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Home Avaliações

MERCEDES-BENZ GLS 450, UM CLASSE “S” COM ELEVAÇÃO OFF-ROAD

identicon por Gerson Borini
27/04/2025
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Outros, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





A Mercedes-Benz se refere ao GLS como “o Classe S dos suves”. Pode parecer marketing ambicioso — afinal, estamos falando de um sedã que há décadas dita o padrão de excelência automobilística —, mas após alguns quilômetros ao volante da versão 450 2024, é seguro dizer que essa analogia não é descabível. Com refinamentos estéticos, eletrônica de ponta e um conjunto mecânico atualizado com tecnologia semi-híbrida de 48 volts, o maior suve da marca da estrela de três pontas evoluiu em pontos importantes, sem perder sua identidade luxuosa e confortável.

No Brasil, o Mercedes-Benz GLS 450 4MATIC 2024 é oferecido em versão única com preço público sugerido de R$ 979.900,00.

Silhueta tradicional com destaque para o comprimento de 5.209 mm e as três jalenas laterais bem amplas; as películas escurecedores no vidros é padrão do fabricante em seus carros de imprensa, coisa que além de o AE abominar, é ilegal

Elegância sóbria

A dianteira traz uma grade imponente, com quatro barras horizontais cromadas e para-choque com acabamento metálico na parte inferior. As entradas de ar laterais são puramente decorativas e permanecem seladas. Os faróis de LED reforçam o ar de sofisticação.

Grade de 4 elementos horizontais é imensa e deixa os faróis de LED bem pequenos

As rodas de 21 polegadas têm desenho elegante de 5 raios, embora pareçam pequenas diante dos 5.207 mm de comprimento do veículo — um exagero dimensional que se justifica pelo generoso espaço interno. Um estribo lateral facilita apenas um pouco o acesso à elevada cabine, e o conjunto traseiro traz lanternas com elementos em LED tridimensionais e escapamentos duplos falsos, com saídas reais discretamente ocultas sob o para-choque.

Lanterna traseira envolvente e elementos de destaque para dar efeito joia ao longo da carroceria; o estribo pouco ajuda o acesso ao interior

Luxo, tecnologia e espaço para todos

Por dentro, o GLS segue o padrão de excelência da Mercedes-Benz, com elementos herdados do Classe S, como o volante multifuncional com comandos táteis. Embora de toque agradável, esses controles sensíveis ao toque podem ser acionados involuntariamente durante a condução do veículo.

A operação dos botôes sensíveis ao toque no volante é confusa e requer bom tempo para se acostumar com sua lógica

O painel recebe detalhes do irmão Maybach, como as saídas de ar prateadas e o acabamento em preto piano com filetes. O sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) traz a nova geração da interface, exibida em duas telas de 12,3 polegadas, agora com três opções de configuraçao para o quadro de instrumentos. A central traz também um modo off-road com “capô transparente”, que utiliza a câmera dianteira para mostrar o terreno à frente, útil em trilhas ou entradas de garagem íngremes.

Interior modernos com amplo espaço e sofisticação nos detalhes

Entre os itens de série, destaque para o pacote de assistência ao motorista (com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma e assistente de tráfego transversal), som Burmester de 590 watts com 13 alto-falantes, climatização de cinco zonas, bancos dianteiros ventilados e nove bolsas infláveis.

Os ocupantes do banco traseiro contam com amplo espaço e conforto, mesmo com o banco inteiriço substituindo as poltronas individuais. Há telas de 11,6 polegadas integradas ao sistema MBUX, com comando por voz ou por meio de um tablet removível. A terceira fileira surpreende: acomoda adultos com relativo conforto, ao menos em trajetos curtos, e ainda possui controle de climatização independente.

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Força suave e instantânea

O GLS 450 tem motor 3-litros turbo de seis cilindros em linha que integra um sistema semi-híbrido de 48 volts. O alternador/motor de partida integrado (ISG) atua como reforço elétrico, adicionando até 20 cv e 20 m·kgf ao conjunto, que totaliza 395 cv e 71,4 m·kgf. O resultado é um desempenho surpreendente: 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, marca impressionante para um suve de quase três toneladas.

