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Home AN

NIO REVELA O COMPACTO ELÉTRICO FIREFLY E SINALIZA SEUS PLANOS DE EXPANSÃO GLOBAL

O FIREFLY APRESENTRA UM VISUAL OUSADO E CONTARÁ COM A POSSIBILIDADE DE TROCA DE BATERIA

Anderson Nunes por Anderson Nunes
23/04/2025
em AN, China, Notícias
Fotos: Firefly

Fotos: Firefly





A Nio, apresentou a submarca Firefly em 19/4 e durante o evento lançou oficialmente seu primeiro hatchback elétrico, o Firefly EV. O Firefly EV foi projetado para impulsionar o volume de vendas da Nio. As entregas do compacto elétrico terão início no próximo dia 29, na China. Além do seu próprio mercado, a empresa confirmou que o modelo também será vendido na Europa e Oriente Médio, mas ainda sem data definida.

Firefly é a terceira marca a ser lançada sob o guarda-chuva Nio (existem ainda a Nio e Onvo), tem como objetivo conquistar uma fatia do mercado cada vez mais competitivo dos carros elétricos compactos. Durante o evento, a Nio disse que o Firefly EV “inaugurará a era dos carros elétricos pequenos, inteligentes e de alta qualidade, com foco principal em design, segurança, espaço, inteligência e eficiência energética para usuários ativos de estilo de vida urbano”.

O primeiro modelo Firefly, que leva o nome da marca em vez de ter um nome de modelo separado, foi projetado no estúdio de design da Nio em Munique. (Foto: Fireflye)

Rompendo com a linguagem visual estabelecida pela Nio, o Firefly EV apresenta um aspecto distinto e moderno. Os principais elementos estéticos incluem os chamativos faróis e lanternas em formato circular, que nos remetem ao conjunto de câmeras dos atuais celulares smartphones. Mesmo sendo um veículo de entrada, o compacto elétrico da Nio traz discretas maçanetas rentes à carroceria e teto pintado em preto brilhante. Os clientes na China podem escolher entre cinco cores: roxo, verde, bege, branco e cinza.

O Firefly EV mede 4.003 mm de comprimento, 1.781 mm de largura e 1.557 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.615 mm. Isso o torna 153 mm mais longo que o MINI Cooper SE, um dos seus principais concorrentes. Apesar de suas dimensões compactas, o Firefly oferece muita praticidade para sua classe. O modelo possui um porta-malas dianteiro de 95 litros e o traseiro, de 335 litros, que se expande para 1.253 litros com o banco traseiro rebatido. Há também um compartimento de 29 litros localizado sob o banco traseiro direito, além de outros 27 compartimentos distribuídos pela cabine.

O interior, ainda que minimalista, oferece muita tecnologia como a tela central flutuante de 13,2 polegadas (Foto: Firefly)

Possibilidade de troca de bateria

O motor elétrico do Firefly é posicionado no eixo traseiro e entrega potência máxima de 142 cv. Este conjunto propulsor permite que o compacto elétrico acelere de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, mas com velocidade máxima limitada a 150 km/h. O veículo possui uma bateria de 42,1 kW·h, que proporciona um alcance de 420 quilômetros padrão CLTC (sigla em inglês, de Ciclo de Teste de Veículos Leves da China).

O Firefly EV, assim como outros modelos da Nio, irá oferecer o suporte a troca de bateria, o que significa que ele pode ser adquirido com uma opção de  bateria alugada (BaaS, bateria como serviço). Com o programa BaaS, os consumidores podem comprar apenas o veículo e alugar uma bateria, o que reduz o custo de aquisição do veículo. No entanto, durante o evento, a Nio informou que o programa BaaS só estará disponível a partir de 1º de agosto.

Os passageiros do banco traseiro dispõem de muito espaço, tanto para cabeça como para as pernas, e a largura de 1.781 mm sugere que este banco acomoda três passageiros sem aperto (Foto: Firefly)

Para efeito de conhecimento, modelo de entrada da Nio, sua marca principal, é o sedã ET5, que começa em 298.000 yuans (R$ 233 mil), incluindo a bateria. Caso o comprador faça a opção pelo programa BaaS, o preço é reduzido para 228.000 yuans (R$ 178 mil), e o aluguel da bateria parte de 728 yuans (R$ 570) por mês. Mas faltou a informação do custo da troca da bateria por uma recarregada.

O interior do Firefly EV é equipado com tecnologia moderna e recursos de conforto. O console central possui uma tela flutuante tátil de 13,2 polegadas, enquanto o motorista conta com um quadro de instrumentos em cristal líquido de 6 polegadas fixado na coluna de direção. O modelo também oferece um sistema de áudio premium com 14 alto-falantes e som envolvente Dolby 7.1, um sistema de fragrância integrado e iluminação ambiente personalizável de 256 cores.

O primeiro modelo da Firefly é um carro pequeno e exclusivo que terá como público-alvo pessoas que vivem em grandes centros urbanos e buscam por um veículo prático, mas que ao mesmo tempo ofereça muita tecnologia e segurança (Foto: Firelfy)

Há dois níveis de acabamento disponíveis: Freedom e Comfort. Ambos os acabamentos compartilham o mesmo conjunto propulsor elétrico, mas o modelo Comfort, de nível superior, inclui recursos extras, como bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e massageador, ajustes elétricos e função de memória até para o banco do passageiro. O Firefly Freedom custa119.800 yuans ( R$ 97 mil ), e o Firefly Comfort é vendido por 125.800 yuans ( R$ 99 mil ).

AN

 

 

 

 

 







Tags: carro elétricocarros chinesesChinaFireflyNioveiculos eletricos
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Chrysler PT Cruiser (foto: commons.wikimedia.org)

A POLÊMICA DO DESIGN RETRÔ EM MOTOS E CARROS

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