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Home Mundo Ae História

BMW Z3 COMPLETA 30 ANOS

ROADSTER TEVE MAIS DE 290 MIL UNIDADES PRODUZIDAS E FOI UM SUCESSO NAS RUAS E NAS TELAS DE CINEMA

identicon por Marco Fritsch
11/05/2025
em História, MF, Notícias
BMW Z3 (Fotos: Divulgação BMW)

BMW Z3 (Fotos: Divulgação BMW)





Completam-se 30 anos desde o início da produção do Z3 na fábrica do BMW Group em Spartanburg, no estado da Carolina do Sul, nos EUA. O roadster compacto foi o primeiro BMW do gênero a ser produzido fora da Alemanha. A nova fábrica iniciou produção em setembro de 1994 com um sedã Série 3 e um ano depois foi a vez do Z3,  lançamento mundial feito em território americano. Sua história é repleta de sucessos, com 297.087 unidades fabricadas.

Seu primeiro “piloto” foi James Bond, no filme da saga do agente 007, “GoldenEye”— “007 contra GoldenEye” no Brasil. A estreia aconteceu em novembro de 1995 e o Z3 foi o fiel companheiro de Pierce Brosnan nas cenas mais dinâmicas. O carro que aparece no filme está exposto no museu da BMW em Munique.

Capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e posição de dirigir recuada, quase sobre o eixo traseiro

Ainda em 1995, foi lançada no mercado americano uma edição limitada chamada Z3 James Bond Edition, com apenas 20 unidades. O sucesso foi tão grande que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15.000 unidades) já estava vendida.

Um design que segue a receita dos roadsters da BMW

A carroceria do Z3 foi desenhada por Joji Nagashima, que também criou os traços do Série 5 E39 e do Série 3 E90. O Z3 seguiu a clássica fórmula dos roadsters da marca bávara: capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e posição de dirigir recuada, quase sobre o eixo traseiro.

Modelo possui interior requintado

Sem dúvida, o Z3 foi um digno sucessor, em tamanho compacto, do lendário 507 dos anos 1950. Seu desenho combinava perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as aberturas laterais (brânquias). Atualmente, o desenho do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo conta com clubes de fãs ao redor do mundo.

Uma gama de motores completa

Quando foi lançado, o Z3 vinha com motor quatro-cilindros de 1,8 litro, 115 cv (M43B18). Em abril de 1997, chegou o seis-cilindros em linha 2,8 com 193 cv (M52B28). Além disso, a divisão BMW M apresentou o Z3 Roadster M com motor S50B32 3,2-L de 321 cv. Com esse motor, o mesmo do M3 E36, o Z3 ganhou um desempenho memorável.

Detalhe para a alavanca do câmbio manual, na época amplamente disponível

Em 1999, com quase 170.000 unidades vendidas, o Z3 recebeu uma leve reestilização, com uma traseira de visual mais musculoso, novas lanternas e uma dianteira com faróis de bordas cromadas. Mecanicamente, surgiram novidades como o motor 1,9 (M43B19) de 4 cilindros e 117 cv, o seis-cilindros 2,0 (M52B20) de 150 cv e o 2,2 (M52B22) de 170 cv. No topo da gama estavam os seis cilindros 3,0 (M52B30) de 231 cv e a versão M com 325 cv (S54B32).

Z3 Coupé: uma carroceria especial

Dentro da história do Z3, merece destaque a versão Coupé, lançada no verão de 1998 no hemisfério norte. Sua peculiar traseira  remete ao lendário BMW 328 Sportcoupé, com o qual Huschke von Hanstein e Walter Bäumer venceram a Mille Miglia de 1940. Atualmente, o Z3 Coupé é um carro cultuado, com cerca de 18.000 unidades fabricadas.

Coupé teve cerca de 18.000 unidades fabricadas

Os Z3 Coupé foram vendidos apenas com motores seis-cilindros: o Z3 Coupé 2.8i de 193 cv, o 3.0i de 231 cv e as versões M com 321 e 325 cv. Curiosamente, o Z3 M Coupé foi o carro de segurança utilizado na MotoGP durante a temporada de 2000.

Na carroceria roadster, existe uma unidade única e muito especial: o Z3 M V12. Este exemplar, com motor V-12 de 326 cv, foi construído para testar a capacidade do compartimento do motor do Z3.

O Z3 M Coupé foi o carro de segurança utilizado na MotoGP durante a temporada do ano 2000

A BMW também produziu algumas versões especiais Individual, com combinações exclusivas de cores e equipamentos. Algumas dessas edições são “British Traditional”, “Dakkar” e “Kyalami”. Mais comuns foram as versões Sport Edition, disponíveis nos Z3 1.9i, 2.2i e 3.0i. Essa edição especial trazia rodas 17″ (modelos Style 42 ou Style 78), suspensão rebaixada (15 mm menos que um Z3 normal), diferencial autobloqueante e interior com bancos esportivos e detalhes M.

O último Z3

A última unidade fabricada em Spartanburg deixou a linha em 28 de junho de 2002 e está exposta no museu da fábrica. Sem dúvida, uma homenagem a um roadster que proporcionou aos seus donos todo o prazer de dirigir característico da BMW. Os entusiastas dos carros esportivos já há alguns anos consideram o Z3 um clássico, e 2025 é um ano muito especial, marca seus 30 anos.

MF







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