Motor longitudinal e com ótima arrumação no seu compartimento

Mais que números, o que impressiona é a entrega imediata de torque nas arrancadas e retomadas. O ISG elimina praticamente qualquer sensação de turbo lag, garantindo respostas ágeis e progressivas. Em baixos giros, o silêncio e suavidade imperam, mas ao exigir mais do acelerador, surge um ronco grave, distante, porém presente — um toque de emoção em meio a tanto isolamento acústico.

Alavanca de câmbio no lado direito da coluna de direção e modo manual operado pelas borboletas atrás do volante

O Mercedes-Benz GLS 450 2024 é associado ao câmbio automático epicíclico 9G-Tronic de nove marchas que se destaca pela suavidade nas trocas e pela capacidade de manter o motor sempre na faixa ideal de potência, contribuindo tanto para o conforto quanto para a eficiência. Esse câmbio trabalha em conjunto com o sistema de tração integral permanente 4MATIC, que distribui o torque de forma variável entre os eixos conforme as condições de aderência. Em situações normais, a divisão tende a ser equilibrada, mas o sistema é capaz de reagir em milissegundos a mudanças no piso, garantindo máxima tração mesmo em pisos escorregadios ou em uso fora de estrada leve. Essa combinação oferece ao GLS 450 uma condução segura, previsível e muito refinada.

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O consumo, como era de se esperar, não é destaque, especialmente se o motorista abusar da força extra do sistema híbrido. Na medição padrão que adotamos entre São Paulo e Campinas a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes o resultado foi de 8,5 km/l, e no uso geral de uma semana com 562 km rodados, o alcançado foi 8,2 km/l com grande parte do percurso em rodovias.

O suve é superadequado para enfrentar longas viagens

Comportamento dinâmico

A arquitetura do GLS aposta no conforto absoluto, e mesmo não sendo um sedã Classe S, entrega uma rodagem muito refinada. Em velocidades baixas, irregularidades mais secas podem ser sentidas, mas o sistema de suspensão pneumática se ajusta com competência conforme o ritmo aumenta, isolando os ocupantes com grande eficácia.

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Nas curvas, o GLS surpreende. Embora exista uma rolagem natural devido à altura e peso, o conjunto de pneus largos (275 mm na frente e 315 mm atrás) proporciona aderência elevada. Não é um suve de condução esportiva, mas se mantém firme e previsível mesmo em velocidades mais elevadas. A direção é leve e precisa, e a sensação geral é de absoluta estabilidade.

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Fora do asfalto, o GLS se comporta melhor do que sua aparência sugere, mas dificilmente seus proprietários enfrentarão trilhas desafiadoras com um veículo desse porte e refinamento. Ainda assim, a tração integral 4MATIC e os modos específicos de condução fora de estrada garantem segurança para enfrentar terrenos escorregadios, lama ou areia com tranquilidade.

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Conclusão

A reestilização do Mercedes-Benz GLS 450 2024 pode parecer sutil à primeira vista, mas a adoção do sistema semi-híbrido e a evolução da eletrônica embarcada consolidam ainda mais sua posição como um dos suves de luxo mais completos do mercado.

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Seu principal competidor no mercado é o BMW X7 que entrega uma proposta mais voltada à esportividade, já o GLS aposta no luxo absoluto, na tecnologia e no conforto refinado — características que o aproximam de fato do Classe S, mesmo sem a mesma excelência em isolamento e rodagem. Para quem busca um suve com desempenho convincente, espaço de sobra e aquele toque de exclusividade que só um Mercedes oferece, o GLS 450 se apresenta como uma escolha difícil de ignorar.

GB

 

