido monobloco em Plasteel™.
X-20 Plataforma: uma novidade necessária
Desenvolvido para atender a diversas utilizações, o X-20 Plataforma iria cobrir uma lacuna existente no mercado nacional, tanto para fins militares como civis. Seu projeto previa desde o simples aproveitamento como unidade de transporte de cargas internas até a adequação como base móvel para canhões sem recuo de alta potência, versão que já tinha despertado a atenção do Exército Brasileiro.
GTA: Um novo conceito em transporte
O GTA é um veículo desenvolvido pelo Centro Técnico de Pesquisas da Gurgel S.A., dentro de padrões totalmente revolucionários. Tratava-se de um Grã Turismo Articulado, de três lugares, e cujo porta-malas (o de maior capacidade existente no país) pode ser desacoplado e deixado na garagem quando o veículo estiver em uso estritamente urbano, evitando assim trafegar com maior peso e maior tamanho sem necessidade, o que ocasionaria maior consumo de combustível. Utilizando o sistema “quinta roda” e não o reboque, quando a “unidade semirreboque (o porta-malas) está engatada não cria dificuldades para sua condução, mesmo no trânsito congestionado das grandes cidades.
[Esta é a última ilustração deste catálogo]
Como em vários outros casos o Gurgel GTA não saiu da fase de protótipo. A quantidade de versões de veículos Gurgel para os mais diferentes usos foi enorme, muitos dos quais também não entraram em produção. O eng. João Gurgel era muito criativo, mas sua criatividade dispersa certamente causava custos elevados para a sua empresa.
AG
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