A Ford iniciou a produção do motor Panther turbodiesel de quatro cilindros da Ranger na fábrica de motores de General Pacheco, região metropolitana de Buenos Aires. Com sua produção na Argentina, a marca dá mais um passo na integração dos processos de manufatura e completa o investimento de US$ 660 milhões no programa de lançamento da atual geração da Ranger na América do Sul. Até agora o motor Panther era importado da Índia.
Desse total, US$ 80 milhões foram investidos na renovação completa da fábrica de motores. Ela produz na mesma linha os dois motores turbodiesel da picape: o Lion 3,0 V-6, de 250 cv e 61 m·kgf, que já é fabricado desde junho de 2024, e o 2,0 Panther de quatro cilindros, 170 cv e 41 m·kgf.

Para atender o aumento da demanda da picape, a fabricante decidiu elevar a sua produção para 70.000 unidades por ano — 15% maior que em 2024 e quase 30% maior que no ano do lançamento, em 2023.
A Ford diz que com a utilização de robôs em operações críticas, com inteligência artificial e sistemas de machine learning, garante altíssima precisão e permite detectar variações de até 0,004% no processo.
A fábrica de motores de Pacheco foi desenvolvida com a participação ativa das equipes de engenharia da Argentina e do Brasil.
MF