Publieditorial: saiba mais
Em 2024, as vendas do Renault Group chegaram a 2.264.815 veículos (+1,3% vs. 2023) em todo o mundo:
• Renault: 1.577.351 veículos (+1,8% vs. 2023)
• Dacia: 676.340 veículos (+2,7% vs. 2023)
• Alpine: 4.585 veículos (+5,9% vs. 2023)
Na Europa[1], o Grupo cresceu duas vezes mais que o mercado, com vendas em alta de 3,5%. Com 1.599.051 veículos vendidos, o Renault Group ocupa o pódio das fabricantes de automóveis, sendo o Sandero o carro mais vendido, considerando todos os canais.
• Fora da Europa, com seu International Game Plan, as vendas da marca Renault cresceram no Brasil (+10,3%) graças ao Kardian, bem como na Coreia do Sul (+80,6%), graças ao lançamento do Grand Koleos, o primeiro veículo da nova subsidiária Renault Korea.
·• O Grupo segue sua política comercial com foco no valor:
• As vendas no varejo na Europa representam mais de 63% de todas as vendas do Grupo (+21 pontos vs. a média do mercado) com quatro modelos[2] no top 10 desta categoria.
• As vendas nos segmentos C e superiores na Europa representam 30% de todas as vendas do Grupo. Neste ano, a marca Renault lançou os modelos Scenic E-Tech 100% elétrico, Symbioz e Rafale, enquanto a Dacia revelou o Bigster, que será lançado em breve.
• O Renault Group segue sua ofensiva em eletrificação, com 34,7%[3] das vendas na Europa representadas por modelos eletrificados (+4,3 pontos vs. 2023).
• As vendas de veículos híbridos aumentaram 45,0%, para 25,5% das vendas do Grupo (+7,5 pontos vs. 2023). Com 40% de veículos híbridos entre suas vendas de veículos com motor a combustão interna, a marca Renault consolida seu segundo lugar na Europa.
• Os veículos elétricos representam 9,0% das vendas do Renault Group, em um ano de transição em termos de planejamento de produtos. Isso começa a se refletir no mix do quarto trimestre que chegou a mais de 12%, para quase cinco pontos a mais em comparação com o resto do ano. Para a marca Renault, 13,0% dos modelos vendidos foram elétricos. Comercializado desde o mês de outubro na França, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico foi o carro elétrico mais vendido nos meses de novembro e dezembro.
• Na Europa, a carteira de pedidos do Grupo representa aproximadamente dois meses de vendas previstas no fechamento de dezembro de 2024.
• Em 2025, o Grupo vai lançar sete veículos[4]:
• Para dar sustentação à sua ofensiva de eletrificação na Europa, com destaque para os modelos Renault 4 E-Tech 100% elétrico, Dacia Bigster, Alpine A390 e Mobilize Duo & Bento.
•Dando continuidade ao plano estratégico International Game Plan, para ganhar participações de mercado em suas regiões-chave.
[1] Escopo Europa da Acea (Associação das Fabricantes Europeias de Automóveis);
[2] Sandero, Duster, Clio e Captur;
[3] Dados provisórios no fechamento de dezembro de 2024, baseados em parte dos mercados europeus: França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Romênia, Eslovênia e Suíça;
[4] Sem contar duas reestilizações.
Marca Renault
Marca francesa mais vendida no mundo em 2024, a Renault registrou 1.577.351 vendas (veículos de passeio e comerciais leves), mantendo seu ritmo de crescimento (+1,8% vs. 2023). A Renault cresceu 3,3% na Europa (mais que o mercado, que cresceu +1,7%), atingindo 1.009.672 veículos vendidos, alavancada principalmente pela França (+0,4%), Espanha (+10,8%), Reino Unido (+21,4%) e Itália (+6,7%).
A marca segue sua estratégia baseada, de um lado, numa gama de modelos híbridos consolidada no mercado (40% das vendas de veículos com motor a combustão interna) e, de outro lado, em uma gama 100% elétrica reconhecida por dois prêmios consecutivos de Carro do Ano (Scénic E-Tech elétrico, Car of the Year COTY 2024, e Renault 5 E-Tech elétrico COTY 2025, o veículo elétrico mais vendido na França nos meses de novembro e dezembro).
No mercado de veículos comerciais leves, a marca é líder[1] na Europa com 310.458 emplacamentos (+4,6% vs. 2023). Fora da Europa, a Renault registrou um crescimento nos mercados onde foram lançados novos modelos. Graças ao Kardian, a marca cresceu 10,3% no Brasil e 7,2% ao Marrocos. O Grand Koleos, primeiro veículo da nova subsidiária Renault Korea, permitiu um crescimento de 80,6% na Coreia do Sul.
