A Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL) anunciou que assinou um memorando de cooperação estratégica com o Grupo Volkswagen para aprofundar a colaboração em área de pesquisa e desenvolvimento de baterias de íons de lítio, novas aplicações de materiais e desenvolvimento de componentes para veículos elétricos a bateria (BEV).
Ao aproveitar os respectivos pontos fortes de cada uma das empresas, ambas pretendem desenvolver em conjunto tecnologias e produtos de bateria de ponta e com custos competitivos.
“No futuro, as duas empresas explorarão ainda mais a cooperação em áreas como reciclagem de baterias, troca de baterias, V2G (veículo para rede), redução de emissões de carbono e transparência no fornecimento de matéria-prima para impulsionar a eletrificação acelerada”, relatou a CATL em seu comunicado.
“Ao aprofundar a cooperação com a CATL, criaremos soluções de bateria de alto desempenho e baixo custo. Nossa principal tarefa é construir um forte sistema de fornecimento local. Esta também é uma parte crucial da estratégia do grupo em seu programa na China, para a China”, disse a Volkswagen.

A Volkswagen frisou também que as joint ventures que o grupo faz parte na China, como a SAIC Volkswagen, a FAW Volkswagen e a Volkswagen Anhui também assinaram o memorando de entendimento com a CATL como fornecedora e parceira estratégica nesta nova cooperação.
Em 1º de junho de 2024, o laboratório de testes de baterias da CATL recebeu o certificado de qualificação de teste de baterias de íons de lítio do Grupo Volkswagen na sede da CATL em Ningde. É o primeiro laboratório de testes como fabricante de baterias no mundo a receber este certificado, mostrando que a excelente capacidade de teste da CATL foi reconhecida pelo fabricante de automóveis alemão, e também fortalecendo a cooperação entre a CATL e o Grupo Volkswagen.
Em abril de 2024, a Volkswagen havia anunciado um investimento de 2,5 bilhões de euros (R$ 15 bilhões) na China. Um ano antes, a empresa havia adquirido uma participação no fabricante de veículos elétricos a bateria Xpeng por 700 milhões de dólares (R$ 3,9 bilhões).
O Grupo Volkswagen lançou uma nova marca chamada Audi na China sem o logotipo dos quatro anéis entrelaçados. A Audi produzirá veículos elétricos somente na China com base no arcabouço IM da SAIC. A Volkswagen também planeja lançar dois carros com base no arcabouço de veículos elétricos da Xpeng.
A CATL é a maior fabricante mundial de baterias elétricas, com uma uma participação de mercado de 45,5 %. Em 2024, a CATL cresceu 47,2%, para 246 GW·h de capacidade instalada de baterias na China.
AN