Completam-se 30 anos desde o início da produção do Z3 na fábrica do BMW Group em Spartanburg, no estado da Carolina do Sul, nos EUA. O roadster compacto foi o primeiro BMW do gênero a ser produzido fora da Alemanha. A nova fábrica iniciou produção em setembro de 1994 com um sedã Série 3 e um ano depois foi a vez do Z3, lançamento mundial feito em território americano. Sua história é repleta de sucessos, com 297.087 unidades fabricadas.
Seu primeiro “piloto” foi James Bond, no filme da saga do agente 007, “GoldenEye”— “007 contra GoldenEye” no Brasil. A estreia aconteceu em novembro de 1995 e o Z3 foi o fiel companheiro de Pierce Brosnan nas cenas mais dinâmicas. O carro que aparece no filme está exposto no museu da BMW em Munique.

Ainda em 1995, foi lançada no mercado americano uma edição limitada chamada Z3 James Bond Edition, com apenas 20 unidades. O sucesso foi tão grande que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15.000 unidades) já estava vendida.
Um design que segue a receita dos roadsters da BMW
A carroceria do Z3 foi desenhada por Joji Nagashima, que também criou os traços do Série 5 E39 e do Série 3 E90. O Z3 seguiu a clássica fórmula dos roadsters da marca bávara: capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e posição de dirigir recuada, quase sobre o eixo traseiro.

Sem dúvida, o Z3 foi um digno sucessor, em tamanho compacto, do lendário 507 dos anos 1950. Seu desenho combinava perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as aberturas laterais (brânquias). Atualmente, o desenho do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo conta com clubes de fãs ao redor do mundo.
Uma gama de motores completa
Quando foi lançado, o Z3 vinha com motor quatro-cilindros de 1,8 litro, 115 cv (M43B18). Em abril de 1997, chegou o seis-cilindros em linha 2,8 com 193 cv (M52B28). Além disso, a divisão BMW M apresentou o Z3 Roadster M com motor S50B32 3,2-L de 321 cv. Com esse motor, o mesmo do M3 E36, o Z3 ganhou um desempenho memorável.

Em 1999, com quase 170.000 unidades vendidas, o Z3 recebeu uma leve reestilização, com uma traseira de visual mais musculoso, novas lanternas e uma dianteira com faróis de bordas cromadas. Mecanicamente, surgiram novidades como o motor 1,9 (M43B19) de 4 cilindros e 117 cv, o seis-cilindros 2,0 (M52B20) de 150 cv e o 2,2 (M52B22) de 170 cv. No topo da gama estavam os seis cilindros 3,0 (M52B30) de 231 cv e a versão M com 325 cv (S54B32).
Z3 Coupé: uma carroceria especial
Dentro da história do Z3, merece destaque a versão Coupé, lançada no verão de 1998 no hemisfério norte. Sua peculiar traseira remete ao lendário BMW 328 Sportcoupé, com o qual Huschke von Hanstein e Walter Bäumer venceram a Mille Miglia de 1940. Atualmente, o Z3 Coupé é um carro cultuado, com cerca de 18.000 unidades fabricadas.

Os Z3 Coupé foram vendidos apenas com motores seis-cilindros: o Z3 Coupé 2.8i de 193 cv, o 3.0i de 231 cv e as versões M com 321 e 325 cv. Curiosamente, o Z3 M Coupé foi o carro de segurança utilizado na MotoGP durante a temporada de 2000.
Na carroceria roadster, existe uma unidade única e muito especial: o Z3 M V12. Este exemplar, com motor V-12 de 326 cv, foi construído para testar a capacidade do compartimento do motor do Z3.

A BMW também produziu algumas versões especiais Individual, com combinações exclusivas de cores e equipamentos. Algumas dessas edições são “British Traditional”, “Dakkar” e “Kyalami”. Mais comuns foram as versões Sport Edition, disponíveis nos Z3 1.9i, 2.2i e 3.0i. Essa edição especial trazia rodas 17″ (modelos Style 42 ou Style 78), suspensão rebaixada (15 mm menos que um Z3 normal), diferencial autobloqueante e interior com bancos esportivos e detalhes M.
O último Z3
A última unidade fabricada em Spartanburg deixou a linha em 28 de junho de 2002 e está exposta no museu da fábrica. Sem dúvida, uma homenagem a um roadster que proporcionou aos seus donos todo o prazer de dirigir característico da BMW. Os entusiastas dos carros esportivos já há alguns anos consideram o Z3 um clássico, e 2025 é um ano muito especial, marca seus 30 anos.
MF