• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Avaliações

JEEP COMMANDER OVERLAND 2,0 TURBO, NO USO FAMILIAR

CONFORTO, VERSATILIDADE E DESEMPENHO PARA TODA A FAMÍLIA

identicon por Gerson Borini
19/01/2025
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Passar uma semana ao volante do Jeep Commander na versão Overland com o motor Hurricane 2,0 turbo a gasolina é uma experiência que combina tecnologia, sofisticação e capacidade, elementos que a Jeep vem dominando em seus suves. Para esta avaliação, decidi ir além do eixo São Paulo-Campinas e incluir uma viagem ao Rio de Janeiro, com uma missão desafiadora: acomodar confortavelmente seis membros da família, incluindo uma criança de nove anos e uma senhora de 87 anos, minha mãe. O resultado dessa empreitada? Uma viagem repleta de impressões sobre o suve mais sofisticado da Jeep fabricado no Brasil.

A frente tradicional da Jeep com grade de sete fendas interligando os faróis de LED que proporcionam ótima iluminação

Primeiras impressões e espaço interno

Logo de início, o Jeep Commander impressiona pelo design imponente. A grade dianteira de sete fendas, marca registrada da Jeep, é acompanhada por faróis full-LED e rodas de liga de alumínio de 19″ que reforçam o apelo premium. Ao abrir a porta, o interior agrada: acabamento em tecido que imita couro e materiais suaves ao toque predominam, criando um ambiente sofisticado.

Interior sofisticado, com boa seleção de materiais, mesmo nesta versão que não é a topo de gama

O grande destaque vai para o espaço interno. Com 4.769 mm de comprimento e 2.794 mm de entre-eixos, o Commander acomoda sete pessoas em três fileiras de bancos. Para esta viagem, ajustei os dois bancos da terceira fileira para um adulto de estatura mediana e o outro banco ficou rebatido para acomodar a bagagem. As demais se distribuíram entre a primeira e a segunda fileiras.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O acesso à terceira fileira é facilitado pelo sistema de rebatimento dos bancos da segunda fileira, mas é importante destacar que o espaço na última fileira é mais adequado para crianças ou adultos de menor estatura. Ainda assim, o conforto foi destacado pelo adulto, especialmente pelo ajuste de inclinação do encosto.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Motor e comportamento dinâmico

Sob o capô, o motor 2,0 turbo Hurricane a gasolina entrega 272 cv de potência máxima a 5.200 rpm e 40,8 m·kgf de torque máximo a 3.000 rpm, acoplado a um câmbio automático epicíclico de nove marchas. A primeira impressão é de suavidade no funcionamento. O motor responde prontamente, especialmente nas retomadas de velocidade, como ultrapassagens na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), onde sentiram a confiança proporcionada pela ampla faixa de potência disponível já a partir de baixas rotações.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Durante os mais de 900 quilômetros do percurso Campinas-Rio de Janeiro-Campinas, o Commander registrou o bom consumo médio de 11,1 km/l, considerando a carga completa e o uso contínuo do ar-condicionado, essencial para o conforto dos ocupantes no verão típico brasileiro.

O diferenciador da traseira em relação às outras versões é a dupla saída de escapamento

Na estrada, a estabilidade surpreende. Graças à suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multibraço na traseira) e à tração nas 4 rodas, com predominância para o eixo dianteiro, o Commander transmite segurança e controle mesmo em curvas fechadas ou trechos de asfalto irregular. Para quem gosta de dirigir, o volante com ajuste progressivo de peso proporciona boa comunicação entre o condutor e o carro.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Tecnologia e comodidade

A Jeep equipou o Commander Overland com um pacote tecnológico robusto com ênfase ao ADAS nível 2 apresentado no lançamento do veículo (link). O destaque é o sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O navegador com GPS integrado é uma mão na roda para evitar surpresas no caminho, mas em viagens desse tipo tenho a preferência pelo Waze. Além disso, o sistema de som assinado pela Harman Kardon fez sucesso, permitindo tocar nossas músicas favoritas.

Posto de comando bem desenhado e com boa visualização

Outro ponto positivo é o ar-condicionado digital com três zonas de climatização, que garantiu conforto térmico para todos os ocupantes. O modelo ainda conta com bancos com ajustes elétricos e memória, um mimo especialmente apreciado pelo condutor quando é necessário fazer um revezamento ao volante.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Segurança

Segurança é um dos pilares do Commander. O modelo é equipado com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Durante a viagem, o alerta de colisão foi acionado uma única vez num engarrafamento repentino, demonstrando a utilidade do eficiente sistema. Também vale destacar as sete bolsas infláveis (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), que reforçam a proteção em caso de acidente..

