Em cerimônia em realizada em 25/5, a Changan entregou as primeiras 1.000 unidades do sedã elétrico Oshan 520, equipado com a bateria intercambiável Choco-SEB da Contemporary Amperex Technology Limited (CATL). Os veículos serão operados por uma empresa de táxi de Chongqing, cidade localizada no sudoeste da China. A Changan também destacou que recebeu mais de 15 mil pedidos do Oshan 520 de clientes corporativos.

O evento marca a primeira aplicação em grande escala de veículos equipados com a baterias padronizados Choco-SEB, da CATL. Em dezembro de 2024, a CATL, maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos, lançou o projeto Choco-SEB (iniciais em inglês de Swapping Electric Blocks, troca de blocos elétricos). O projeto proposto pela CATL visa padronizar as trocas de baterias em toda a China e construir 30 mil estações de troca. Empresas como a GAC, FAW, SAIC, BAIC, SGMW e Nio se juntaram ao projeto de troca de baterias da CATL.
Chongqing, a primeira cidade a adotar a bateria Choco-SEB
Durante a cerimônia de entrega, executivos da Changan destacaram que Chongqing se tornou a primeira cidade a adotar os novos postos de troca de baterias Choco-SEB, da CATL. Vale ressaltar, que o local também abriga a sede da Changan.
A CATL já concluiu a construção de 34 estações de troca de baterias Choco-SEB em Chongqing, e o número de estações na cidade ultrapassará 50 até o final deste ano, de acordo com a empresa. A empresa ressaltou que tem como meta um total de 1.000 estações de troca de baterias em 31 cidades até o final deste ano.

As estações de troca Choco-SEB têm capacidade de armazenar entre 14 a 30 baterias. A troca de uma bateria vazia por uma cheia leva menos de 2 minutos, e a capacidade diária é de 822 trocas. O custo da assinatura de troca de bateria Choco-SEB será de 0,1 yuan/km (R$ 0,08), de acordo com a CATL.
Changan Oshan 520
O Changan Oshan 520 é a versão elétrica a bateria (BEV) do sedã Changan Eado, movido a gasolina. Seu preço é de 166.800 yuans (R$ 130 mil) em conversão direta. O 520 mede 4.770 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.470 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.765 mm. O peso em ordem de marcha é de 1.535 kg.
É equipado com um único motor síncrono de ímã permanente TZ180XS001, posicionado no eixo dianteiro e que desenvolve potência máxima de 141 cv e torque máximo de 19,3 m·kgf. A velocidade máxima é limitada a 135 km/h. Já o pacote de bateria aplicado no Oshan 520 será o de 25# destinado a veículos com distância entre eixos de até 2,90 metros. A bateria é de fosfato de ferro-lítio (LFP) 56 kW·h. A Changan declara alcance de 515 km (ciclo CLTC).

Visualmente, o Oshan apresenta maçanetas tradicionais, grade sem moldura e faróis com luzes de LED. O interior do 520 adota painel de instrumentos de 10,25 polegadas e uma central multimídia do tipo flutuante de 15,6 polegadas. Os bancos são revestidos de couro, sendo que o do motorista conta com ventilação e aquecimento. No quesito segurança, o Oshan 520 oferece assistente de direção inteligente nível L2, que incluem controle de cruzeiro adaptativo, centralização de faixa e estacionamento automático. Entre os opcionais, há o sistema de câmeras de 540 graus.

Além do Changan Oshan 520, a CATL divulgou um total de dez novos modelos que serão lançados ainda em 2025, que já estarão aptos a acessar as estações de troca de baterias, entre os veículos incluídos na lista estão o GAC Aion S, o Hongqi E-QM5, o SAIC Maxus Mifa 9 e também o compacto Wuling Bingo — embora este último provavelmente fará uso do pacote 20#, destinado a carros pequenos com distância entre eixos de 2,20 a 2,30 metros.
AN