Passar uma semana ao volante do Jeep Commander na versão Overland com o motor Hurricane 2,0 turbo a gasolina é uma experiência que combina tecnologia, sofisticação e capacidade, elementos que a Jeep vem dominando em seus suves. Para esta avaliação, decidi ir além do eixo São Paulo-Campinas e incluir uma viagem ao Rio de Janeiro, com uma missão desafiadora: acomodar confortavelmente seis membros da família, incluindo uma criança de nove anos e uma senhora de 87 anos, minha mãe. O resultado dessa empreitada? Uma viagem repleta de impressões sobre o suve mais sofisticado da Jeep fabricado no Brasil.

Primeiras impressões e espaço interno
Logo de início, o Jeep Commander impressiona pelo design imponente. A grade dianteira de sete fendas, marca registrada da Jeep, é acompanhada por faróis full-LED e rodas de liga de alumínio de 19″ que reforçam o apelo premium. Ao abrir a porta, o interior agrada: acabamento em tecido que imita couro e materiais suaves ao toque predominam, criando um ambiente sofisticado.

O grande destaque vai para o espaço interno. Com 4.769 mm de comprimento e 2.794 mm de entre-eixos, o Commander acomoda sete pessoas em três fileiras de bancos. Para esta viagem, ajustei os dois bancos da terceira fileira para um adulto de estatura mediana e o outro banco ficou rebatido para acomodar a bagagem. As demais se distribuíram entre a primeira e a segunda fileiras.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O acesso à terceira fileira é facilitado pelo sistema de rebatimento dos bancos da segunda fileira, mas é importante destacar que o espaço na última fileira é mais adequado para crianças ou adultos de menor estatura. Ainda assim, o conforto foi destacado pelo adulto, especialmente pelo ajuste de inclinação do encosto.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Motor e comportamento dinâmico
Sob o capô, o motor 2,0 turbo Hurricane a gasolina entrega 272 cv de potência máxima a 5.200 rpm e 40,8 m·kgf de torque máximo a 3.000 rpm, acoplado a um câmbio automático epicíclico de nove marchas. A primeira impressão é de suavidade no funcionamento. O motor responde prontamente, especialmente nas retomadas de velocidade, como ultrapassagens na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), onde sentiram a confiança proporcionada pela ampla faixa de potência disponível já a partir de baixas rotações.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Durante os mais de 900 quilômetros do percurso Campinas-Rio de Janeiro-Campinas, o Commander registrou o bom consumo médio de 11,1 km/l, considerando a carga completa e o uso contínuo do ar-condicionado, essencial para o conforto dos ocupantes no verão típico brasileiro.

Na estrada, a estabilidade surpreende. Graças à suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multibraço na traseira) e à tração nas 4 rodas, com predominância para o eixo dianteiro, o Commander transmite segurança e controle mesmo em curvas fechadas ou trechos de asfalto irregular. Para quem gosta de dirigir, o volante com ajuste progressivo de peso proporciona boa comunicação entre o condutor e o carro.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Tecnologia e comodidade
A Jeep equipou o Commander Overland com um pacote tecnológico robusto com ênfase ao ADAS nível 2 apresentado no lançamento do veículo (link). O destaque é o sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O navegador com GPS integrado é uma mão na roda para evitar surpresas no caminho, mas em viagens desse tipo tenho a preferência pelo Waze. Além disso, o sistema de som assinado pela Harman Kardon fez sucesso, permitindo tocar nossas músicas favoritas.

Outro ponto positivo é o ar-condicionado digital com três zonas de climatização, que garantiu conforto térmico para todos os ocupantes. O modelo ainda conta com bancos com ajustes elétricos e memória, um mimo especialmente apreciado pelo condutor quando é necessário fazer um revezamento ao volante.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Segurança
Segurança é um dos pilares do Commander. O modelo é equipado com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Durante a viagem, o alerta de colisão foi acionado uma única vez num engarrafamento repentino, demonstrando a utilidade do eficiente sistema. Também vale destacar as sete bolsas infláveis (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), que reforçam a proteção em caso de acidente..
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Espaço de carga e praticidade
Com todos os bancos em uso, o porta-malas oferece modestos 233 litros de capacidade, suficiente para algumas mochilas e itens essenciais de viagem. Para ampliar o espaço, rebati parcialmente a terceira fileira, e se ambos os bancos fossem rebatidos, deixando o veículo com capacidade para cinco ocupantes o porta-malas seria expandido para 661 litros. Essa flexibilidade é um ponto positivo, principalmente para famílias que alternam entre transportar passageiros e carga.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
O Jeep Commander Overland com motor 2,0 turbo a gasolina é, sem dúvida, um suve projetado para oferecer uma experiência premium. Durante essa avaliação, o modelo se mostrou um verdadeiro “faz-tudo” ao combinar espaço, conforto e eficiência com um desempenho exemplar na estrada.

