Uma motocicleta do segmento Adventure Touring, que é uma big trail mais preparada para percorrer longas distâncias, geralmente tem a possibilidade de ter rodas fundidas em liga de alumínio, mais adequadas para o asfalto, ou rodas raiadas, com aro de alumínio estampado, o que lhe confere maior resistência nos duros caminhos do fora da estrada. Os bons trilheiros, mesmo aqueles que viajam milhares de quilômetros só para enfrentar um off-road mais específico, preferem as rodas raiadas.
A Harley-Davidson Pan America 1250, motocicleta que promoveu a entrada da fabricante no segmento Adventure Touring, passa a ter agora rodas raiadas desenvolvidas especialmente para a versão Pan America 1250 Special.
Construídas com aro em alumínio 6061 T6 para oferecer mais leveza, as novas rodas da Pan America 1250 Special permitem a instalação de pneus sem uso de câmara de ar e pneus radiais. As medidas dos pneus permanecem as mesmas das versões com rodas de liga de alumínio: 120/70 aro 19 na dianteira e 170/60 aro 17, na traseira. Para que não haja fuga de pressão pelos orifícios dos raios no aro, estes são fixados nas laterais (conforme ilustra a fotografia acima), diferentemente das rodas raiadas que usam pneus com câmara de ar, cujos raios são fixados no centro do aro.
As rodas raiadas são, tradicionalmente, associadas a modelos com vocação para uso em pisos irregulares. Entretanto, a versatilidade é a marca registrada desse tipo de roda, que também tem bom desempenho no asfalto.
Além disso, as rodas raiadas têm algumas vantagens em relação às rodas de liga de alumínio. Os raios que conectam o aro e o cubo, por estarem em grande quantidade por toda a roda, permitem uma distribuição mais uniforme da energia, tornando a roda raiada mais resistente a eventuais impactos durante a pilotagem, seja ao passar por obstáculos no fora de estrada, seja ao passar por buracos no asfalto.
O custo de manutenção é mais um ponto a favor das rodas raiadas. Em caso de danos – amassados, trincas ou empenamentos, por exemplo – os componentes estruturais, como aro e raios, podem ser substituídos individualmente.
A Harley-Davidson Pan America 1250 é equipada com o motor Revolution Max 1250, que tem cilindrada de 1.252 cm³, potência de 150 cv e torque de 13 m·kgf. Um dos destaques da Pan America é a suspensão eletrônica semi-ativa, que se adapta de acordo com a configuração selecionada pelo proprietário ou por um dos cinco modos de pilotagem disponíveis (Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus). Além disso, há o recurso de redução automática da altura ao parar a motocicleta, item que permite a pilotos de menor estatura colocar os pés no solo com mais conforto. Freios ABS e controle de tração atuantes em curvas, assistente de partida em rampa, farol adaptativo, mitigação de levantamento da roda dianteira e sistema de monitoramento da pressão dos pneus completam o amplo pacote eletrônico do modelo.
As configurações gerais da moto, assim como a seleção dos modos de pilotagem, podem ser realizadas por meio de comandos nos punhos e visualizadas na tela TFT em cores de 6,8 polegadas. A H-D Pan America 1250 Special também permite conexão via Bluetooth e uso da navegação via GPS – esta, somente com o uso do aplicativo da Harley-Davidson.
A Harley-Davidson Pan America 1250 Special com rodas raiadas é equipada originalmente com os pneus Michelin Scorcher Adventure. Com a chegada das novas rodas, no entanto, a Harley-Davidson passa a oferecer uma opção para motociclistas que desejarem adquirir a moto com uma configuração mais voltada para o off-road: pneus Michelin Anakee Wild e recalibragem do módulo de controle do motor para uso exclusivo em terrenos acidentados.
A Pan America 1250 Special 2024 com rodas raiadas chega em breve às concessionárias da marca nas cores preta (Vivid Black), cinza (Gray Haze) e amarela (Industrial Yellow/White Sand), com preço inicial sugerido de R$ 119.900.
GM