O novo Peugeot 2008 foi apresentado em agosto, data que por motivos de força maior não pudemos comparecer ao evento e fazer as primeiras avaliações, porém já apresentamos as principais características do veículo em agosto 2024. Agora recebemos uma unidade topo de gama, a GT, equipado com motor 1,0 turbo e câmbio CVT de 7 marchas para nosso teste completo.
Já de saída o carro agrada pelo seu maior porte, e por alguns ângulos se assemelha ao Peugeot 3008. Explorei seu comportamento tanto no ambiente urbano quanto em trechos rodoviários, analisando o desempenho, conforto e eficiência desse conjunto.
No vídeo abaixo é possível acompanhar minhas principais observações de uso do veículo, inclusive com análise técnica no elevador:
Agilidade e consumo otimizado no uso urbano
O Peugeot 2008 GT se destaca logo nos primeiros quilômetros percorridos na cidade. O motor T200 da Stellantis que equipa Pulse, Fastback e Peugeot 208 não ficou fraco neste veículo maior. O conhecido motor 1,0 turbo flex gera 125/130 cv de potência máxima e 20,4 m·kg de torque máximo a 1.750 rpm, garante boas arrancadas e retomadas , essenciais para o tráfego urbano. O câmbio automático CVT de 7 marchas tem trocas suaves e bem escalonadas, facilitando a condução em trechos travados.
Nas saídas de semáforo, entrega bom torque em baixas rotações e, consequentemente, a farta potência já em baixas rotações se mostrou um ponto forte, proporcionando boa aceleração, enquanto o comportamento da suspensão, de acerto mais voltado para o conforto, absorve bem as irregularidades do asfalto, sem ser excessivamente macia. Mesmo nas vias mal pavimentadas, o 2008 GT manteve o controle, graças à suspensão dianteira independente (McPherson) e traseira por eixo de torção, que garantem uma combinação equilibrada de conforto e estabilidade.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O consumo de combustível no trecho padrão entre São Paulo e Campinas, pela Rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h foi de 16,1 km/l, com gasolina. Os valores homologados junto ao Inmetro indicam 12,3/8,6 km/l na cidade e 13,7/9,8 km/l na estrada. E o desempenho declarado pelo fabricante é de 10,1 segundos no 0-100 km/h com gasolina ou álcool e 191/194 km/h de velocidade máxima.
Outro ponto de destaque é a visibilidade 360 graus. Apesar das colunas traseiras largas a visibilidade não fica prejudicada e a câmera de ré com sensores de estacionamento traseiro e dianteiro facilitam ainda mais tais manobras.
Estabilidade e controle na estrada
Levando o Peugeot 2008 GT para a estrada, o motor 1,0 turbo continua impressionando. A boa potência já em baixas rotações contribui para ultrapassagens seguras e tranquilas. A sétima marcha alongada favorece o consumo, mantendo o motor em rotações baixas em velocidades típicas de autoestradas. A 120 km/h, o motor gira em torno de 2.200 rpm, proporcionando silêncio a bordo e uma condução relaxada, sem sinais de vibração excessiva.
Em curvas de alta velocidade, o 2008 GT mantém a compostura. O controle de estabilidade atua de maneira discreta, permitindo uma certa liberdade ao motorista, mas sempre presente para corrigir eventuais excessos. A direção com assistência elétrica é precisa e rápida, com bom aumento progressivo de peso, garantindo confiança mesmo em trechos sinuosos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A aerodinâmica bem trabalhada do modelo também contribui para um comportamento estável em rodovias, evitando oscilações com ventos laterais. E o resultado no teste de ruído foi muito bom, como pode ser visto nos gráficos abaixo.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Tecnologia de bordo
O destaque fica com o Peugeot i-Cockpit,(posto de condução inteligente) um conceito de interior surgido em 2010 e que se combina com um volante achatado em seções opostas e de diâmetro reduzido (350 mm na horizontal e 340 mm, na vertical), quadro de instrumentos elevado, visível por cima do volante, e uma central multimídia de fácil acesso e visualização. No 2008 GT, o quadro de instrumentos é totalmente digital e utiliza a tecnologia 3D i-Cockpit, que projeta informações em diferentes camadas, criando um interessante efeito tridimensional. Essa configuração também oferece personalização, permitindo escolha quais informações priorizar, como velocímetro, navegação e consumo de combustível. Mas o i-Cpckpit é uma solução que alguns adoram e outros odeiam.
