A busca pelo recorde, com o instrutor Jens Richter da Porsche Experience ao volante, começou na tarde de 14 de janeiro de 2025 sob condições externas desafiadoras. “A pista de gelo se deteriorou mais rápido do que esperávamos sob a carga extrema do Taycan derrapando,” descreve Jens Richter. “Por isso, tivemos que abortar a primeira tentativa após cerca de 11 km.

”Na segunda tentativa, a equipe optou por pinos mais curtos e aproveitou a queda da temperatura do gelo com o anoitecer. Desta vez, a tentativa foi bem-sucedida: Jens Richter manteve o Taycan GTS, um modelo normal de produção, em uma derrapagem controlada por um total de 17,503 km, ou 132 voltas, utilizando apenas aceleração e manobras na direção. Com essa distância, ele garantiu o recorde mundial para o maior drift ininterrupto de um carro elétrico no gelo, superando significativamente o recorde anterior de 14,809 km. Distância e tempo computados resultaram nume média horária de 22,830 km/h.

Sob a supervisão de um árbitro oficial do Guinness World Records, a tentativa foi realizada em uma pista de gelo no Porsche Arctic Center em Levi, na Finlândia, cerca de 150 km ao norte do Círculo Polar Ártico. Para a tentativa, a equipe Porsche Experience criou um círculo com diâmetro de 59 metros. Pneus Michelin comerciais com pinos de 1 mm foram montados nos dois eixos do Taycan GTS para o recorde bem-sucedido.

O veículo foi equipado com um dispositivo profissional de medição por GPS para registrar precisamente o percurso. O equipamento não apenas documentou a distância percorrida, mas também registrou as ações do motorista, como movimentos do volante, aceleração, frenagem e forças G atuando no veículo.
Carl Saville esteve presente como árbitro oficial do Guinness World Records. Imediatamente após o feito, ele entregou o certificado de recorde ao piloto Jens Richter e a Christian Lehwald, diretor-geral do Porsche Arctic Center e Chefe de Porsche Experience e Novas Plataformas da Porsche AG.
MF