• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae História

RENAULT FILANTE RECORD 2025

LABORATÓRIO SOBRE RODAS NA BUSCA DA MÁXIMA EFICIÊNCIA ELÉTRICA

identicon por Paulo Manzano
02/02/2025
em História, Notícias, PM, Substance
Renault Filante Record 2025 (Foto: divulgação Renault)

Renault Filante Record 2025 (Foto: divulgação Renault)





De tempos em tempos surgem carros-conceito, protótipos e unidades únicas com o objetivo de ampliar as fronteiras tecnológicas dos automóveis, seja em segurança, alcance, desempenho, ou apenas velocidade. É certo que essas iniciativas acabam trazendo contribuições importantes para o avanço dos carros e das possibilidades tecnológicas.

Na galeria abaixo os modelos de recordes históricos da Renault de 19925, 1934 e 1956:

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A Renault, que tem algumas boas histórias nessa área, acaba de apresentar o seu novo “ampliador de fronteiras”, o Renault Filante Record 2025. Trata-se de um veículo elétrico experimental projetado para explorar os limites da eficiência energética. Com bateria de 87 kW·h, a mesma do Scenic E-Tech Electric, o seu objetivo é estabelecer um novo recorde de consumo e alcance.

Renault Filante Recorde 2025 (Foto: Divulgação Renault)

Com 5.120 mm de comprimento, 1.710 mm de largura e 1.120 mm de altura, e peso de apenas 1.000 kg, seu design prioriza a aerodinâmica extrema. A carroceria esguia combina soluções avançadas, como direção e freios eletrônicos (steer-by-wire e brake-by-wire, respectivamente) e pneus de baixo atrito desenvolvidos para reduzir resistência ao rolamento.

Renault Filante Record 2025 (Foto: Divulgação Renault)

O projeto resgata a tradição da Renault em veículos recordistas, inspirando-se nos históricos 40 CV des Recordes (1925) e Étoile Filante (1956). Antes da tentativa oficial de recorde no primeiro semestre de 2025, o modelo será exibido no Salão Rétromobile, em Paris, de 5 a 9 de fevereiro.

Eficiência como obsessão: aerodinâmica e materiais avançados

A carroceria do Filante Record 2025 foi esculpida para minimizar o arrasto aerodinâmico, unindo estética e funcionalidade. As superfícies fluidas remetem à aviação e a modelos históricos da Renault, como o 40 CV dos carros franceses nas competições  de recordes e o Nervasport des Recordes, enquanto os para-lamas carenados evocam o Étoile Filante.

Pintado na tonalidade azul Ultraviolet, desenvolvida exclusivamente para o modelo, o conceito exibe um efeito dinâmico que alterna entre azul e violeta conforme a incidência da luz. Lembrando que azul (Bleu de France) era a cor dos carros franceses nos primórdios do automobilismo.

Renault Filante Record 2025 (Foto: Divulgação Renault)

A Renault desenvolveu o carro em parceria com a Ligier Automotive, refinando cada detalhe para máxima eficiência aerodinâmica. Além dos para-lamas otimizados, as suspensões carenadas reduzem turbulência. O uso de compósito de fibra de carbono e de liga Scalmalloy — alumínio e magnésio de alta resistência, comum na indústria aeroespacial — garantiu baixo peso sem comprometer a rigidez estrutural.

Cabine inspirada na aviação e ergonomia de competição

O interior segue a filosofia de eficiência máxima. O painel é minimalista, exibindo apenas o essencial, enquanto o volante incorpora tecnologia steer-by-wire, eliminando conexões mecânicas. O mesmo se aplica aos freios brake-by-wire, operados eletronicamente no próprio volante, feito de Scalmalloy.

As informações são exibidas em uma tela curva integrada ao volante, mostrando velocidade, consumo e dados de pilotagem em tempo real. A cabine tem acesso por uma capota transparente aerodinâmica inspirada em caças de alto desempenho, e o volante se eleva automaticamente para facilitar a entrada e saída do piloto.

Renault Filante Record 2025 (Foto: Divulgação Renault)
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O banco ultraleve, baseado em redes tensionadas, combina baixo peso e suporte ideal. A posição de condução remete à dos monopostos de Fórmula 1, com as pernas sobre as baterias para otimizar o centro de gravidade.

Aerodinâmica refinada e validação em túnel de vento

O Filante Record 2025 passou por simulações digitais avançadas e será testado em túnel de vento na primavera europeia de 2025. Seu longo perfil reduz interferências aerodinâmicas, enquanto a fluidez das formas minimiza a turbulência.

