• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Antigomobilismo

RALLY DE CLÁSSICOS DE SÃO PAULO REUNIU AUTOENTUSIASTAS E RARIDADES PELO INTERIOR DO ESTADO

identicon por Gerson Borini
22/09/2024
em Antigomobilismo, Curva 3, GB
Foto de abertura: autor / demais fotos: divulgação Rally Clássicos

Foto de abertura: autor / demais fotos: divulgação Rally Clássicos





No último sábado, dia 14 de setembro, São Paulo foi palco da 3ª etapa do Campeonato Paulista de Rally Clássicos, com a presença dos aficionados por carros antigos e seus bólidos muito bem cuidados. A prova reuniu mais de 50 veículos de diferentes épocas e estilos, divididos em sete categorias, que encantaram tanto os participantes quanto o público presente na largada e na chegada. Com uma combinação de belas paisagens, estradas sinuosas e a oportunidade de admirar verdadeiras relíquias sobre rodas, o evento se destacou por seu espírito de camaradagem e paixão pelo automobilismo.

Esse é espírito do rali de regularidade

Largada no Frango Assado e o desafio do percurso

A concentração dos veículos foi no restaurante Frango Assado, localizado no km 34 da Rodovia dos Bandeirantes. Já nas primeiras horas da manhã, os participantes começaram a chegar, trazendo consigo máquinas que contam histórias e representam diferentes eras da indústria automobilística. Modelos icônicos de marcas como BMW, Chevrolet, Ford, Porsche, Volkswagen e muitos outros formaram uma impressionante linha de largada, evidenciando o cuidado e a dedicação dos colecionadores em manter suas preciosidades em estado impecável.

VW Santana 1995 da dupla Gabriel Camillo e Luiz Durval venceram na categoria PRO

Às 9h01m foi dada a largada ao primeiro carro e o desafio começou, com cada veículo saindo com intervalo de 1 minuto. O percurso, cuidadosamente planejado pela organização, levou os competidores por algumas das estradas mais cênicas do interior paulista, passando pelas cidades de Cabreúva, Sorocaba, Ibiúna e outras localidades da região. Com ênfase na navegação de regularidade, o rali exigiu atenção e precisão, já que o objetivo era manter a velocidade e o tempo pré-determinados, e não simplesmente quem chegava mais rápido. O trânsito das vias e a impaciência de alguns motoristas que não percebiam a velocidade controlada dos veículos do rali trouxe algumas dificuldades a mais.

Renan Ferraciolli e Wagner Brandão venceram na categoria Históricos com Fusca 67 conversível

Categorias e carros em destaque

Os participantes foram divididos em sete categorias, de acordo com a época, ano de fabricação do veículo e experiencia dos competidores. Entre as mais disputadas, estavam as categorias “Futuros Clássicos” e “PRO”. Esta última não importa a idade do veículo e sim a maior experiencia da dupla (piloto/navegador) e a permissão de utilizar equipamentos de navegação mais sofisticados. A diferença entre os três primeiros foi de apenas 127 pontos, o que significa 12,7 segundos.

A categoria de Futuros Clássicos é outra que vem sendo muito disputada desde a primeira etapa, e teve a participação de 13 veículos desta vez. A diferença entre o primeiro e o terceiro colocado foi de apenas 77 pontos, equivalente a 7,7 segundos. Com o Kadett GSI Conversivel 1993 ficamos em sexto lugar, apenas 4 pontos, ou 0,4 segundos do quinto lugar e com este resultado mantivemos o segundo lugar do campeonato nesta parcial.

Nosso Kadett GSI conversível 1993 segue representando bem o AUTOentusiastas

Entre os destaques da competição estava o imponente Buick Seagrave V-12 1926, uma reconstrução muito bem estruturada do piloto Guilherme Malacame que teve seu filho como navegador pela categoria de Históricos. O vencedor dessa categoria foi Renan Ferraciolli/Wagner Brandão com Fusca 1300 conversível 1967.

O Buick Seagrave V-12 desperta curiosidade; qualquer hora vamos mostrá-lo melhor no AE

Esta etapa marcou a estreia da categoria Novatos, com classificação em separado e com simplificação nas planilhas de navegação. Entre os dez participantes podemos dar destaque ao integrante do grupo de Amigos do Autoentusiastas, João Comenale/Gabriela Soeiro, que participaram com uma camioneta DKW-Vemag Pracinha 1965, alcançando a segunda posição já na estreia, e o veículo gostou tanto do rali que teve que voltar para casa carregado numa plataforma. Os vencedores entre os novatos foi a dupla Igor Moreno/Laerte Moreno num Fusca 1977.

A categoria Novatos fez a estreia nesta etapa; clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Além das máquinas mais potentes, modelos populares e muito queridos no Brasil, também marcaram presença, reforçando a diversidade do evento. O rali acaba sendo uma festa para todos os tipos de apaixonados por carros antigos, desde os mais raros até os que marcaram a vida cotidiana.

Cenário bem diversificado na chegada em São Roque

Chegada em São Roque

Após percorrer cerca de 250 quilômetros, o destino foi o Dream Car Museum, em São Roque. No local, os participantes foram recebidos com uma exposição especial de veículos raros, em meio a um clima de descontração e troca de experiências. O museu, que já se torna conhecido por seu acervo de automóveis clássicos e superesportivos, apresentou aos participantes do rali a primeira aparição do Cadillac 1917 com motor V-8 e carroceria em alumínio que acaba de ser restaurado e incorporado ao acervo do museu.

Wilson Oliveira e Bianca Oliveira obtiveram a vitória na categoria Super Colecionáveis com Fusca 1973

A confraternização marcou o fim do evento, com troféus distribuídos para as três primeiras duplas de cada categoria. Mais do que a competição, o Rally de Clássicos de São Paulo reforça a importância de manter viva a cultura do antigomobilismo e o prazer de dirigir carros históricos pelas estradas brasileiras. Para muitos, o evento foi uma oportunidade de relembrar o passado, criar amizades e, acima de tudo, celebrar a paixão por veículos que atravessam gerações.

Entrega dos troféus foi realizada entre relíquias do museu
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Este encontro de clássicos deixou um gostinho de quero mais para todos e a próxima etapa já tem data marcada, 23 de novembro, e a disputa do campeonato está totalmente aberta, pois a última etapa valerá pontuação dobrada. Uma certeza que será ainda maior e mais emocionante.

GB







Tags: GBGerson BoriniRali de RegularidadeRally Clássicos São Paulo
Próximo
Fotos: Divulgação Volvo Cars

VOLVO REVISA SUAS AMBIÇÕES EM RELAÇÃO AOS ELÉTRICOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17