Lançado em agosto de 2021, o DYD Dolphin passa pela sua primeira atualização estética e tecnológica, na China. Entre as novidades do compacto elétrico a bateria (BEV) estão especificações aprimoradas e a inclusão do sistema Adas “God’s Eye” C.
O lançamento do Geely Xingyuan e do Aion AION UT tornará a competição no mercado de carros elétricos compactos ainda mais acirrada. Para não perder uma fatia desse segmento, a BYD precisou agir rápido para manter seu modelo competitivo. Para tanto, a BYD fez um reposicionamento de preço na versão mais luxuosa tornando-o mais barato do que seu antecessor.

Na parte externa, o Dolphin recebe novos faróis de formato mais esguios e uma nova disposição das luzes de rodagem diurna. O para-choque ganhou tomadas de ar nas laterais e uma entrada de ar em formato trapezoidal, que confere um aspecto mais esportivo a dianteira do modelo. Na traseira, o conjunto de lanternas recebeu um novo arranjo de luzes (visto pela primeira vez no Seal 06 GT). Outra novidade é padronização da logotipo BYD que substituiu os originais “Build Your Dreams”. O para-choque traseiro também é uma nova peça, a novidade são luzes refletora que agora ficam em posição horizontal e contam a luz de marcha à ré integradas.

Agora todos os BYD Dolphin vendidos na China terão 4.290 mm de comprimento, um aumento de 165 mm em comparação aos 4.125 mm do Dolphin GS. A estratégia da BYD foi racionalizar a produção e tornar a carroceria do Dolphin Plus padrão, já que neste modelo, antes focado na exportação, oferece o capô e para-lamas dianteiros mais salientes, medida está que torna o modelo mais seguro em caso de colisões. As demais medidas foram mantidas, largura de 1.770 mm, 1.570 mm de altura e a distância entre eixos de 2.700 mm.
A segurança foi aprimorada com o mais recente sistema de direção autônoma da BYD, batizado de “God’s Eye” (olho de Deus). Na linha Dolphin, o modelo é equipado com a versão básica do”God’s Eye” (DiPilot 100). O sistema empega um bloco de três câmeras sob o para-brisa. Este sistema é capaz da função de navegação de alta velocidade no controle de cruzeiro (NOA) com 10 cenários de uso suportados. Outros recursos presentes no sistema estão a função de direção autônoma em rodovias, troca automática de faixa, prevenção de obstáculos e memória de rota, além de poder aprender as rotas mais utilizadas pelo usuário.

Interior revigorado
As mudanças no interior foram mais abrangentes. A tela multimídia tátil de 12,8 polegadas rotativa passou a ter conexão 5G. O painel de instrumentos digital original de 5 polegadas foi substituído por uma tela maior de 8,8 polegadas para fornecer ao motorista uma exibição de informações mais clara.
Além disso, o desenho do console central também foi ajustado. O tradicional seletor de marchas foi substituído por uma alavanca fixada atrás do novo volante de três raios. Essas alterações possibilitaram liberar mais espaço no console central, deixando o túnel central maior, além de um rearranjo do carregador de telefone sem fio de 50 W, que foi movido mais à frente. Na versão topo de linha foi adicionada uma pequena geladeira sob o descansa braço central.

Três versões de potência
O novo Dolphin passa a oferecer três versões de potência. O modelo de entrada, que tem preço de 99.800 yuans (R$ 79 mil), traz um motor de 95 cv, torque de 18,4 m·kgf e emprega uma bateria de 44,9 kW·h que possibilita um alcance de 420 km. O de acabamento intermediário tem preço de 109.800 yuans (R$ 87 mil), e a potência máxima foi ajustada para 176 cv; o torque máximo aumentou para 29,5 m·kgf. A bateria mantém-se em 44,9 kW·h, porém o alcance foi reduzido para 410 km. Por fim, a versão topo de linha sofreu uma redução de preço e passa a custar agora 125.800 yuans (R$ 100 mil). A bateria tem maior capacidade, 60 kW·h, e sua potência máxima é de 203 cv com torque máximo de 31,6 m·kgf, o alcance passando a 520 km. As três versões são equipadas com a bateria do tipo lâmina de fosfato de ferro-lítio (LFP).
AN