• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AN

BYD XIA, O MONOVOLUME PARA FAMÍLIAS MODERNAS

O MONOVOLUME ELÉTRICO HÍBRIDO PLUG-IN OFERECE MUITO CONFORTO E TECNOLOGIA PARA SETE OCUPANTES

Anderson Nunes por Anderson Nunes
13/01/2025
em AN, ELETROentusiastas, Notícias
Foto: byd.com

Foto: byd.com





A BYD lançou oficialmente o monovolume Xia, no Centro Aquático Nacional de Pequim, também conhecido como Cubo d’Água, recinto este que foi palco dos Jogos Olímpicos de 2008. O Xia é um minivan de grande porte, que emprega um trem de força híbrido plug-in (PHEV) com a tecnologia DM de 5ª geração.

Há quatro versões de acabamento disponíveis para o modelo: Liderança 100 km 249.800 yuans (34.100 dólares), Transcendência 100 km 259.800 yuans (35.450 dólares), Transcendência 180 km 285.800 yuans (39.000 dólares) e Excelência 180 km 309.800 yuans (42.250 dólares). A nomenclatura faz alusão ao alcance em modo elétrico.

A princípio, a BYD havia cogitado batizar o modelo de Tang Max ou Zhou. Em agosto de 2024, a BYD confirmou que o nome seria Xia em homenagem à dinastia Xia. É a dinastia mais antiga na historiografia tradicional chinesa, estabelecida em 2070 a.C. Ao chamar sua minivan de Xia, a BYD declarou que é o produto principal de sua série Dynasty.

O monovolume Xia adota o estilo “Face do Dragão”, essa identidade visual faz parte da família Dinastia (Foto: byd.com)

Face do dragão

O Xia apresenta um visual externo de estilo distinto com uma grade avantajada em forma de trapézio. Segue a linguagem as linhas face do dragão da BYD com um elemento cromado e faróis esguios. Outra característica do Xia é a inscrição BYD impressa na grade. Outros carros da série Dynasty adotam o logotipo em caracteres chineses na frente. A linha de teto é plana, portas laterais são deslizantes com acionamento elétrico e há um defletor de teto. Na parte traseira, a lanterna é do tipo passante com uma única faixa de LED.

A BYD aplicou vidros de dupla camada para redução de ruído para nas portas dianteiras e laterais. Para a privacidade dos ocupantes, a segunda e terceira fileiras apresentam vidros escurecidos. Há também um amplo teto solar panorâmico.

As amplas portas corrediças facilitam o acesso ao interior do Xia, a BYD tomou um cuidado e ocultou os trilhos das portas para deixar o visual mais limpo e harmonioso (Foto: byd.com)

O Xia oferece de sete lugares com à disposição de assentos 2+2+3. As dimensões do BYD Xia são 5.145 mm de comprimento, 1.970 mm de largura e 1.805 mm de altura e a distância entre eixos é de 3.045 mm. Os compradores podem escolher quatro cores: azul, roxo, branco e preto.

A BYD focou no conforto e bem-estar dos passageiros, a Xia oferece vidro de dupla camada e os laterais são escurecidos, o que confere privacidade oferece um ambiente de cabine mais silencioso e confortável (Foto: byd.com)

Interior de luxo

No interior, o Xia traz a assinatura BYD de painel de instrumentos. Como padrão, há um um monitor de 12,3 polegadas que é utilizado como painel de instrumentos, a tela de infotenimento de 15,6 polegadas montada no console central, com o sistema rotacional. Diferentemente de outros modelos da BYD, no Xia a alavanca do câmbio está posicionada atrás do volante de três raios.

A partir da versão Transcendência 100 km de alcance, os assentos da primeira e segunda fileiras ganham aquecimento e ventilação, juntamente com suporte lombar elétrico de 4 vias. O motorista também ganha uma função de massagem, enquanto os dois bancos da segunda fileira podem ter o encosto reclinado de forma elétrica com um apertar de botão, além de poder se mover até 100 mm para frente e para trás. O banco da terceira fileira pode ser dobrado totalmente no assoalho, o que torna o Xia mais útil para transportar cargas.

