A Mercedes-Benz se refere ao GLS como “o Classe S dos suves”. Pode parecer marketing ambicioso — afinal, estamos falando de um sedã que há décadas dita o padrão de excelência automobilística —, mas após alguns quilômetros ao volante da versão 450 2024, é seguro dizer que essa analogia não é descabível. Com refinamentos estéticos, eletrônica de ponta e um conjunto mecânico atualizado com tecnologia semi-híbrida de 48 volts, o maior suve da marca da estrela de três pontas evoluiu em pontos importantes, sem perder sua identidade luxuosa e confortável.
No Brasil, o Mercedes-Benz GLS 450 4MATIC 2024 é oferecido em versão única com preço público sugerido de R$ 979.900,00.

Elegância sóbria
A dianteira traz uma grade imponente, com quatro barras horizontais cromadas e para-choque com acabamento metálico na parte inferior. As entradas de ar laterais são puramente decorativas e permanecem seladas. Os faróis de LED reforçam o ar de sofisticação.

As rodas de 21 polegadas têm desenho elegante de 5 raios, embora pareçam pequenas diante dos 5.207 mm de comprimento do veículo — um exagero dimensional que se justifica pelo generoso espaço interno. Um estribo lateral facilita apenas um pouco o acesso à elevada cabine, e o conjunto traseiro traz lanternas com elementos em LED tridimensionais e escapamentos duplos falsos, com saídas reais discretamente ocultas sob o para-choque.

Luxo, tecnologia e espaço para todos
Por dentro, o GLS segue o padrão de excelência da Mercedes-Benz, com elementos herdados do Classe S, como o volante multifuncional com comandos táteis. Embora de toque agradável, esses controles sensíveis ao toque podem ser acionados involuntariamente durante a condução do veículo.

O painel recebe detalhes do irmão Maybach, como as saídas de ar prateadas e o acabamento em preto piano com filetes. O sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) traz a nova geração da interface, exibida em duas telas de 12,3 polegadas, agora com três opções de configuraçao para o quadro de instrumentos. A central traz também um modo off-road com “capô transparente”, que utiliza a câmera dianteira para mostrar o terreno à frente, útil em trilhas ou entradas de garagem íngremes.

Entre os itens de série, destaque para o pacote de assistência ao motorista (com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma e assistente de tráfego transversal), som Burmester de 590 watts com 13 alto-falantes, climatização de cinco zonas, bancos dianteiros ventilados e nove bolsas infláveis.
Os ocupantes do banco traseiro contam com amplo espaço e conforto, mesmo com o banco inteiriço substituindo as poltronas individuais. Há telas de 11,6 polegadas integradas ao sistema MBUX, com comando por voz ou por meio de um tablet removível. A terceira fileira surpreende: acomoda adultos com relativo conforto, ao menos em trajetos curtos, e ainda possui controle de climatização independente.
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Força suave e instantânea
O GLS 450 tem motor 3-litros turbo de seis cilindros em linha que integra um sistema semi-híbrido de 48 volts. O alternador/motor de partida integrado (ISG) atua como reforço elétrico, adicionando até 20 cv e 20 m·kgf ao conjunto, que totaliza 395 cv e 71,4 m·kgf. O resultado é um desempenho surpreendente: 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, marca impressionante para um suve de quase três toneladas.

Mais que números, o que impressiona é a entrega imediata de torque nas arrancadas e retomadas. O ISG elimina praticamente qualquer sensação de turbo lag, garantindo respostas ágeis e progressivas. Em baixos giros, o silêncio e suavidade imperam, mas ao exigir mais do acelerador, surge um ronco grave, distante, porém presente — um toque de emoção em meio a tanto isolamento acústico.

