É comum aparecerem assuntos recorrentes na internet, e quando o assunto é VW Fusca eu os recebo por compartilhamento de vários amigos pedindo uma confirmação se aquilo é real, ou simplesmente pedindo a minha opinião, ou finalmente só para conhecimento.
É interessante ver os diferentes enunciados que o pessoal dá para assuntos que, na verdade, não conhecem. Adiante aparecem as mais variadas teorias e explicações. Algumas chegam a ser estapafúrdias mesmo…
O complicado é tentar explicar a versão correta do que aquela imagem representa, depois de estarem circulando as mais variadas teorias. A foto de abertura é um exemplo clássico deste tipo de “onda avassaladora” de explicações sem fundamento. Vamos ao caso presente e descobrir de quem é o túmulo desta foto.
Seria o túmulo de algum dos “donos da Volkswagen”?
A composição societária da Volkswagen AG (Volkswagen Sociedade Anônima) é a seguinte:
-Porsche Automobil Holding SE: detém a maior parte das ações, com 53,3%.
-Estado da Baixa Saxônia: possui 20% das ações, o que lhe confere uma influência significativa nas decisões da empresa.
-Qatar Holding LLC: com 17%, também é um acionista importante.
-Free Float (livremente flutuantes): representam 9,7% das ações, que estão disponíveis para negociação no mercado.
Esses acionistas desempenham papéis cruciais na governança e na direção estratégica da Volkswagen AG.
Dez marcas de cinco países europeus pertencem ao Grupo: Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais (Nutzfahrzeuge), Škoda, SEAT, CUPRA, Audi, Lamborghini, Bentley, Porsche e Ducati. Além disso, o Grupo Volkswagen oferece uma ampla gama de outras marcas e divisões de negócios.
Portando não existem “donos da Volkswagen” no sentido de indivíduos, ou seja, o túmulo da foto de abertura não é de um dos “donos da Volkswagen”.
Seria o túmulo de Ferdinand Porsche?
Em 1941, Ferdinand Porsche adquiriu uma propriedade na cidade de Zell am See, na Áustria, país vizinho da Alemanha. Trata-se da fazenda Schüttgut, que já contava 300 anos na época.
Durante a guerra, as famílias Porsche e Piëch enviaram suas crianças para essa fazenda, visando protegê-las dos bombardeios dos Aliados.
A propriedade ainda pertence à família Porsche, e próximo à sede da fazenda foi construída uma capela que se vê na foto abaixo, onde originalmente foi depositada a urna mortuária de Ferdinand Porsche e hoje em dia estão guardadas as urnas mortuárias de vários outros membros da família.
Quando apenas os restos mortais de Ferdinand Porsche, que faleceu aos 77 anos em 30 de janeiro de 1951, estavam na capela, sua vista interna era como mostra a foto abaixo. A urna mortuária de Ferdinand Porsche está localizada abaixo da escultura em estilo Pietà. Uma Pietà (italiano para Piedade) é um tema da arte cristã em que é representada a Virgem Maria com o corpo morto de Jesus nos braços, após a crucificação.
Hoje as placas memoriais de outros membros da família estão dispostas nas laterais internas da capela e outras urnas mortuárias estão na cripta da capela, acessível por uma escada interna cujo acesso é através da retirada de duas das placas centrais do chão da capela.
Na urna mortuária de Ferdinand Porsche há uma placa com dizeres, como se pode ver na foto abaixo:
Os dizeres desta lápide são:
Aqui descansa
O grande técnico e inventor
da engenharia automobilistica
Prof. Dr. H.C. Ferdinand Porsche
Nascido em 30 de julho de 1875 em Maffersdorf
perto de Reschenberg, Boêmia, morreu em
30.1.1951 em Stuttgart
Portanto a foto de abertura também não se refere ao Ferdinand Porsche.
Um exemplo do Facebook
Como curiosidade transcrevo a tradução do texto, originalmente escrito no idioma Hauçá, que um senhor da cidade de Kano na Nigéria (omiti o nome da pessoa de propósito) colocou como texto de uma foto semelhante à foto de abertura em seu Facebook e que também “errou o seu tiro”:
“Este é o túmulo de Ferdinand Porsche que projetou o Fusca Volkswagen na Alemanha.
O carro Fusca foi projetado por Ferdinand Porsche em 1938 por ordem do presidente alemão Hitler. Mais de 21,5 milhões de carros foram produzidos até 2003, quando o carro foi totalmente descontinuado, é o carro mais produzido no mundo.”