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Espaço de carga e praticidade

Com todos os bancos em uso, o porta-malas oferece modestos 233 litros de capacidade, suficiente para algumas mochilas e itens essenciais de viagem. Para ampliar o espaço, rebati parcialmente a terceira fileira, e se ambos os bancos fossem rebatidos, deixando o veículo com capacidade para cinco ocupantes o porta-malas seria expandido para 661 litros. Essa flexibilidade é um ponto positivo, principalmente para famílias que alternam entre transportar passageiros e carga.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conclusão

O Jeep Commander Overland com motor 2,0 turbo a gasolina é, sem dúvida, um suve projetado para oferecer uma experiência premium. Durante essa avaliação, o modelo se mostrou um verdadeiro “faz-tudo” ao combinar espaço, conforto e eficiência com um desempenho exemplar na estrada.

Tradicional foto AE

Para quem busca um veículo capaz de atender às demandas de uma família grande sem abrir mão da sofisticação e do prazer ao dirigir, o Commander é uma escolha que merece ser considerada. Apesar do preço elevado, R$ 311.290, anunciado no site da marca desta versão testada, ele entrega um pacote completo que justifica o investimento para quem valoriza qualidade, versatilidade e segurança.

GB

Ficha técnica e lista de conteúdo após as fotos adicionais.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

 

FICHA TÉCNICA JEEP COMMANDER OVERLAND 2,0 TURBO 2025
MOTOR
Designação Hurricane 2.0T Gasolina
Descrição 4 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocarregador com interresfriador
Diâmetro x curso (mm) 84 x 90
Cilindrada (cm³) 1.995
Potência máxima (cv/rpm) 272 / 5,200
Torque máximo (m·kgf/rpm) 40.8 / 3.000
Taxa de compressão (:1) 10
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico, 9 marchas à frente e ré, tração Integral, predominantemente dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,700 2ª 2,840; 3ª 1,910; 4ª 1,380; 5ª 1,000; 6ª 0,810; 7ª 0,700;  8ª 0,580; 9ª 0,480; Ré 3,805
Relação de diferencial (:1) 3,734
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,5
Dianteiro (tipo, Ø mm) Disco ventilado / 330, pinça flutuante
Traseiro (tipo, Ø mm) Disco / 320, pinça flutuante
FREIOS
Descrição Freio de serviço hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, auxilio a frenagem de emergência
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 330, pinça flutuante
Traseiros Ø mm) Disco / 320, pinça flutuante
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 7,5J x 19
Pneus 235/50 R19
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço, suve, 4 portas, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
AERODINÂMICA .n.d
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.769
Largura sem/com espelhos 1.859 / n.d.
Altura 1.723
Distância entre eixos 2.794
Bitola dianteira/traseira 1.570 / 1.589
Distância mínima do solo 202
ÂNGULOS
Entrada/saída/transposição de rampa (º) 21,7 / 24,2 / 20,7
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.886
Capacidade de carga (kg) 540
Porta-malas (L) 581 (5 pass.), 233 (7 pass;), 1.760 (2 pass.)
Tanque de combustível (L) 61
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7
Velocidade máxima (km/h) 220
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Cidade (km/l,) 8,2
Estrada (km/l) 10,2
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na última marcha (km/h) 73,2
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) 1.640
Rotação à velocidade máxima em 6ª (rpm) 5.100
GARANTIA
Tempo, anos 5

 

CONTEÚDO DO JEEP COMMANDER OVERLAND 2,0 TURBO 2025
Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença
Assistente de freadas de emergência
Banco do motorista com memória
Banco elétrico para o motorista (6 direções)
Bancos premium em couro e camurça na cor marrom
Carregador do celular por indução
Central multimídia de 10,1 polegadas com Adventure Intelligence Plus com Alexa no veículo
Controle de descida
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo
Monitoramento de pontos cegos
Painel dianteiro em camurça com acabamento cromado
Partida remota)
Pintura das partes plásticas na cor da carroceria
Protetor de cárter
Rack do teto com acabamento cromado
Rodas de liga de alumínio de 19 polegadas
Seletor de terrenos
Sete bolsas infláveis (dianteiras, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista)
Sistema de som Premium Harman-Kardon de 450 W (9 alto-falantes + subwoofer) e tecnologia Fresh Air
Tampa de cobertura do porta-malas
Terceira fileira de bancos reclináveis
Teto solar elétrico e panorâmico
Tração 4×4 Jeep Active Drive Low






Tags: Commander HurricaneGBGerson BoriniJeep Commander Overland
Próximo

1º ENCONTRO AUTOENTUSIASTAS 2025

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17