O Mercedes-Benz GLS 450 2024 é associado ao câmbio automático epicíclico 9G-Tronic de nove marchas que se destaca pela suavidade nas trocas e pela capacidade de manter o motor sempre na faixa ideal de potência, contribuindo tanto para o conforto quanto para a eficiência. Esse câmbio trabalha em conjunto com o sistema de tração integral permanente 4MATIC, que distribui o torque de forma variável entre os eixos conforme as condições de aderência. Em situações normais, a divisão tende a ser equilibrada, mas o sistema é capaz de reagir em milissegundos a mudanças no piso, garantindo máxima tração mesmo em pisos escorregadios ou em uso fora de estrada leve. Essa combinação oferece ao GLS 450 uma condução segura, previsível e muito refinada.
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O consumo, como era de se esperar, não é destaque, especialmente se o motorista abusar da força extra do sistema híbrido. Na medição padrão que adotamos entre São Paulo e Campinas a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes o resultado foi de 8,5 km/l, e no uso geral de uma semana com 562 km rodados, o alcançado foi 8,2 km/l com grande parte do percurso em rodovias.

Comportamento dinâmico
A arquitetura do GLS aposta no conforto absoluto, e mesmo não sendo um sedã Classe S, entrega uma rodagem muito refinada. Em velocidades baixas, irregularidades mais secas podem ser sentidas, mas o sistema de suspensão pneumática se ajusta com competência conforme o ritmo aumenta, isolando os ocupantes com grande eficácia.
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Nas curvas, o GLS surpreende. Embora exista uma rolagem natural devido à altura e peso, o conjunto de pneus largos (275 mm na frente e 315 mm atrás) proporciona aderência elevada. Não é um suve de condução esportiva, mas se mantém firme e previsível mesmo em velocidades mais elevadas. A direção é leve e precisa, e a sensação geral é de absoluta estabilidade.
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Fora do asfalto, o GLS se comporta melhor do que sua aparência sugere, mas dificilmente seus proprietários enfrentarão trilhas desafiadoras com um veículo desse porte e refinamento. Ainda assim, a tração integral 4MATIC e os modos específicos de condução fora de estrada garantem segurança para enfrentar terrenos escorregadios, lama ou areia com tranquilidade.
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Conclusão
A reestilização do Mercedes-Benz GLS 450 2024 pode parecer sutil à primeira vista, mas a adoção do sistema semi-híbrido e a evolução da eletrônica embarcada consolidam ainda mais sua posição como um dos suves de luxo mais completos do mercado.
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Seu principal competidor no mercado é o BMW X7 que entrega uma proposta mais voltada à esportividade, já o GLS aposta no luxo absoluto, na tecnologia e no conforto refinado — características que o aproximam de fato do Classe S, mesmo sem a mesma excelência em isolamento e rodagem. Para quem busca um suve com desempenho convincente, espaço de sobra e aquele toque de exclusividade que só um Mercedes oferece, o GLS 450 se apresenta como uma escolha difícil de ignorar.
GB
FICHA TÉCNICA DO MERCEDES-BENZ 450 GLS 4MATIC | |
MOTOR | |
Designação | M256 E30 |
Descrição | L-6, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comande de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, variação de fase admissão e escapamento, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, supercarregador elétrico, gasolina premium |
Cilindrada (cm³) | 2.999 |
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) | 83 x 92,4 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm) | 381 / 5.800 |
Torque (m·kgf/rpm) | 51 / 1.800~5.000 |
Densidade de potência (cv/L) | 127 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 17 |
Limite de rotação (rpm) | 6.800 |
SISTEMA SEMI-HÍBRIDO | |
Tipo | Alternador/motor localizado entre o motor e o câmbio |
Bateria | íons de lítio |
Tensão (V) | 48 |
Potência (cv) | 20 |
Torque (m·kgf) | 20,7 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Câmbio automático epicíclico de 9 marchas com conversor de torque, trocas manuais sequenciais somente pelas borboletas atrás do volante |