Sim, há apaixonados pelo VW Fusca no norte da África! O Hauçá é um idioma do grupo chadiano da família linguística afro-asiática. É falado pelo povo hauçá, que vive principalmente no norte da Nigéria e no sul do Níger. Há também populações significativas no Egito, Sudão, Camarões, Gana, Costa do Marfim e Chade.
Como podemos ver a onda de desinformação sobre o tal túmulo com um VW Fusca de duas janelinhas ocorre em nível mundial, não sendo uma exclusividade deste ou daquele país.
Por acaso é o túmulo de Heinrich Nordhoff?
A morte de Heinrich Nordhoff, devido a um ataque cardíaco, no dia 12 de abril de 1968, Sexta-Feira da Paixão, foi registrada assim por um jornal local:
“Heinrich Nordhoff era um gerente alemão, que como diretor administrativo (em 1948) e presidente do Conselho (em 1960) foi figura importante na (re-) construção da empresa automobilística “Volkswagen”. Ele nasceu em 6 de janeiro de 1899 em Hildesheim e morreu aos 69 anos em 12 de abril de 1968 em Wolfsburg.”
O ataque cardíaco foi o ápice de uma doença de vários anos e de um clima muito difícil no trabalho.
A Ordem do Santo Sepulcro é uma das mais antigas e importantes ordens católicas do mundo, criada há mais de mil anos pelo nobre belga Godofredo de Bulhões. É uma associação pública internacional de fiéis leigos, aberta aos eclesiásticos, e é tutelada pelo Papa.
Nordhoff foi um grande líder da Volkswagen de janeiro de 1948 até praticamente a sua morte em 1968.
Nordhoff foi enterrado no cemitério Waldfriedhof (Cemitério da Floresta) em Wolfsburg e alguns meses depois, uma grande lápide e um monumento em forma de globo terrestre com uma cruz no topo foram erguidos. Anos depois a sua esposa, Charlotte, foi enterrada no mesmo túmulo.
Concluímos que o túmulo da foto de abertura também não é do Heinrich Nordhoff.
Mas então de quem é o tumulo da foto de abertura?
Circulam na internet três fotos do tal túmulo com um VW Fusca de duas janelinhas em uma delas se pode ver que o cemitério é tipicamente japonês. Túmulos semelhantes, com torrezinhas em forma de paralelepípedos dispostos na vertical, todos da mesma cor com dísticos em caracteres orientais. A foto em questão é a que segue:
A pesquisa sobre a origem deste túmulo apontou para a página no Facebook da Pompes Funébres Prieto – H.F.P Thanatopraxie (Funerária Prieto – Embalsamadora) da cidade de Joigny, França (a 150 km a sudeste de Paris pela A6), cujo texto é esclarecedor:
“Este é o túmulo do fundador da Garage Vintage (oficina), Toshihiko Jozuka, que era especializado em VW Beetle em Osaka, Japão. Esta lápide esculpida de uma única peça de mármore negro, foi obra de um artesão japonês com incrível atenção aos detalhes. Um extraordinário túmulo em homenagem ao VW Beetle, peça única no mundo.” A Garagem Vintage continua em funcionamento hoje em dia.
Toshihiko Jozuka sabia que o túmulo que ele havia encomendado para si iria chamar atenção mundialmente, tanto que fez questão de colocar uma placa na frente do túmulo com o seu nome, Jozuka, escrito da maneira ocidental. Aliás como pode ser claramente visto na foto de abertura.
Ainda não decifrei o segredo da placa do VW Fusca: Califórnia 9J14083. Entrei em um site de informações de placas americano e a consulta deu negativa. Fica um ponto a esclarecer. Mas acabo de responder à pergunta deste artigo, agora sabemos “de quem é este túmulo”!
Sim, a morte não é um assunto fácil, mas Toshihiko Jozuka fez da sua morte e do seu túmulo um marco que intriga milhões de pessoas pelo mundo, cujas imagens geram as mais diferentes interpretações sobre a sua origem. Mas com esta matéria colocamos um ponto final nestas especulações. E geralmente explicar estas diferentes versões dá um trabalho considerável.
Mas, segundo a minha experiência, passado algum tempo estas fotos voltarão a circular pela internet com suas interpretações das mais variadas.
AG
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