FICHA TÉCNICA DO MERCEDES-BENZ 450 GLS 4MATIC
MOTOR
Designação M256 E30
Descrição L-6, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comande de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, variação de fase admissão e escapamento, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, supercarregador elétrico, gasolina premium
Cilindrada (cm³) 2.999
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) 83 x 92,4
Taxa de compressão (:1) 10,5
Potência (cv/rpm) 381 / 5.800
Torque (m·kgf/rpm) 51 / 1.800~5.000
Densidade de potência (cv/L) 127
Densidade de torque (m·kgf/L) 17
Limite de rotação (rpm) 6.800
SISTEMA SEMI-HÍBRIDO
Tipo Alternador/motor localizado entre o motor e o câmbio
Bateria íons de lítio
Tensão (V) 48
Potência (cv) 20
Torque (m·kgf) 20,7
TRANSMISSÃO
Tipo Câmbio automático epicíclico de 9 marchas com conversor de torque, trocas manuais sequenciais somente pelas borboletas atrás do volante
Relações das marchas (:1) 1ª 5,35; 2ª 3,24; 3ª 2,25; 4ª 1,64; 5ª 1,21; 6ª 1,00; 7ª 0,86; 8ª 0,72; 9ª 0,60;; Ré 4,80
Relação dos diferenciais (:1) 3,27
Tração Integral permanente nas quatro rodas com distribuição de torque entre os eixos variável automática conforme demanda
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, triângulos superpostos, mola pneumática e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola pneumática e barra antirrolagem
Funcionalidade Autonivelamento
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 18,7
Diâmetro mínimo de curva (m) 12,5
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, dianteiras 9J x 21, traseiras 9,5J x 21
Pneus Dianteiros 275/45 R21 e traseiros 315/40 R21
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 376
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / 345
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço, suve, 4 portas + 1 de carga, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.209
Largura sem/com espelhos 1.956 / 2.157
Altura 1.823
Entre-eixos 3.135
Bitola dianteira/traseira 1.669 / 1.692
Distância mínima do solo 215,9 (com carga máxima e suspensão regulada com a maior altura de rodagem possível)
PESOS E CAPACIDADES
`Peso em ordem de marcha (kg) 2.550
Peso bruto (kg) 3.230
Capacidade de carga (kg) 680
Peso rebocável sem/com freio kg) 750 / 3.500
Carga máxima na lança de tração (kg) 140
Tanque de combustível (L) 90
Porta-malas (L) Atrás da 3ª fileira, 493; da 2ª fileira, 1.209;  da 1ª fileira, 2.400
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,1
Velocidade máxima (km/h) 250
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO)
Cidade (km/l) 7,8
Estrada (km/l) 9,7
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 9ª (km/h) 73
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) 1.650
Rotação a 250 km/h em 9ª (rpm) 3.420

 

CONTEÚDO DO MERCEDES-BENZ 450 GLS 4MATIC 2025
EXTERIOR
Verniz liso: branco-polar ou preto
Barra ornamental da linha inferior da janela cromada
Capô do motor com ressalto que representa força
Faróis de LED multifacho
Grade do radiador com duas lâminas cromadas
Pacote cromado
Pacote de espelhos
Rodas de liga de alumínio de 21’’ com design de 5 raios duplos
Sistema de escapamento com duas ponteiras  cromadas
Suporte para rack no teto com design em alumínio
INTERIOR
Elementos decorativos em madeira tília antracito brilhante
Elementos decorativos opcionalmente em: madeira tília antracito brilhante, madeira de nogueira marrom porosa ou madeira de carvalho antracito porosa
Frisos das soleiras dianteiras com inscrição “Mercedes-Benz”
Iluminação ambiente com 64 cores
Linhas inferiores da janela em couro sintético Artico preto
Pacote cromado interno
Painel de instrumentos em revestimento sintético Artico
Tapetes de veludo
Tapetes de veludo em preto com moldura na mesma cor e aparência de couro, bem como emblemas de metal com a inscrição “Mercedes-Benz”
Teto interno com tecido cinza-cristal
Volante com cobertura da bolsa inflável em couro Nappa com costura decorativa dupla
Volante esportivo multifuncional em couro Nappa
CONFORTO, COMODIDADE E SEGURANÇA
Aças de apoio para os ocupantes dos bancos dianteiros no console central
Alerta de perigo para abrir uma porta
Ar-condicionado automático de 4 zonas
Assistente de congestionamento
Assistente de distância do veículo a frente
Assistente de estacionamento
Assistente de manobras estando rebocando
Assistente de pontos cegos
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina
Botões táteis no volante para comando de diversas funções
Câmera 350º
Climatização automática Thermotronic Bolsas na traseira
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay
Faróis de LED
Farol alto automático
Frenagem autônoma de emergência
Porta de carga de acionamento elétrico
Projetor de dados no para-brisa para o motorista
Realidade aumentada para navegação
Rebatimento elétrico dos encostos dos bancos da segunda e da terceira fileira
Sistema de áudio premium Burmester envolvente
Teto solar panorâmico
Traseira baixável para facilitar colocação e retirada de bagagem do porta-malas






Tags: D-SUVGBGerson BoriniMercedes Benz GLS 450SUV 7 lugaresSUV grandesuve grande
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