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Home Colunas

O MAIOR PROBLEMA DOMÉSTICO DA F-1

FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE 2025 GARANTE DISPUTAS INTERESSANTES

identicon por Wagner Gonzalez
18/02/2025
em Colunas, Conversa de Pista, WG
Grid de 2024 seria bem diferente em 2025 (Foto: Aston Martin)

Grid de 2024 seria bem diferente em 2025 (Foto: Aston Martin)







A F-1 vive disputas em vários níveis: países dispostos a pagar por uma vaga no calendário cada vez mais longo, equipes em busca de desbancar a rival que se destaca nos últimos anos e por aí afora. Uma das mais interessantes é, sem dúvida, a que envolve os dois pilotos titulares, batalha que pode incluir a participação indireta do piloto-reserva. Exemplo disso é o que aconteceu com o neozelandês Liam Lawson, que no ano passado substituiu inesperadamente o australiano Daniel Ricciardo e acabou assumindo o posto na segunda metade da temporada.

Nada menos que cinco pilotos estrearão em tempo integral na F-1: Gabriel Bortoleto (Sauber), Isack Hadjar (Racing Bulls), Jack Doohan (Alpine), Liam Lawson (Red Bull)  e Oliver Bearman (Haas). A temporada de 2024 marcou o fim ou importante interrupção nas carreiras de Daniel Ricciardo (Racing Bulls), Franco Colapinto (Williams) Kevin Magnussen (Haas), Logan Sargeant (Williams),  Sdrgio Pérez (Red Bull),  Valtteri Bottas (Sauber) e Zhou Guany (Sauber).

Com relação às duplas de 2025 espera-se que os resultados de um piloto titular consolidem a hierarquia que pode terminar com o desligamento da equipe ou com a aposentadoria precoce do outro, caso do mexicano Sergio Pérez, que em 2024 foi aniquilado pelo holandês Max Verstappen. Uma breve análise da lista de inscritos a partir do resultado do Campeonato dos Construtores de 2024 e da formação para 2025 mostra o que se pode esperar da temporada que inicia dentro de um mês, em Melbourne, na Austrália.

McLaren

nº 4 – Lando Norris x nº 81 Oscar Piastri

Norris (esq.) brigou pelo título em 2024. Piastri pode ocupar esse posto em 2025 (Foto McLaren)

O time fundado pelo neozelandês Bruce McLaren em 1966 foi a campeã entre os construtores após somar 666 pontos na a temporada de 2024 com a dupla formada por Lando Norris (Inglaterra) e Oscar Piastri (Austrália). Trata-se de pilotos jovens e que atualmente podem ser definidos como um mais experiente e outro, mais promissor, ambos extremamente rápidos. O inglês já deixou claro que ainda peca nas largadas e vez ou outra se deixa levar pelo otimismo. A postura mais introvertida do australiano e um ano de aprendizado, porém, podem ser o diferenciador que irá alçá-lo à condição de primeiro piloto da equipe.

Ferrari

nº 44 – Lewis Hamilton x nº 16 – Charles Leclerc

Hamilton (esq.) chega com currículo comprovado, Leclerc precisa comprovar seu potencial (Foto: Ferrari)

A mais tradicional das escuderias estreou no GP de Mônaco de 1950, a segunda corrida da categoria e atualmente vive um processo de reestruturação que sucede a queda de resultados após a era Todt (1994-2007). Para 2025, a Scuderia inscreveu Lewis Hamilton (Inglaterra) e Charles Leclerc (Mônaco). O inglês parece viver a última fase de uma carreira que soma sete títulos mundiais, enquanto o monegasco ainda precisa confirmar que é mais que uma grande promessa. Descobrir se a experiência de Hamilton vale mais que os rompantes de Leclerc pode definir se a recuperação será bem-sucedida.

Red Bull

nº 1 – Max Verstappen x nº 30 – Liam Lawson

Lawson (esq.) pode se tornar o maior adversário de Verstappen em anos (Foto: Red Bull)

Castelo que outrora parecia construído em rochas inabaláveis, a casa dos energéticos vive à beira de um ataque de nervos. A escolha de priorizar Max Verstappen (Países Baixos) sobre Sergio Pérez (México), prejuízos em vários níveis, especialmente em resultados na pista e no balanço anual. O mexicano viveu uma temporada na UTI e acabou dispensado de forma diplomática. Descobrir se o arrojo do novato Liam Lawson (Nova Zelândia) é suficiente para fazer sombra ao atual tetracampeão, nome que é cobiçado para debandar à outras equipes. Este ano a resiliência e a união da Red Bull serão testadas como nunca antes.

Mercedes

nº 63 – George Russell x nº 12 – Kimi Antonelli

Antonelli (esq.) é aposta para o futuro. Russell ainda não comprovou o que Toto Wolff espera dele (Foto: Mercedes)

Outrora o pesadelo das outras nove equipes do grid, a Mercedes tem à frente o desafio de confirmar o real valor do já veterano George Russell (Inglaterra) e o verdadeiro potencial do estreante Kimi Antonelli (Itália). O inglês já ofereceu rompantes de velocidade em meio a muitas atuações protocolares e algumas distantes da conhecida fleugma britânica. Tal retrospecto sugere que se o italiano começar a andar tão ou mais rápido do que ele, o não tão frio mas muito calculista Toto Wolff reviverá as temporadas em que se viu obrigado a tratar Lewis Hamilton e Nico Rosberg como dois estudantes que disputavam a mesma garota.

