• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

DESVENDADO O MISTÉRIO DOS VW FUSCAS GUARDADOS NUMA VELHA MINA NA SUÍÇA

PORQUÊ ESTES VOLKSWAGENS ESTAVAM SE DECOMPONDO NO INTERIOR ÚMIDO DE UMA MINA DESATIVADA

Alexander Gromow por Alexander Gromow
16/09/2024
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto: reddit.com

Foto: reddit.com





Recentemente, publicações na internet apresentaram algo inédito, muitos veículos Volkswagen guardados nos corredores escuros e úmidos de uma mina desativada na Suíça. Não se sabia por que alguém teria levado tantos veículos, em grande parte recuperáveis, para aquela mina e ficarem lá se decompondo. (ver adiante)

Em tempo: não se deixe enganar pela glamurosa foto de abertura que mostra um ambiente fartamente iluminado. Isso foi resultado de um trabalho de iluminação temporária muito bem-feito para poder fazer esta foto, já que a realidade dos corredores daquela mina é outra, uma escuridão absoluta.

Os mesmos carros da foto de abertura, os VW Fuscas amarelo e o prateado, no centro da foto, só que iluminados por uma lanterna mostrando a realidade desta mina: um breu absoluto (Foto: outono.net)

Na Suíça é proibido entrar em minas abandonadas sem uma permissão especial, dados os riscos envolvidos, mas como o portão de entrada está aberto… Para chegar onde os carros estão é necessário percorrer vários quilômetros dentro da antiga mina totalmente escura seguindo um labirinto cheio de perigos.

Uma das entradas da mina abandonada não está trancada permitindo acesso livre, como se pode ver na foto abaixo:

Uma das entradas da antiga mina onde estão os Volkswagens, aberta originalmente em 1980 (1)

Deste ponto o caminho segue por um labirinto de túneis não identificados, com muitos deles acabando em paredes cegas. Uma aventura arriscada que, ao que tudo indica, já foi realizada por vários grupos de curiosos a contar pelos diferentes relatos que se encontram na internet.

Esta entrada é uma de muitas, já que se estima que o complexo de túneis em vários níveis chega a 100 quilômetros. Os carros foram levados ao interior da mina por outro caminho, já que esta entrada é estreita demais:

O caminho era estreito neste ponto da aventura (1)
Em vários pontos do caminho havia bifurcações como esta, um caminho para a esquerda e outro para a direita, sem nenhuma indicação do caminho a seguir (1)
Além dos túneis de várias larguras e alturas, se chegava a grandes salões interligados por portas (1)

Há vários caminhos que levam aos carros e dada a existência de dezenas de túneis por nível escavado, no caso desta incursão a chegada aos carros foi deste modo:

Depois de uma longa caminhada por túneis absolutamente escuros, carros à vista (1)

Os exploradores sabiam o que estavam procurando e finalmente encontraram: uma coleção de dezenas de carros Volkswagen escondidos nas profundezas da mina, que tem quilômetros de túneis e três andares, segundo os exploradores. As imagens mostram VW Fusca, VW Golf e VW Passat de diferentes épocas.

Com o ambiente muito úmido todos os carros estão severamente afetados por mofo que progressivamente vai corroendo em especial o interior dos carros, como se pode ver no exemplo abaixo de um New Beetle:

Visto por fora o carro até que tem uma boa aparência (1)
Tudo está infestado de bolor, principalmente o estofamento que em pouco tempo será consumido (1)

Seguem algumas fotos (1) dos carros encontrados nesta expedição:

Muitos dos carros estão parcialmente canibalizados em especial em seus interiores.

As fotos indicadas com (1) são capturas de vídeo da Explomo, empresa que é administrada por dois europeus de vinte e poucos anos chamados Maureno e Remon, que se autoproclamam exploradores urbanos e procuram em todo o mundo prédios de grande beleza abandonados para filmar e fotografar.

Uma outra fonte de informações sobre o descrito acima é o vídeo (17:11) abaixo, postado há quatro meses pelo Bob do canal Exploring the Unbeaten Path (Explorando o caminho imbatível):

 

Por que estes carros foram para dentro desta montanha?

As mais diferentes teorias circulam sobre este assunto que vão de esconderijo de carros roubados até uma coleção particular. Mas eu consegui descobrir a realidade através de um comentário postado no vídeo acima.

Este comentário foi postado (em inglês) por alguém que se identificou como @swisslp7811 e dizia o seguinte: “Acabei de entrar em contato com o dono dos carros! Ele tem um museu especial para Volkswagens destruídos e de aparência especial, artísticos, dos anos 50 aos 80. Os carros lá (da mina na montanha) são apenas sobras de carros ou carros que ele não pôde exibir no museu por não ter espaço suficiente.”

Pois bem, eu achei que conhecia o tal museu sobre o qual eu tinha escrito uma matéria. Será que seria o Volkswrecks Bar & Museum (VWM) significa “Museu dos destroços de Volkswagens”? O outro nome deste empreendimento é “Oldtimer Volkswagen Museum” que, na verdade, não reflete a realidade do museu. A foto carismática deste museu é a que mostra dezenas de carros pendurados no teto de um de seus galpões:

A foto que viralizou na internet no início de 2018 e que originou a minha matéria sobre este museu um tanto peculiar (Foto: divulgação do Volkswrecks Bar & Museum)

Deixei um recado para o @swisslp7811 no YouTube perguntando se o museu que ele havia citado seria o Volkswrecks Bar & Museum. Mas eu tinha pressa da resposta e procurei saber quem era a pessoa atrás deste endereço de internet. Descobri através de sua página no YouTube que ele também tem uma página no Instagram e lá descobri seu nome, Lukas Dobler. Mandei uma mensagem por lá também. Cheguei a tentar contato telefônico via Instagram, que não funcionou.

Mas na tarde do ultimo sábado o Lukas respondeu e confirmou que tinha falado com o Stéphane Leuba, proprietário do Volkswrecks Bar & Museum  e que os carros que foram levados para a mina na montanha são excedentes do acervo em exposição no museu. Com isto a minha suposição foi confirmada e o mistério que envolvia os carros deixados na mina da montanha na Suíça, foi desvendado.

Stéphane Leuba (Foto: avatar de sua página no Facebook)

Se você quiser conhecer ou rever a matéria sobre o Volkswrecks Bar & Museum aí vai o seu link: Fuscas, muitos, dependurados: isso existe mesmo?


Este assunto me foi sugerido pelo amigo de longa data, Fernando Calmon, que também é colunista do AE, a quem eu agradeço. Como curiosidade, o Calmon prestigiou o lançamento de meus dois livros, o que me deixa muito orgulhoso de nossa amizade.

Agradeço também ao Lukas Dobler, da Suíça, por ter tomado seu tempo e respondido à minha mensagem em tempo para concluir esta matéria.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsFernando CalmonFuscas na minaLukas DoblerStéphane LeubaVolkswrecks Bar & MuseumVW
Próximo
Fotos: Divulgação Nissan

NOVO NISSAN KICKS COMEÇA SER FABRICADO NO MÉXICO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17