A Audi confirma a chegada do novo A5 ao mercado brasileiro neste ano. Apresentado globalmente em 2024, três anos após o lançamento do primeiro A4, a terceira geração do modelo chega para substituir o irmão mais “experiente” e estabelecer uma nova fase da marca no segmento dos sedãs médios.

Produzido na fábrica de Neckarsulm, na Alemanha, o carro tem 4.829 mm de comprimento (aumento de 67 mm) e 2.900 mm de entre-eixos. Esse é o primeiro modelo de série da fabricante alemã fabricado com arcabouço desenvolvido para veículos sem eletrificação e com motor longitudinal., podendo vir a ser adicionalmente sem-híbrido.

Os faróis foram redesenhados e estão mais afilados, já a tradicional grade do radiador de moldura única também teve alterações sutis em suas proporções, ficando mais larga e estreita. As lanternas traseiras agora são interligadas por uma barra luminosa, arranjo que identifica muitos dos carros produzidos nesta década. A carroceria é liftback, a porta de carga abre em conjunto com a janela traseira, o que facilita o acesso ao porta-malas de 445 litros (VDA)

No interior, o A5 é equipado com uma tela curva de 11,9” para o quadro de instrumentos e outra de 14,5” para a multimídia; e, como opcional, tela de 10,9” para o passageiro.
Infelizmente a Audi apenas confirmou que o carro terá tração integral e motor 2-litros de 272 cv. Resta aguardar versão, preço e data de lançamento em nosso mercado.
MF