Para quem busca um veículo capaz de atender às demandas de uma família grande sem abrir mão da sofisticação e do prazer ao dirigir, o Commander é uma escolha que merece ser considerada. Apesar do preço elevado, R$ 311.290, anunciado no site da marca desta versão testada, ele entrega um pacote completo que justifica o investimento para quem valoriza qualidade, versatilidade e segurança.
GB
Ficha técnica e lista de conteúdo após as fotos adicionais.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
FICHA TÉCNICA JEEP COMMANDER OVERLAND 2,0 TURBO 2025 | |
MOTOR | |
Designação | Hurricane 2.0T Gasolina |
Descrição | 4 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocarregador com interresfriador |
Diâmetro x curso (mm) | 84 x 90 |
Cilindrada (cm³) | 1.995 |
Potência máxima (cv/rpm) | 272 / 5,200 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 40.8 / 3.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico, 9 marchas à frente e ré, tração Integral, predominantemente dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,700 2ª 2,840; 3ª 1,910; 4ª 1,380; 5ª 1,000; 6ª 0,810; 7ª 0,700; 8ª 0,580; 9ª 0,480; Ré 3,805 |
Relação de diferencial (:1) | 3,734 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,5 |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Disco ventilado / 330, pinça flutuante |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Disco / 320, pinça flutuante |
FREIOS | |
Descrição | Freio de serviço hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, auxilio a frenagem de emergência |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 330, pinça flutuante |
Traseiros Ø mm) | Disco / 320, pinça flutuante |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 7,5J x 19 |
Pneus | 235/50 R19 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, suve, 4 portas, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | .n.d |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.769 |
Largura sem/com espelhos | 1.859 / n.d. |
Altura | 1.723 |
Distância entre eixos | 2.794 |
Bitola dianteira/traseira | 1.570 / 1.589 |
Distância mínima do solo | 202 |
ÂNGULOS | |
Entrada/saída/transposição de rampa (º) | 21,7 / 24,2 / 20,7 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.886 |
Capacidade de carga (kg) | 540 |
Porta-malas (L) | 581 (5 pass.), 233 (7 pass;), 1.760 (2 pass.) |
Tanque de combustível (L) | 61 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7 |
Velocidade máxima (km/h) | 220 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l,) | 8,2 |
Estrada (km/l) | 10,2 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 73,2 |
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) | 1.640 |
Rotação à velocidade máxima em 6ª (rpm) | 5.100 |
GARANTIA | |
Tempo, anos | 5 |
CONTEÚDO DO JEEP COMMANDER OVERLAND 2,0 TURBO 2025 |
Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença |
Assistente de freadas de emergência |
Banco do motorista com memória |
Banco elétrico para o motorista (6 direções) |
Bancos premium em couro e camurça na cor marrom |
Carregador do celular por indução |
Central multimídia de 10,1 polegadas com Adventure Intelligence Plus com Alexa no veículo |
Controle de descida |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo |
Monitoramento de pontos cegos |
Painel dianteiro em camurça com acabamento cromado |
Partida remota) |
Pintura das partes plásticas na cor da carroceria |
Protetor de cárter |
Rack do teto com acabamento cromado |
Rodas de liga de alumínio de 19 polegadas |
Seletor de terrenos |
Sete bolsas infláveis (dianteiras, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista) |
Sistema de som Premium Harman-Kardon de 450 W (9 alto-falantes + subwoofer) e tecnologia Fresh Air |
Tampa de cobertura do porta-malas |
Terceira fileira de bancos reclináveis |
Teto solar elétrico e panorâmico |
Tração 4×4 Jeep Active Drive Low |