Seguindo sua estratégia com foco no a valor, a Renault continuou sua ofensiva nos segmentos C e superiores, lançando os modelos Scenic E-Tech elétrico, Symbioz e Rafale. Mais de uma a cada duas vendas feitas pela marca são no canal de varejo.
Em 2025, a Renault vai continuar sua ofensiva de eletrificação com o lançamento comercial do Renault 4 E-Tech elétrico e a expansão do Renault 5 E-Tech elétrico em seus diferentes mercados, fortalecido por uma nova versão com bateria de 40 KW·h.
Marca Dacia
A marca romena Dacia contabilizou 676.340 vendas em todo o mundo em 2024 (+2,7% vs. 2023), atingindo um recorde de participações de mercado, principalmente na Itália (+13,1%), Marrocos (+16,3%), Espanha (+12,4%), Bélgica e Luxemburgo (+15,4%). Este resultado foi alavancado por um forte planejamento de produtos em torno de qatro modelos-chave: Sandero, Duster, Jogger e Spring. Esta dinâmica vai continuar em 2025 com a chegada do Bigster, cujos pedidos foram abertos no início de janeiro e que chegará às concessionárias no segundo trimestre de 2025.
A Dacia também consolidou sua posição no pódio das marcas mais vendidas no varejo, seu principal canal de vendas. Desde 2017, o Dacia Sandero é o carro mais vendido no varejo e, em 2024, também foi o carro mais vendido considerando todos os canais de vendas.
Em 2025, a marca pretende continuar sua estratégia baseada no essencial por meio de uma expansão no segmento C com o Bigster, ampliando sua ofensiva em eletrificação, agora com 3 modelos disponíveis com motorização híbrida (Jogger, Duster e Bigster).
Marca Alpine
Pelo quarto ano consecutivo, a Alpine registrou um crescimento em suas vendas (+5,9% vs. 2023), com 4.585 veículos emplacados. A Itália (+37,5%), o Reino Unido (+24,9%), a Espanha (+19,3%) e a Alemanha (+10,6%) foram os mercados que mais alavancaram o crescimento da marca neste ano. O ano de 2024 marca um ponto de virada, com o lançamento da ofensiva de produtos no mercado de modelos elétricos, com o A290, seu primeiríssimo compacto urbano 100% elétrico, que também foi eleito Carro do Ano (COTY 2025).
Em 2025, a marca vai incluir em sua Garagem dos Sonhos o A390, um fastback esportivo 100% elétrico, dando continuidade à sua expansão fora da Europa, principalmente na Irlanda e nos países nórdicos (Noruega, Finlândia e Dinamarca).
Marca Mobilize
Em outubro de 2024, a Mobilize lançou a pré-venda do Duo, em versão com e sem habilitação. Com o compromisso de oferecer soluções de recarga simples e accessíveis aos condutores de veículos elétricos, a marca também expandiu as opções oferecidas com o serviço Mobilize Power de recarga bidirecional em domicílio, disponível atualmente com o Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290. A Mobilize também está ampliando sua rede Mobilize Fast Charge de recarga ultrarrápida na França, bem como na Itália, após firmar uma parceria com a empresa de infraestrutura e serviços Autostrade per l’Italia.
OS 15 PRIMEIROS MERCADOS DO GRUPO RENAULT EM 2024
Volumes 2024 | Participação de mercado (%) | ||
1 | FRANÇA | 541 795 | 25,8 |
2 | ITÁLIA | 205 423 | 11,7 |
3 | TURQUIA | 167 262 | 13,5 |
4 | ESPANHA | 149 697 | 12,7 |
5 | ALEMANHA | 144 586 | 4,7 |
6 | BRASIL | 139 214 | 5,6 |
7 | REINO UNIDO | 121 711 | 5,3 |
8 | MARROCOS | 67 686 | 38,4 |
9 | BÉLGICA E LUXEMBURGO | 64 925 | 11,5 |
10 | ROMÊNIA | 61 217 | 35,5 |
11 | POLONHA | 54 785 | 8,8 |
12 | PAÍSES BAIXOS | 49 851 | 9,8 |
13 | ÍNDIA | 41 729 | 0,9 |
14 | COREIA DO SUL | 39 826 | 2,5 |
15 | PORTUGAL | 36 164 | 14,9 |
AE