Akio Toyoda, ex-executivo-chefe e atual presidente do conselho da Toyota, deixou claro em entrevista à Automotive News a sua preferência por carros esportivos equipados com motores a combustão, mesmo considerando a possibilidade de um veículo elétrico esportivo.

Conhecido também por sua atuação como piloto sob o pseudônimo Morizo, ele acredita que os carros elétricos ainda não atingiram um nível de desempenho viável para competições, citando a limitação da duração da bateria. Ele sugere que as corridas de carros elétricos se resumiriam a uma competição de recarga ou troca de bateria mais rápida.
“Para mim, como piloto, um carro esportivo de verdade tem que ter cheiro de gasolina e motor barulhento”, disse Toyoda.

Embora esteja investindo em projetos “emissão zero”, como a linha bZ e o conceito FT-Se, a empresa projeta que os carros elétricos não devem exceder 30% de suas vendas globais. A marca também planeja um futuro interessante para os carros a combustão, com a continuidade do Supra e rumores sobre o retorno de modelos clássicos como o Celica e o MR2. Além disso, um novo carro de corrida GT3 pode inspirar um esportivo de rua da Lexus.

Já Sean Hanley, da Toyota Austrália, reforça a ideia de que os motores a combustão e os câmbios manuais ainda terão um longo período de vida. A Toyota reconhece que muitos entusiastas valorizam a experiência única proporcionada pelos carros esportivos movidos a gasolina. Essa postura é notável, considerando o pioneirismo da fabricante nos motores eletrificados com o Prius nos anos 90, o que torna a marca uma possível “salvação” para os fãs de carros tradicionais.
MF