O painel segue a tradicional disposição de comandos já conhecidas na linha BYD, na versão topo de linha, o acabamento é em couro e o passageiro conta com uma tela 12,3 polegadas. (Foto: byd.com)

Há também carregamento de celular sem fio de 50 W e uma pequena geladeira localizada na parte traseira do console central. O aparelho pode ser regulado em uma faixa de temperatura de -6 a 6 ºC para resfriamento e 35~50 ºC para aquecimento. Além disso, há duas mesas que podem ser dobradas, elas são fixadas no dorso dos bancos dianteiros.

No acabamento Transcendência 180 km, há o acréscimo da função de abertura, por indução, das portas laterais e a do  compartimento de carga. Esse recurso é ativado pelos usuários ao pisarem no ícone projetado no chão. O passageiro da segunda fileira do lado direito pode reclinar o encosto do banco dianteiro a 90°, mover o banco para trás e criar uma espécie de assento de primeira classe. Ambos os ocupantes têm à disposição a função de massagem e memória de 10 pontos.

A versão topo de linha Excelência 180 km tem uma tela adicional de entretenimento para passageiros de 12,3 polegadas, juntamente com uma tela suspensa de 15,6 polegadas para os ocupantes traseiros. Nesta versão o painel inteligente DiLink 150 conecta várias telas para uma experiência imersiva. O painel integra uma tela central flutuante, monitor do passageiro e a tela traseira fixada no teto.

O BYD Xia oferece muito conforto e entretenimento e além disso há uma geladeira de 7,5 litros, várias portas USB e uma tomada de 220 V para maior comodidade (Foto: byd.com)

Os passageiros podem aproveitar filmes, jogos e karaokê por meio de conectividade de tela. Com dispositivos externos como óculos de realidade aumentada ou controles de jogos. As famílias podem se unir durante viagens longas. Além disso, o sistema de áudio DiSound com 28 alto-falantes garante entretenimento personalizado.

Cada banco possui alto-falante no encosto de cabeça que proporciona boas experiências de áudio e são totalmente independentes, conferindo privacidade a cada ocupante. Outro atrativo, o subwoofer que pode funcionar como um alto-falante Bluetooth externo, tornando-o perfeito para acampamentos ou eventos.

Trem de força e baterias

O BYD Xia adota o trem de força híbrido plug-in DM de 5ª geração. Sob o capô, há o motor de quatro cilindros de 1,5-L turbocarregado (BYD472ZQB) com potência máxima de 154 cv e torque máximo de 23 m·kgf. Este motor é emparelhado ao motor elétrico com potência máxima de 268 cv e torque máximo de 32,2 m·kgf.

As versões de entrada usam uma bateria de 20,4 kW·h. Já os modelos superiores são equipados com bateria de 36,6 kW·h. Ambos os pacotes usam a bateria de lâmina (blade) de fosfato de ferro-lítio da subsidiária da BYD FinDreams. O alcance total do Xia é dado como 1.060 km para a versão de 36,6 kW·h. A BYD não forneceu o alcance total da versão com a bateria menor.

O BYD Xia apresenta um projeto de arcabouço exclusivo, que segundo a marca absorve 30% mais energia de colisão frontal e 27% mais energia de impacto lateral. (Foto: byd.com)

O Xia está equipado com o sistema de assistência de condução DiPilot 100 como padrão, que inclui assistência  de estacionamento e frenagem autônoma de emergência. Há também o sistema que BYD batiza de Olhos de Deus, que é um recurso baseado em visão pura que emprega um total de 29 sensores. Além disso, o carro tem o sistema de controle de amortecimento inteligente DiSus-C, que pode detectar a superfície da estrada com antecedência e ajustar o amortecimento de acordo com o tipo de piso em que o carro trafega.

AN

 

 







Tags: BYDcarros chinesesEletroentusiastasHíbrido plug-in
Próximo
Temporada começa em 16 de março, em Melboune (Foto: Sauber)

F-1 PROMETE TEMPORADA INTERESSANTE

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17