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Home Mundo Ae Automobilismo

A NOVA STOCK CAR E SEUS SEGREDOS

identicon por Douglas Mendonça
10/05/2025
em Automobilismo, Colunas, DM, Perfume de Carro
Foto: Stock Car/divulgação

Foto: Stock Car/divulgação





A Stock Car é hoje a principal categoria do automobilismo de competição nacional. Iniciou em 1979 com carros que realmente justificavam seu nome: “Stock Car” significa “Carro de Estoque”, ou seja, veículos que as fabricantes ou concessionárias possuem em seu estoque. Patrocinada, na época, pela General Motors, a categoria era composta unicamente de Chevrolet Opala, sempre com motor 4.1 250-S, de seis cilindros em linha. Os exemplares que corriam eram praticamente iguais aos de rua, apenas corriam sem os para-choques e as rodas eram de liga de alumínio. A foto abaixo deixa isso claro.  

Opala de Stock Car do piloto Paulo Gomes, um dos primeiros da categoria (Foto: reprodução/F1-Mania)

Mas o tempo passou, e a categoria evoluiu. Liberaram equipamentos, preparações, e os carros, ao longo desses 46 anos, foram ficando cada vez mais potentes e rápidos. Até um ponto em que deixaram de ser unidades originais “de estoque”, tornando-se verdadeiros protótipos de chassi tubular, carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro e motores V-8 oriundos da categoria americana. Definitivamente, carros de corrida. 

Vectra de Stock Car do piloto Átila Abreu, em 2010 (Foto: Stock Car/divulgação)

Agora em 2025, a Stock Car deu outro verdadeiro salto, se distanciando ainda mais dos primeiros Opala, de quase cinco décadas atrás. Virou quase uma categoria de protótipos de competição, com carros velozes, concebidos nos mínimos detalhes apenas para as pistas. Mais recentemente, no novo regulamento, as carrocerias passaram de sedãs para suves, e houve uma mudança radical na motorização. 

Agora, a categoria muda: saem sedãs, entram suves (Foto: Mitsubishi/divulgação)

Os tradicionais três-volumes, utilizados desde a estreia da categoria, passaram para um estilo de utilitário esportivo. Dependendo do ponto de vista, lembram bastante as camionetas (ou station wagons, como preferem alguns), com dois volumes e carroceria mais baixa que a de suves originais. Tudo em prol da melhor aerodinâmica, que, nesse caso, é bem apurada (ainda não foi revelada).  

Na realidade, as “bolhas” são baseadas em modelos existentes. Na foto, Toyota Corolla Cross e seu “irmão” de corrida (Foto: Toyota/divulgação)

O piloto não se senta mais no meio do carro, bem recuado, como nos sedãs V-8, mas sim no lugar correto do motorista, como nos carros normais de rua. À primeira vista, pode parecer um retrocesso: pilotando no centro do carro há melhor distribuição de peso entre eixos e rodas. Mas a evolução do chassi, seu desenho, os materiais empregados e o fato do motor 4-cilindros ser bem mais leve do que o V-8 foram tão além que o posto de condução não influencia tanto na dinâmica do veículo de corrida. 

Dependendo do ângulo, os novos carros mais parecem camioneta do que outra coisa (Foto: Chevrolet/divulgação)

Uma parceria de um fabricante de aços especiais (ArcelorMittal), mais um instituto (IPT, de Pesquisas Tecnológicas) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que acabou gerando um novo chassi. Quem cuidou da “bolha”, feita em compósito de fibra de vidro, compósito de fibra de carbono, kevlar e outros materiais, foi uma empresa de compósitos (Magna). Só para que se tenha uma ideia, o novo carro é 200 kg mais leve que o sedã do ano passado, com construção similar, e ronda os 1.100 kg.  

Mesmo aparentando maior massa, os novos carros são mais leves que os sedans (Foto: Mitsubishi/divulgação)

No motor, outra importante alteração foi a saída de cena dos motores V-8 de 6.8 litros. Esses grandalhões e pesados motores deram lugar a um novo e compacto quatro-cilindros de 2.1 litros, turbocarregado, que funciona com gasolina Petrobrás Podium apenas. São cerca de 500 cv de potência com torque na casa dos 59 m·kgf de 4.000 e 6.800 rpm. Como comparação, o V-8 entregava 550 cv com auxílio do óxido nitroso (não é combustível, mas um gás. um comburente como o ar), mas tinha pelo menos 61 m·kgf de torque, ainda que em maiores rotações. Eram mais agudos, com torque máximo a 6.150 rpm, então rendiam melhor nas altas rotações.  

A preparação de todo o conjunto ficou a encargo da AudaceTech (Foto: AudaceTech/divulgação)

O novo quatro-cilindros foi desenvolvido pela AudaceTech, a mesma que leva os créditos para o projeto do carro como um todo. Dizem nos bastidores, porém, que a base foi o 2,0 turbo EcoBoost da Ford, que hoje movem Bronco e Maverick. Porém, a empresa de preparação, claro, praticamente refez o conceito desse motor que, nos Ford, não entrega nem metade da potência dos Stock Car. 

Motor dos novos carros é um 2.1 turbo que só funciona com gasolina Petrobrás Podium, mas rende 500 cv (Foto: Mitsubishi/divulgação)

O 2.1 turbocarregado casa com um transeixo traseiro com câmbio sequencial de seis marchas, com trocas por borboletas atrás do volante, que lida com toda a força do motor turbo. A tração é obviamente traseira. Dão conta do recado os pneus slick sul-coreanos (Hankook) com 300 mm de seção transversal, e rodas 11,5 x 18.

Além do Toyota Corolla Cross e do Mitsubishi Eclipse Cross, há o Chevrolet Tracker nessa primeira temporada da nova Stock Car (Foto: Chevrolet/divulgação)

Também entra no “pacote” mecânico as suspensões independentes nas quatro rodas, sempre por triângulos superpostos, que contam com amortecedores ativos e reguláveis fornecidos pela americana Penske. Nos freios, discos ventilados nas quatro rodas com potentes pinças inglesas da AP Racing. A direção, por pinhão e cremalheira, tem assistência elétrica com assistência variável inversamente proporcional à velocidade, como em qualquer carro de passeio moderno. 

O Toyota, ao menos na vista traseira, foi um dos que ficou mais fiel ao modelo original (Foto: Toyota/divulgação)

O piloto consegue diversos comandos através de uma tela interna, como o ângulo de incidência da asa traseira, e por ela é possível ver imagens das câmeras dianteira e traseira do carro. Existe ainda uma imagem 360º da cabine, mas essa é só para transmissão na televisão.  

Há quem aposte firmemente que a categoria ficou ainda melhor com os suves (Foto: Chevrolet/divulgação)

Até mesmo pilotos experientes, como Hélio Castoneves (quatro vezes vencedor da 500 Milhas de Indianápolis), vieram se juntar a ex-craques da Fórmula 1, como Rubens Barrichello e Felipe Massa, para encarar essa nova fase da Stock Car.

Sem sombra de dúvida, a Stock Car, em especial a essa nova, é a principal categoria do automobilismo latino-americano.  

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







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Foto: Divulgação ONSV

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