Proposta que visa integrar o modelo da stock car estadunidense ao automobilismo nacional, a Nascar Brasil tem sua origem em um categoria nascida como Renault Super Clio, algo que durou entre 2006 e 2009. Três anos depois que os monopostos construídos com motor da casa francesa e bolha do Clio nacional devidamente anabolizada foram aposentados a Família Marques reciclou os carros e lançou a Sprint Race, então usando o motor Chevrolet V6 que equipou o modelo Blazer.

Ao longo dos anos o trabalho desenvolvido por Carlos Col e Thiago Marques convenceu os promotores da Nascar a adotar a categoria brasileira como uma extensão da sua estrutura em busca de expandir as fronteiras da marca. Nos últimos dois anos pilotos brasileiros que competiram na Nascar Brasil participaram de programas de integração no cenário dos Estados Unidos em busca de vagas nas séries de apoio do calendário principal.
As mudanças são cada vez mais abrangentes: se até 2024 todos os carros do grid pertenciam e eram preparados e revisados pela empresa de Thiago Marques, este ano a manutenção dos carros estará a cargo de quatro equipes já consolidadas em outras categorias particularmente na Stock Car Pro Series: Full Time, MX Vogel, RMatteis e Team RC. O novo modelo de negócios serve para entrosar o modus operandi do promotor e dos times para 2026, quando estreará o carro que é desenvolvido pela família Marques. Outra novidade para 2025 é o logotipo da categoria, que agora inclui detalhes sutis que remetem à bandeira brasileira.
WG