A central multimídia de 10 polegadas é outro destaque. Espelha Android Auto e Apple CarPlay sem fio, facilitando o pareamento de smartphones. A interface é intuitiva, tem boa resposta tátil e menus bem-organizados. A conectividade também é ampliada com entradas USB, incluindo uma porta tipo USB-C, além de carregamento por indução para smartphones compatíveis, num compartimento no compartimento com tampa e refrigeração.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
No quesito assistência à condução, o 2008 GT vem dotado de tecnologias de segurança, como o alerta de colisão dianteira com frenagem autônoma de emergência, que monitora o trânsito à frente e pode acionar os freios em caso de risco iminente de acidente. Há também o alerta de ponto cego, útil para evitar colisões laterais, e o assistente de conservação na faixa, que atua suavemente no volante para corrigir a trajetória quando o veículo está prestes a sair da faixa de rolamento sem o uso da seta.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Outras tecnologias incluem o controle de cruzeiro, e o sistema de leitura de placas de trânsito, que exibe os limites de velocidade junto do velocímetro e pode ajudar a não cometer infração naquelas situações em que o limite da via é alterado.
No quesito conforto, o ar-condicionado automático digital permite ajustes precisos, enquanto o sistema de som é de boa qualidade, garantindo uma experiência acústica agradável.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
No geral, a tecnologia de bordo não só aprimora a experiência de condução com conforto e comodidade, mas também aumenta a segurança, tornando-o um veículo bastante completo em termos tecnológicos.
Conclusão
O Peugeot 2008 GT com motor 1.0 turbo flex e câmbio automático CVT de 7 marchas se mostrou um veículo competente tanto na cidade quanto na estrada. Na condução urbana, destaca-se pela agilidade e baixo consumo de combustível, enquanto nas rodovias, seu motor entrega potência suficiente para proporcionar uma condução segura e confortável. O acerto de suspensão bem equilibrado entre conforto e firmeza, aliado à boa insonorização da cabine, fazem do 2008 GT uma boa opção para quem busca versatilidade num suve compacto.
Versões e preços:
Active Turbo 200: R$ 119.990
Allure Turbo 200: R$ 129.990
GT Turbo 200: R$ 149.990 (versão testada)
GB
FICHA TÉCNICA PEUGET 2008 GT 2025 | |
MOTOR | |
Designação | T200 |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, atuação indireta eletro-hidráulica MultiAir III na admissão, atuação direta no escapamento por alavancas-dedo com fulcro hidráulico, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, aspiração forçada por turbocarregador BorgWarner com interresfriador ar-ar, válvula de alívio elétrica |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
Comprimento de biela (mm) | 149,3 |
Relação r/l | 0,289 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 125/130/5.750 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4/4.250 |
Densidade de potência (cv/L, G/A) | 125,1 / 130,1 |
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 20,4 / 20,4 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas, conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora por toques para trás/frente subir/reduzir, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro do volante (mm) | 350 na horizontal/330 na vertical |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,2 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, n.d. |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Disco, n.d. |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7J x 17 |
Pneus | 215/60 R17 |
Estepe temporário | Aço, 4Jx15, pneu T125/80R15 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,34 |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,341. |
Área frontal corrigida (m²) | 0,795 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 419 |
Tanque de combustível | 55 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.300 |
Carga útil | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.309 |
Largura sem/com espelhos | 1.776/1.992 |
Altura | 1.548 |
Distância entre eixos | 2.612 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G ou A) | 10,1 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 191/194 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 12,3/8,6 |
Estrada (km/l, G/A) | 13,7/9,8 |
CONTEÚDO DE SÉRIE PEUGEOT 2008 GT 2025 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma |
Alerta de ponto cego dos retrovisores externos |
Alerta e correção de permanência em faixa |
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro desatado |
Bolsas infláveis frontais, laterais e cortinas |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Detector de cansaço do motorista |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis de LED com acendimento automático |
Farol alto automático |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Imobilizador de motor |
Luz de neblina traseira |
Luz de rodagem diurna em LED |
Reconhecimento de sinalização de velocidade |
APARÊNCIA |
Defletor de teto traseiro |
Grade do radiador em preto com elementos cromados |
Lanterna em LED |
Logotipo GT na lateral do para-lama dianteiro |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Maçanetas internas cromo fosco |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor preta |
Rack de teto na cor preta |
Roda de liga de alumínio aro 17? |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto inclusive para o passageiros traseiros |
Ar-condicionado automático digital |
Assistente de partida em aclive |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro rebatível 70:30 |
Câmbio automático CVT de 7 marchas com opção de troca manual pela alavanca seletora e pelas borboletas atrás do volante |
Câmera 360 graus |
Carregador de smartphone por indução |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com porta-objetos |
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controles de áudio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e pintado de preto |
Freio de estacionamento com acionamento eletromecânico |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luz de teto traseira |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Painel de instrumentos i-Cockpit analógico |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Teto solar panorâmico |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (6) |
Antena de teto |
Central multimídia Peugeot Connect com tela LCD tátil de 10?, integração sem fio com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth e entrada USB e USB-C |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno em preto |
GARANTIA |
36 meses |