Todo motorista precisa renovar a CNH (A ou B) em prazos segundo a idade. Menos 50 anos, a cada 10 anos. Entre 50 e 69 anos, a cada cinco. Com 70 anos ou mais, o intervalo diminui para três anos. Essa renovação obrigatória, que consiste de exame médico superficial, tem razão de ser, uma vez que nosso estado físico quase sempre se altera com o tempo, e para pior.
Mesmo superficial, o exame compreende equilíbrio, força muscular e a fundamental visão. Tem o seu valor, acho que ninguém duvida. Mas isso não basta para continuar a ter o direito de dirigir veículos automotores? Em minha opinião não basta,
Por motivo desnecessário expor, pode haver perda de habilidade ou capacidade para dirigir dificilmente detectada pelo protocolo de exame médico hoje praticado pelos Detrans, Poupa-Tempos e médicos ou clinicas médicas credenciados.
Vejamos o caso dos pilotos de aeronaves. Como os motoristas, ele são obrigados a renovar o exame médico anualmente, exame incomparavelmente mais rigoroso do que o para dirigir. Sei disso por ser brevetado categoria piloto privado, apto a pilotar aeronaves terrestres Grupo A, ou seja, monomotores de até 1.500 kg de peso bruto com trem de pouso fixo. Para pilotar aviões mais pesados e complexos eu precisaria de treinamento específico por instrutor certificado.
Quando se trata de pilotos comerciais, além dos exames clínicos eles precisam ser examinados — checados é o termo na aviação, do inglês checked.— segundo um critério como a cada tantas horas de voo, por um checador credenciado, que irá constatar se o piloto está apto a pilotar em todos os aspectos relacionados com a atividade.
Mesma coisa com carros
Acima de certa idade as pessoas perdem alguma habilidade para dirigir ou deixam maus hábitos prevalecerem sobre bons. A lógica diz que se pilotos de aeronaves precisam ser checados, motoristas também precisam, É como no exame direção para obter a habilitação, em que o candidato deve mostrar ao examinador que opera o veículo corretamente.
No mundo real dos habilitados é bem fácil apurar se o examinando dirige adequadamente, é atento ao tráfego, observa a sinalização, enfim, demonstra estar ligado ao ato de dirigir. Por exemplo, a motorista da foto de abertura está com ângulo entre abraço e antebraço grande demais, dificulta virar o volante numa emergência.
Eu disse um examinador, mas na verdade para isso é melhor que sejam dois, cada um com sua planilha, já que tempo para essa avaliação é bem mais curto do que na aviação e detalhes podem escapar.
É importante que o percurso de avaliação inclua rodovia, um pequeno trecho é suficiente,
Atualmente é bastante fácil operacionalizar a checagem graças ao fácil agendamento por computador/smartphone e a dupla de examinadores vai ao encontro do examinando onde ele/ela indicar.
Tenho certeza de que relação tempo-benefício de tal sistemática será benéfica para a segurança do trânsito.
BS
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