A BYD lançou oficialmente na China, os novos suve BYD Tang L e o sedã Han L. Durante a conferência de apresentação que ocorreu nesta sexta-feira (17/1), em Pequim, a BYD focou no novo visual e principalmente no conjunto propulsor que agora pode gerar uma potência combinada de até 1.110 cv. Trata-se de dois modelos emblemáticos dentro do portfólio de produtos da BYD, por isso a marca fez questão de frisar que os ambos os carros são os portadores da cultura chinesa.
Nova linguagem visual
Coube ao desenhista-chefe da BYD, Wolfgang Egger, fazer as honras da apresentação dos novos Tang L e Han L. “Tanto o Tang L quanto o Han L não são apenas dois carros, eles são os portadores da cultura chinesa. Os modelos representam a mais recente filosofia da linguagem de estética da família Dinastia”, disse Egger. Nesta nova geração, o Han L e o Tang L adotam a nova filosofia visual batizada de Long Face (Rosto Longo), anteriormente eram conhecidos como Face do Dragão.

A começar pela parte dianteira, BYD Han L e Tang L apresentam o sistema de iluminação LED, que percorre toda a extensão dianteira que a marca batizou como Bigode do Dragão. O capô adota um desenho côncavo de nervura dupla, tornando a parte dianteira mais dinâmica. Na traseira, as lanternas do BYD Han L foram inspiradas nas asas da Fênix. O elemento da lanterna traseira Tang L foi inspirado na técnica chinesa de tecelagem de bambu. Esses carros adotam pintura de carroceria semelhante à porcelana e colunas D moldadas para refletir pinceladas.
No interior, o painel agora adota linhas verticais e horizontais para criar uma cabine mais espaçosa e aconchegante. Os bancos empregam uma nova estrutura e são revestidos de couro para propocionar um maior nível de conforto. A vestimenta tradicional chinesa influenciou na estética dos bancos do Han L e Tang L, diz a marca.

Dimensões revistas
Ambos os modelos apresentam dimensões ampliadas com foco no conforto interno. O sedã BYD Han L apresenta as seguintes dimensões: 5.050 mm de comprimento, 1.960mm de largura e 1.505 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.970 mm de comprimento. Para maior clareza, ele é 10 mm mais longo, 50 mm mais largo e 10 mm mais alto que seu antecessor.

Já o suve BYD Tang L as dimensões são de 5.040mm de comprimento, 1.996 mm de largura e 1.760 mm altura. A distância entre eixos é de 2.950 mm. Em comparação com a primeira geração do Tang, o atual é 170 mm mais longo, 46 mm mais largo e 35 mm mais alto. O novo suve adota um interior de sete lugares com à disposição de ancos 2+3+2. Os passageiros da primeira fileira têm espaço para os ombros de 1.520 mm e de 1.512 mm os da segunda fileira.
A capacidade do porta-malas do Tang L chega a 675 litros com os bancos da terceira fileira reclinados. Com os bancos da terceira fileira dobrados, o espaço do porta-malas chega a 960 litros. Com os bancos da segunda fileira dobrados, a capacidade do porta-malas chega a 1.960 litros. A capacidade do porta-malas do Tang Han é de 440 litros.

Potente motor elétrico
Durante a conferência, a BYD apresentou as versões elétricas a bateria (BEV) do Tang e Han, em modelos de tração traseira ou tração integral. Nos modelos de motor único, o trem de força é instalado no eixo traseiro e oferece potência máxima de 679 cv. A versão de tração integral adiciona um motor dianteiro de potência máxima de 312 cv e traseiro de 788 cv para uma potência combinada de 1.100 cv que permite acelerar de 0-100 km/h em 2,7 segundos.

Os modelos elétricos híbridos plug-in (PHEV) serão ofertados posteriormente e são baseados na mais recente tecnologia híbrida DM 5.0 da BYD, sendo equipados com um motor de quatro cilindros 1,5-L turbocarregado com potência máxima de 154 cv e adotam variantes DM-i e DM-p. A primeira compreende um motor elétrico de 268 cv instalado no eixo dianteiro. A variante DM-p acrescenta um motor elétrico adicional no eixo traseiro de 271 cv.
AN