O desafio foi integrar elementos como os para-lamas carenados e a transição entre diferentes seções da carroceria sem comprometer o desempenho. O resultado é um coeficiente aerodinâmico otimizado, voltado à máxima eficiência energética — um conceito que pode influenciar futuros modelos da Renault.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Mais do que um exercício de estilo, o Filante Record 2025 é uma plataforma de testes para soluções que moldarão a mobilidade elétrica do futuro. Eu acredito nisso.

Filante Record: um nome com duplo significado

O nome Filante Record 2025 remete a dois ícones da Renault: o 40 CV des Records e o Étoile Filante, ambos projetados para estabelecer recordes. Agora, o conceito elétrico busca superar marcas focadas na eficiência energética.

“Neste ano em que celebramos o centenário dos primeiros recordes do 40 CV des Records, o Filante Record 2025 é um tributo ao legado da Renault, que sempre usou a busca por recordes para impulsionar inovação tecnológica e desenvolvimento do futuro.”
Sylvia dos Santos, Renault Global Marketing Division

Étoile Filante: projetado para a velocidade

O nome Filante vem do Étoile Filante (Estrela Cadente), monoposto apresentado em 1956 e que, meses depois, nas planícies de sal de Bonneville, em Utah, EUA, cravou quatro recordes de velocidade:

  • 306,9 km/h em 1 quilômetro
  • 308,85 km/h em 5 quilômetros
  • 307,7 km/h em 1 milha
  • 280,8 km/h em 5 milhas
Lançado em alta velocidade pelas planícies de sal de Bonneville, o Étoile Filante estabeleceu nada menos que quatro recordes de velocidade de uma só vez em 5 de setembro de 1956 (Foto: divulgação Renault)

Movido por uma turbina de 270 cv a 28.000 rpm, alimentada por querosene, o modelo utilizava soluções aeronáuticas, como carroceria tubular revestida de poliéster e transmissão Transfluide de uma única marcha — conceito que inspirou futuramente o Renault Frégate.

“Além do aspecto histórico e técnico, ‘Filante’ vem do verbo francês filer, que significa alongar, refletindo a silhueta esguia do nosso conceito. Também remete à leveza, velocidade e precisão, além das estrelas cadentes e da conexão com a aeronáutica.”
— Sylvia dos Santos, Renault Global Marketing Division

40 CV des Records: resistência e velocidade

O termo Record faz referência ao 40 CV des Records, baseado no modelo de luxo Renault 40 CV. Em 1925, sua versão com carroceria torpedo estabeleceu recordes de velocidade média em diversas distâncias.

Essa primeira versão do 40 CV para recordes, do tipo ML, quebrou vários recordes de velocidade média já em 1925 (Foto: divulgação Renault)

Em 1926, uma nova configuração do 40 CV des Records, com carroceria fechada e estrutura de madeira coberta por couro sintético, percorreu 4.167 km em 24 horas, com média de 173,6 km/h. Para isso, utilizava um seis-cilindros de 9 litros e 150 cv, um feito impressionante para a época.

40 CV des Records
Em 9 de julho de 1926, o 40 CV des Records, do tipo NM, estabeleceu um recorde de 24 horas, percorrendo 4.167,578 km a uma velocidade média de 173,649 km/h (Foto: divulgação Renault)

Outro modelo lendário da Renault, o Nervasport des Records, quebrou nove recordes internacionais e três mundiais em 1934, incluindo a média de 167,4 km/h em 48 horas.

Renault Nervasport des Records 1934 (Foto: divulgação Renault)

100 anos de recordes e do logotipo diamante

“Hoje, estamos redefinindo os conceitos de performance e inovação. Com o Filante Record 2025, não falamos mais de recordes de velocidade ou resistência, mas de eficiência e leveza, repensando o futuro dos veículos elétricos.”
Sylvia dos Santos, Renault Global Marketing Division

Curiosamente, o nome do conceito também está ligado à identidade da Renault. 1925, ano dos primeiros recordes do 40 CV des Records, foi o mesmo em que a marca adotou o logotipo em formato de diamante, substituindo o círculo anterior. O modelo recordista foi um dos primeiros a exibir esse novo símbolo, que agora completa 100 anos.

Logos Renault 1923 e 1925 (Foto: divulgação Renault), O Filante Record 2025 não é apenas um tributo ao passado, mas um laboratório de inovação para a mobilidade elétrica. A Renault, mais uma vez, usa os desafios da eficiência como motor para o futuro. E isso é empolgante.

PM
Grande abraço!

A coluna “Substance” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Tags: recordeRenault
Próximo
Fotos: Divulgação Volkswagen

OS 50 ANOS DO VW POLO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17