• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

F-1 TEM MAIS MULHERES EM POSTOS-CHAVE

identicon por Wagner Gonzalez
21/01/2025
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Carina Cridelich deixou a Red Bull e foi para a Haas (Foro: Red Bull)

Carina Cridelich deixou a Red Bull e foi para a Haas (Foro: Red Bull)







Reino masculino por excelência durante décadas que superam meio século, a F-1 empodera anualmente mais mulheres em postos importantes de suas operações nas pistas. Historicamente pode-se traçar esse processo entre esposas e namoradas que cronometravam suas caras-metades nos GPs de 1960 e 1970, passando por postos de trabalhos nas sedes de equipes e fabricantes de motores, até chegar a esta temporada. Este ano a equipe Haas contribuiu para esse processo: quem vai atender ao francês Esteban Ocon, recém-chegado à equipe Haas, será a alemã Laura Müller enquanto a francesa Carine Cridelich será a estrategista-chefe do time americano comandado pelo japonês Ayao Komatsu. Após um hiato de uma temporada, a neozelandesa Angela Cullen volta a trabalhar com Lewis Hamilton, que a partir deste ano vai correr pela Ferrari.

Carine Cridelich trocou a RB pela equipe Haas, onde será a estrategista de corrida (Foto: Red Bull)

Laura Müller e Carine Cridelich são provenientes da estrutura da Red Bull. A alemã Laura Müller juntou-se à Haas em 2022 e a partir deste ano será a voz com quem Ocon conversará pelo rádio durante as corridas. Em sua cainhada rumo à F-1 ela passou por equipes de GT3, DTM e WEC. no final de 2024 foi promovida a engenheira-de pista do francês. Compatriota de Ocon, Carine Cridelich iniciou na F-1 em 2016, quando passou seis meses na Williams. Em fevereiro de 2017 entrou na então Toro Rosso onde permaneceu até o final do ano passado.

A neozelandesa Angela Cullen volta a trabalhar com Lewis Hamilton, que agora defende a Ferrari (Foro: Mercedes)

Por seu lado, Angela Cullen tornou-se conhecida pelo seu trabalho com Lewis Hamilton, apoiando e cuidando do piloto inglês com quem era vista no paddock e no box. No final de 2023 a relação profissional entre ambos foi interrompida, mas ao mudar-se para a Ferrari Hamilton a trouxe de volta para seu staff particular.

Hannah Schmitz lidera a operação de estratégia de corridas na Red Bull (Foto: Red Bull)

Entre outras mulheres já consagradas na F-1 atual aparecem Hannah Schimtz, e Rosie Wait. A primeira assumiu no ano passado o posto de estrategista-chefe da Red Bull, onde está trabalhando desde novembro de 2009, inicialmente como engenheira ligada a programadas de simulação e modelagem. Um dos principais nomes na estrutura da Mercedes é a britânica Rosie Wait, onde é responsável pela estratégia de corrida da equipe. Com passagens pela McLaren (2009-2015) e pela Williams (2016-2017), ela juntou-se ao time alemão em 2018.

Monisha Kalterborn chegou a possuir 33,3% das ações da Sauber, onde atuou como chefe de equipe (Foto: Sauber)

No passado várias outras mulheres ocuparam cargos de destaque no esporte, entre elas Monisha Kaltenborn, nascida em Deradum, capital de Utarcanda, estado situado no noroeste da Índia e que faz fronteira com a China. Monisha entrou no departamento jurídico da Sauber em 2000 e progrediu a ponto de deter 33,3% das ações do time suíco em 2012. Em 2017 ela deixou o time e fundou a equipe KDC Racing, em sociedade com Emily di Comberti, empreendimento que teve vida curta. Outro caso interessante envolve a engenheira irlandesa Bernadete Collins atualmente é comentarista da Sky Sports nas transmissões de F-1 do canal. Antes disso ela foi estagiária da McLaren e posteriormente estrategista da Aston Martin.

Título confirmado

O paranaense Gabriel Casagrande pode respirar aliviado. Por maioria, o Pleno (última instância) do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo negou provimento aos Recursos Voluntários da Crown Racing e Race Team Soluções Automobilísticas e manteve as punições relativas à 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car Pró Series 2024, disputada no autódromo gaúcho do Velopark. Nesse evento os pilotos Felipe Baptista, Enzo Elias, Rafael Suzuki e Felipe Massa foram desclassificados por utilizarem pneus adulterados. Com a decisão anunciada hoje, Casagrande é confirmado como tricampeão da categoria (2021/23/24).

WG

A coluna “Conversa de piata” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram







Tags: Angela CullenBernadette CollinsCampeonatoCarine CridelichEmpoderamentoengenheiraestrategistaF-1femininoHannah SchmitzLaura MüllerMonisha KaltenbornMundialRosie Wait
Próximo
Fotos: autor

TESTE DE 30 DIAS - FIAT FASTBACK TURBO 200 HYBRID – 1ª SEMANA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17