• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AN

CHANGAN INICIA ENTREGA DO SEDÃ ELÉTRICO OSHAN 520 COM A TECNOLOGIA DE TROCA DE BATERIA DA CATL

O PRIMEIRO LOTE DE 1.000 UNIDADES FOI DESTINADO A UMA EMPRESA DE TÁXI DA CIDADE DE CHONGQUIG

Anderson Nunes por Anderson Nunes
29/05/2025
em AN, China, Notícias
Fotos: Changan

Fotos: Changan





Em cerimônia em realizada em 25/5, a Changan entregou as primeiras 1.000 unidades do sedã elétrico Oshan 520, equipado com a bateria intercambiável Choco-SEB da Contemporary Amperex Technology Limited (CATL). Os veículos serão operados por uma empresa de táxi de Chongqing, cidade localizada no sudoeste da China. A Changan também destacou que recebeu mais de 15 mil pedidos do Oshan 520 de clientes corporativos.

A cerimônia de entrega do primeiro lote de 1.000 táxis foram realizadas na Praça Dadukou, no Distrito de Chongqing(Foto: Changan)

O evento marca a primeira aplicação em grande escala de veículos equipados com a baterias padronizados Choco-SEB, da CATL. Em dezembro de 2024, a CATL, maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos, lançou o projeto Choco-SEB (iniciais em inglês de Swapping Electric Blocks, troca de blocos elétricos). O projeto proposto pela CATL visa padronizar as trocas de baterias em toda a China e construir 30 mil estações de troca. Empresas como a GAC, FAW, SAIC, BAIC, SGMW e Nio se juntaram ao projeto de troca de baterias da CATL.

Chongqing, a primeira cidade a adotar a bateria Choco-SEB

Durante a cerimônia de entrega, executivos da Changan destacaram que Chongqing se tornou a primeira cidade a adotar os novos postos de troca de baterias Choco-SEB, da CATL. Vale ressaltar, que o local também abriga a sede da Changan.

A CATL já concluiu a construção de 34 estações de troca de baterias Choco-SEB em Chongqing, e o número de estações na cidade ultrapassará 50 até o final deste ano, de acordo com a empresa. A empresa ressaltou que tem como meta um total de 1.000 estações de troca de baterias em 31 cidades até o final deste ano.

Changan Oshan 520 o primeiro modelo do mundo equipado com a bateria Choco-SEB (Troca de Blocos Elétricos), CATL. Trata-se de um audacioso projeto que visa padronizar a troca de baterias em toda a China (Foto: Changan)

As estações de troca Choco-SEB têm capacidade de armazenar entre 14 a 30 baterias. A troca de uma bateria vazia por uma cheia leva menos de 2 minutos, e a capacidade diária é de 822 trocas. O custo da assinatura de troca de bateria Choco-SEB será de 0,1 yuan/km (R$ 0,08), de acordo com a CATL.

Changan Oshan 520

O Changan Oshan 520 é a versão elétrica a bateria (BEV) do sedã Changan Eado, movido a gasolina. Seu preço é de 166.800 yuans (R$ 130 mil) em conversão direta. O 520 mede 4.770 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.470 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.765 mm. O peso em ordem de marcha é de 1.535 kg.

É equipado com um único motor síncrono de ímã permanente TZ180XS001, posicionado no eixo dianteiro e que desenvolve potência máxima de 141 cv e torque máximo de 19,3 m·kgf. A velocidade máxima é limitada a 135 km/h. Já o pacote de bateria aplicado no Oshan 520 será o de 25# destinado a veículos com distância entre eixos de até 2,90 metros. A bateria é de fosfato de ferro-lítio (LFP) 56 kW·h. A Changan declara alcance de 515 km (ciclo CLTC).

Oshan 520, o modelo marca uma nova etapa na era da mobilidade elétrica, já que os usuários podem concluir a substituição da bateria em apenas 2 minutos. (Foto: Changan)

Visualmente, o Oshan apresenta maçanetas tradicionais, grade sem moldura e faróis com luzes de LED. O interior do 520 adota painel de instrumentos de 10,25 polegadas e uma central multimídia do tipo flutuante de 15,6 polegadas. Os bancos são revestidos de couro, sendo que o do motorista conta com ventilação e aquecimento. No quesito segurança, o Oshan 520 oferece assistente de direção inteligente nível L2, que incluem controle de cruzeiro adaptativo, centralização de faixa e estacionamento automático. Entre os opcionais, há o sistema de câmeras de 540 graus.

Muita tecnologia e conforto a bordo, esses serão os atributos que o profissional taxista terá à sua disposição a bordo do Changan Oshan 520. (Foto: Changan)

Além do Changan Oshan 520, a CATL divulgou um total de dez novos modelos que serão lançados ainda em 2025, que já estarão aptos a acessar as estações de troca de baterias, entre os veículos incluídos na lista estão o GAC Aion S, o Hongqi E-QM5, o SAIC Maxus Mifa 9 e também o compacto Wuling Bingo — embora este último provavelmente fará uso do pacote 20#, destinado a carros pequenos com distância entre eixos de 2,20 a 2,30 metros.

AN

 

 







Tags: carro elétricocarros chinesesCATLChangan
Próximo
Fotos: Divulgação Ford

FORD MAVERICK COM NOVO DESENHO, VERSÕES E EQUIPAMENTOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17