Relações das marchas (:1) | 1ª 5,35; 2ª 3,24; 3ª 2,25; 4ª 1,64; 5ª 1,21; 6ª 1,00; 7ª 0,86; 8ª 0,72; 9ª 0,60;; Ré 4,80 |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,27 |
Tração | Integral permanente nas quatro rodas com distribuição de torque entre os eixos variável automática conforme demanda |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, triângulos superpostos, mola pneumática e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola pneumática e barra antirrolagem |
Funcionalidade | Autonivelamento |
DIREÇÃO | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 18,7 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,5 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, dianteiras 9J x 21, traseiras 9,5J x 21 |
Pneus | Dianteiros 275/45 R21 e traseiros 315/40 R21 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 376 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 345 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, suve, 4 portas + 1 de carga, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.209 |
Largura sem/com espelhos | 1.956 / 2.157 |
Altura | 1.823 |
Entre-eixos | 3.135 |
Bitola dianteira/traseira | 1.669 / 1.692 |
Distância mínima do solo | 215,9 (com carga máxima e suspensão regulada com a maior altura de rodagem possível) |
PESOS E CAPACIDADES | |
`Peso em ordem de marcha (kg) | 2.550 |
Peso bruto (kg) | 3.230 |
Capacidade de carga (kg) | 680 |
Peso rebocável sem/com freio kg) | 750 / 3.500 |
Carga máxima na lança de tração (kg) | 140 |
Tanque de combustível (L) | 90 |
Porta-malas (L) | Atrás da 3ª fileira, 493; da 2ª fileira, 1.209; da 1ª fileira, 2.400 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,1 |
Velocidade máxima (km/h) | 250 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO) | |
Cidade (km/l) | 7,8 |
Estrada (km/l) | 9,7 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 9ª (km/h) | 73 |
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) | 1.650 |
Rotação a 250 km/h em 9ª (rpm) | 3.420 |
CONTEÚDO DO MERCEDES-BENZ 450 GLS 4MATIC 2025 |
EXTERIOR |
Verniz liso: branco-polar ou preto |
Barra ornamental da linha inferior da janela cromada |
Capô do motor com ressalto que representa força |
Faróis de LED multifacho |
Grade do radiador com duas lâminas cromadas |
Pacote cromado |
Pacote de espelhos |
Rodas de liga de alumínio de 21’’ com design de 5 raios duplos |
Sistema de escapamento com duas ponteiras cromadas |
Suporte para rack no teto com design em alumínio |
INTERIOR |
Elementos decorativos em madeira tília antracito brilhante |
Elementos decorativos opcionalmente em: madeira tília antracito brilhante, madeira de nogueira marrom porosa ou madeira de carvalho antracito porosa |
Frisos das soleiras dianteiras com inscrição “Mercedes-Benz” |
Iluminação ambiente com 64 cores |
Linhas inferiores da janela em couro sintético Artico preto |
Pacote cromado interno |
Painel de instrumentos em revestimento sintético Artico |
Tapetes de veludo |
Tapetes de veludo em preto com moldura na mesma cor e aparência de couro, bem como emblemas de metal com a inscrição “Mercedes-Benz” |
Teto interno com tecido cinza-cristal |
Volante com cobertura da bolsa inflável em couro Nappa com costura decorativa dupla |
Volante esportivo multifuncional em couro Nappa |
CONFORTO, COMODIDADE E SEGURANÇA |
Aças de apoio para os ocupantes dos bancos dianteiros no console central |
Alerta de perigo para abrir uma porta |
Ar-condicionado automático de 4 zonas |
Assistente de congestionamento |
Assistente de distância do veículo a frente |
Assistente de estacionamento |
Assistente de manobras estando rebocando |
Assistente de pontos cegos |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina |
Botões táteis no volante para comando de diversas funções |
Câmera 350º |
Climatização automática Thermotronic Bolsas na traseira |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Faróis de LED |
Farol alto automático |
Frenagem autônoma de emergência |
Porta de carga de acionamento elétrico |
Projetor de dados no para-brisa para o motorista |
Realidade aumentada para navegação |
Rebatimento elétrico dos encostos dos bancos da segunda e da terceira fileira |
Sistema de áudio premium Burmester envolvente |
Teto solar panorâmico |
Traseira baixável para facilitar colocação e retirada de bagagem do porta-malas |