Alpine

nº 10 – Pierre Gasly x nº 7 – Jack Doohan

Reviver por reviver, o time francês foi mais longe em 2024: a equipe viveu seus dias de Queda da Bastilha, a revolução de 14 de julho de 1789 motivada pelos altos impostos e preços que a elite e o governo impunham à população. No caso da Alpine, a causa derrotada foi a paralisação e desenvolvimento dos seus próprios motores enquanto Flavio Briatore, outrora um problema, retornou ao reino como salvador da pátria. Acredita-se que a dupla Pierre Gasly (França) e Jack Doohan (Austrália) não vá durar muito: por qual motivo Briatore compraria da Williams o passe de Franco Colapinto (Argentina) apenas para mantê-lo no banco de reservas?

Gasly (esq.) é prata da casa, Doohan está ameaçado pelo argentino Colapinto (Foto: Alpine)

Aston Martin

nº 14 – Fernando Alonso x nº 18 Lance Stroll

O que falar de uma equipe onde um dos pilotos é filho do dono, empresário bem-sucedido e disposto a pagar o que for preciso para alcançar seus objetivos? Ocorre que Fernando Alonso (Espanha) é indiscutivelmente superior a Lance Stroll (Canadá) e a escuderia segue pagando o preço de manter uma vaga reservada para o primeiro herdeiro. Mais recentemente começou a circular uma oferta de 10 dígitos para contratar Max Verstappen como sucessor de Alonso, algo que não é impossível de acontecer. Enquanto isso não passa de uma possibilidade, o espanhol continuará marcando mais pontos que o canadense.

Haas

nº 31 – Esteban Ocon x nº 87 – Oliver Bearman

Ocon (esq.) e Berman formam nova dupla da Haas e terão que revelar seus valores (Foto Haas)

Após uma vibrante decadente e longa década sob o comando de Guenther Steiner, o estadunidense Gene Haas dispensou o italiano e promoveu o japonês Ayao Komatsu ao posto de diretor do time. Os resultados apareceram e 2025 será um grande desafio com dois pilotos novos na equipe: Estaban Ocon (França) e Oliver Bearman (Inglaterra). O francês tem fama de rápido, mas seu arrojo sai caro às equipes que defende. O inglês é uma aposta da Ferrari e desponta como futuro vencedor. A conferir como Ocon se comportará frente a Bearman, que já mostrou eficiência ao pontuar em duas provas no ano passado, quando substituiu Carlos Sainz (Ferrari) na Arábia Saudita e Kevin Magnussen (Haas) no Azerbaijão.

Racing Bulls

nº 22 – Yuki Tsunoda x nº 6 – Isaac Hadjar

Hadjar (esq.) é o reviver do Tsunoda de anos atrás: rápido e emocional (Foto: Red Bull)

O time nascido como Minardi passou por diferentes donos até se consolidar como equipe B da Red Bull, onde teoricamente serve de escola de aperfeiçoamento dos pilotos apoiados pelo energético. A promoção de Liam Lawson ao time principal abriu espaço para a estreia de Isack Hadjar (França), que fará dupla com Yuki Tsunoda (Japão), uma dupla com potencial explosivo. Ainda que o japonês tenha evoluído bastante, ele foi mantido na equipe por causa da associação da Red Bull com a Honda, acordo que termina este ano. Hadjar é conhecido por ser veloz e emocionalmente instável, algo que caracterizou Tsunoda no passado.

Williams

nº 23 – Alex Albon x nº 55 – Carlos Sainz

Albon (esq.) é o garoto tranquilo frente ao velho amigo Sainz, que chega com honras de super-herói (Foto: Williams)

Equipe que já deu as cartas na F-1 em muitas temporadas, a Williams vive um longo e difícil caminho rumo a recuperar o prestígio e eficiência de carnavais passados. A contratação de Carlos Sainz Jr. (Espanha) e a manutenção de Alex Albon (Tailândia) formam uma dupla de pilotos experientes, o que vai ao encontro do plano de trabalho de James Vowles (ex-Mercedes), que tem seu foco em 2026. Resta saber por quanto tempo o espanhol e anglo-tailandês conviverão pacificamente. Há muitos que apostam na derrocada de Albon frente a um Sainz mais motivado e midiático.

Sauber

nº 30 Nico Hulkenberg x nº 5 – Gabriel Bortoleto

O experiente Hulkenberg (esq.) e a jovialidade de Bortoleto marcam o ano de transição da Sauber (Foto: Sauber)

Às vésperas de assumir a identidade Audi, a Sauber vive em 2025 um ano crucial para justificar o investimento de alemães e árabes. Após a demissão de Andreas Seidl e Oliver Hoffmann, a contratação do suíço Mattia Binotto (ex-Ferrari) tem como objetivo recolocar o projeto nos eixos visando a estreia da marca do grupo VW em 2026. Diante disso, Nico Hulkenberg (Alemanha) e Gabriel Bortoleto (Brasil) terão que conviver numa atmosfera de grandes desafios e pequenas esperanças de marcar pontos. Para o jovem Bortoleto, a oportunidade de aprender com o experiente Hulkenberg é o melhor panorama possível.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

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Tags: AlbonAlonsoAlpineAntonelliaston martinBearmanBermanCampeonatoColapintoDoohanF-1FerrariFórmula 1GaslyHaas WilliamsHadjarHamiltonHulkenberg BortoletoLawsonLeclercMercedesMundialNorrisOcónPiastriRacing BullsRed BullRusselSainzSauberStrollTsunodaVerstappen
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