A Stellantis N.V. e a Factorial Energy anunciaram hoje a validação bem-sucedida das células de bateria de estado sólido FEST (Factorial Electrolyte System Technology) em escala automobilística. Essa conquista representa um avanço significativo no desenvolvimento de baterias de próxima geração para veículos elétricos (EVs).
Ao contrário das baterias convencionais de íons de lítio, as baterias de estado sólido oferecem maior densidade de energia e carregamento mais rápido. As células FEST de 77 A·h validadas demonstraram uma densidade de energia de 375 W·h/kg e suportaram mais de 600 ciclos, representando um avanço rumo à qualificação automobilística, um marco para baterias de estado sólido de lítio-metal de grandes dimensões. As células permitem uma redução significativa no tempo de carregamento, de 15% para mais de 90% de carga em apenas 18 minutos à temperatura ambiente. Além disso, as células fornecem alta potência com taxas de descarga de até 4C, atendendo a maiores demandas de desempenho em veículos elétricos.
Utilizando engenharia científica e as ferramentas orientadas por IA, a Factorial desenvolveu a mais recente formulação de eletrólitos, que permite que a bateria funcione em temperaturas que variam de -30 °C a 45 °C. Essa inovação supera as limitações anteriores das baterias de estado sólido e possibilita um desempenho superior em diversos climas.
Ao colaborar estreitamente no design do conjunto e aproveitar essa tecnologia disruptiva, as duas empresas estão otimizando a arquitetura da bateria, reduzindo seu peso e aprimorando a eficiência geral do sistema para garantir uma integração perfeita. Essa redução de peso aumenta diretamente o alcance do veículo e viabiliza soluções de veículos elétricos mais acessíveis.
Com base no investimento de US$ 75 milhões da Stellantis na Factorial Energy, realizado em 2021, este marco fortalece a colaboração estratégica entre as duas empresas. Com essa conquista, a Stellantis avançará em seu plano anunciado anteriormente, de integrar as baterias de estado sólido da Factorial em uma frota de demonstração até 2026. Essa frota representa o próximo passo para a comercialização dessa tecnologia promissora, permitindo uma validação mais robusta das baterias em condições reais de condução.
MF