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Imagine só um veículo que consegue transportar a família com segurança e conforto e, ao mesmo tempo, também pode enfrentar aventuras nos mais difíceis terrenos, sem intimidação. Não precisa imaginar mais, pois ele existe e é produzido pela Ford no México, atendendo pelo nome de Bronco Sport. Dotado das mais modernas tecnologias automobilísticas, o suve da Ford é capaz de qualidades que o consumidor sequer imagina em um único carro.
Construído com carroceria monobloco com elevado nível de rigidez torcional e capaz de absorver choques que atendam aos mais duros crash tests (recebeu nota máxima pelo IIHS nos EUA), o Bronco Sport tem uma mecânica à altura. Um conjunto que faz inveja a muitos modelos tradicionais no off-road mundo afora, incluindo o moderno motor de quatro cilindros em linha de 2 litros com cabeçote de duplo comando de válvulas variável e quatro válvulas por cilindro. Turbocarregado, essa usina de força é capaz de gerar 253 cv de potência máxima, com torque de elogiáveis 38,7 m·kgf, com pico a 3 mil rpm, mas muita força antes disso.
Com isso, as respostas ao comando do acelerador tornam-se mais imediatas, coincidindo com sua máxima agilidade na condução, que lembra a de muscle-cars. E, para manter o regime de rotações do motor de maneira a produzir respostas sempre rápidas assim, há a sólida parceria com o câmbio automático de oito marchas, característico pelas trocas rápidas, mas suaves, sem comprometer o conforto e o bem-estar a bordo.
O amplo leque de marchas também ajuda numa condução esperta e econômica ao mesmo tempo. Isso é alta tecnologia, que também ajuda nos baixos níveis de ruídos e no prazer ao dirigir, dois pilares do Bronco Sport. Só para que se tenha uma ideia, o suve, apesar do porte avantajado, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8 segundos, enquanto permite alcance de mais de 670 km com apenas um tanque de gasolina. Isso se traduz em viagens mais rápidas, sem paradas frequentes para reabastecimento.
Com um desempenho tão brilhante, é claro que a Ford não deixou de lado refinamentos mecânicos, como suspensões independentes nas quatro rodas, permitindo um perfeito contato de cada pneu (de uso misto, vale falar) com o solo, separadamente, nos mais diferentes tipos de piso. Esse tipo de construção também ajuda no conforto e absorção de impactos das suspensões, junto do eixo traseiro multibraço, com diversos pontos de fixação entre o conjunto e a carroceria.
Também entram nesse time a segurança os quatro freios a disco, com Controle de estabilidade e tração, ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, e a oferta de um amplo pacote de assistentes eletrônicos de condução (alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, monitores de ponto-cego, assistente de manobras evasivas e assistente de permanência na faixa, por exemplo), sem contar as nove bolsas infláveis de série, com proteção lateral traseira e para os joelhos do motorista.
Um carro assim tão seguro e rápido no asfalto pode se dar bem também no off-road? Claro! No caso do Bronco Sport, é de série o DNA aventureiro, o que permite o uso fora de estrada. Poucos suves monobloco vão onde ele vai graças à tração 4×4 permanente e aos acertos que permitem que as rodas praticamente tracem o perfil por onde estão trafegando. Essa alta tecnologia construtiva, claro, vem da longa tradição dos Ford nos mais variados pisos mundo afora, incluindo aqueles mais difíceis e desafiadores.
Para isso, é de série no suve o eixo traseiro bloqueante, o sistema de vetorização de torque e os excelentes ângulos de entrada e saída, também acima da média dos rivais. Na dianteira, são nada menos que 30º de entrada sem que o para-choque toque o solo, enquanto na saída, esse valor sobe para 33º, o que ajuda a transpor até mesmo obstáculos grandes sem danos ao carro. O vão livre entre o solo e o assoalho beira os 223 mm. O Ford Bronco Sport é capaz de encarar caminhos que muitos duvidariam.
Como se essa construção mecânica não bastasse, há ainda suportes eletrônicos que garantem alto esempenhp no off-road, a exemplo do sistema GOAT de seletor de tipos de terreno. Através de gerenciamentos eletrônicos e atuações em diversos parâmetros e sistemas do veículo, o Bronco Sport se adapta para uso normal, mais econômico ou esportivo, ou então enfrentando pisos escorregadios, areia, pedra, lama ou terra. O motorista pode, facilmente, escolher esses ajustes através de um botão giratório.
E na habitabilidade, o suve da Ford mostra um nível de versatilidade encontrado em poucos carros de produção em série. Além do amplo espaço interno e do enorme porta-malas de até 580 litros, o Bronco Sport abre um leque de opções para diferentes tipos de uso: para quem precisa de praticidade nas pausas nas viagens, ele dispõe de uma mesa montável no generoso espaço do porta-malas que, dentre outras funções, pode dividir o bagageiro ou então servir como apoio para refeições, por exemplo. Nela vai até uma régua estampada. Bacana!
E o Bronco Sport vai além: todo o piso tem uma forração adicional em borracha, o que facilita a limpeza, sem abandonar o conforto e o luxo do carpete, que vai mais protegido de lama ou areia. A tampa do porta-malas tem abertura dupla, dividindo lataria e vidro, o que permite o transporte seguro de objetos mais longos. Nas duas laterais da “boca” do porta-malas há ainda abridores de garrafa embutidos, muito práticos num acampamento. Sob o assento do banco traseiro existe um compartimento para “esconder” itens mais valiosos ou proteger as coisas do sol e, por fim, temos as bolsas no dorso dos bancos dianteiros que são fechadas por zíperes, protegendo melhor o que estiver ali. E por aí vai.
Sem contar, claro, a posição elevada de dirigir, o que facilita a visibilidade do motorista no entorno do carro, sem deixar de lado os controles e instrumentos à mão do motorista. Não só pelo conforto elogiável, desempenho aprimorado, praticidade e versatilidade, o Ford Bronco Sport vai além como um dos suves mais multiuso do mercado!
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.