Na coluna desta semana irei falar sobre um produto com ênfase no mercado. Existem muitos outros especialistas capazes de falar muito bem sobre as qualidades e defeitos do produto. Eu vou me concentrar naquilo que melhor conheço que é o mercado.
Desde 2021 a Fiat Strada aparece em primeiro lugar no ranking geral de vendas de automóveis no Brasil, o que, por muitos, é considerado uma grande realização uma vez se tratar de uma picape pequena.
As razões deste sucesso são diversas passando pelo atendimento aos diferentes tipos de uso, do trabalho ao lazer. O veículo pode ser usado em empresas, locadoras de veículos, frotistas, na agricultura, como veículo de apoio em uma atividade ou mesmo para o uso diário de um consumidor comum. É um carro versátil que tem em sua linha de produtos veículos direcionados especificamente ao trabalho bem como outros que disponibilizam conforto e tecnologia; do mais barato ao melhor equipado, com carroceria de 2 ou 4 portas e duas motorizações distintas (1.0 turbo e o 1.3 aspirado) aumentando as opções ao consumidor final.
Falar de preço de veículos no Brasil é algo bem complexo, entretanto olhando dentro do próprio segmento, a Fiat Strada possui um preço competitivo e um bom custo-benefício. Trata-se de um veículo de manutenção relativamente baixa e acessível, com ampla capacidade de carga muitas vezes confrontando seus números com veículos de segmentos superiores. Sua suspensão é resistente e possui elevada altura em relação ao solo (a maior entre as picapes menores) sendo dois dos destaques no veículo.
Apresenta uma relação custo-benefício interessante, tem uma manutenção confiável e robusta mesmo em relação a outros veículos da própria marca.
Mas o que faz da Fiat Strada um diferenciador?
A Fiat é a segunda maior rede de concessionárias do país 516! (dados de 2024 referentes a 2023) o que dá confiança ao cliente em relação ao fornecimento de peças e serviços. Além disto, pelo volume de veículos vendidos e compartilhamento de peças entre outros modelos da marca, é comum a disponibilização de peças no mercado paralelo aumentando a competitividade, a qualidade e a sua disponibilidade em todas as localidades do Brasil.
O veículo possui uma baixa desvalorização. A presença da marca é frequente na mídia, está consolidada na mente dos consumidores brasileiros e produz veículos que caíram no gosto do consumidor brasileiro. O veículo tem ótima aceitação no mercado secundário.
A Fiat Strada é um modelo estratégico para a Fiat nas vendas totais e em especial nas vendas diretas. Com alta capacidade produtiva a marca consegue garantir descontos agressivos, oferta de produtos e entregas no prazo para frotistas, locadoras e empresas. Atua de forma contundente em diversos órgãos municipais, estaduais e junto ao Governo Federal e atua fortemente na agricultura. Não é um veículo destinado ao PCD ou a taxis o que poderia aumentar ainda mais a participação neste mercado.
Se permanecer com esta estratégia a Fiat continuará na liderança das vendas no Brasil. O problema? É que todos querem derrubar o líder!
MKN