A Ford Maverick estreou globalmente em 2021 e agora traz sua primeira atualização. Além de renovar o visual e ganhar mais itens de tecnologia, segurança e conforto, a família cresceu e passa a oferecer três versões: a fora de estrada Tremor, a esportiva Lariat Black e a Hybrid, esta última programada para o segundo semestre.
Motor atualizado
As versões Lariat Black e Tremor são equipadas com o motor 2-litros turbocarregado a gasolina de 253 cv a 5.500 rpm e 38,7 m·kgf a 3.000 rpm, acoplado ao câmbio automático epicíclico de 8 marchas.
Além de nova calibração, as mudanças no motor incluem a adoção de novos componentes nos sistemas de ventilação do cárter, arrefecimento, temporização árvore de comando de válvulas, borboleta eletrônica, comando de válvulas variável, sensores, arquitetura do cabeçote e recirculação de gases de escapamento.

Segundo a fabricante, embora os valores nominais de potência e torque sejam os mesmos, com essa atualização as curvas de desempenho do motor ficaram bem melhores, Isso pode ser sentido nas respostas mais fortes e rápidas do acelerador em baixa rotação.
Tecnologia e segurança
Por fora, as novidades estéticas estão presentes na grade do radiador, para-choque dianteiro, nos faróis de LED em formato de C, nos alargadores de para-lama e no oval Ford em preto. Já o interior ficou mais tecnológico, com nova multimídia SYNC 4 de 13,2” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado, quadro de instrumentos digital de 8”, sistema sem fio para recarregar a bateria do celular, som da marca B&O e atualizações remotas do sistema.
A picape conta ainda com teto solar elétrico e porta-objetos sob o banco traseiro, além de banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções e retrovisores com aquecimento. A caçamba agora traz capota marítima como item de série em toda a linha.

Em relação à segurança, o modelo vem com controle de cruzeiro adaptativo com para e anda, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista (incluindo à ré), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego transversal e cobertura de reboque.
O pacote se completa com sete bolsas infláveis, assistente de partida em rampa, controle de descida, assistente de manobras evasivas, farol alto automático e sensor de chuva. O assistente de reboque, que auxilia no engate e nas manobras usando algoritmos de “machine learning”, o controle de oscilação de reboque e a câmera 360° são outras exclusividades.
Versões Tremor e Lariat Black
A Maverick Tremor tem visual diferenciado pelos frisos laranja na grade do radiador e detalhes da mesma cor no para-choque, nas rodas de 17” e emblemas. No interior, em tom escuro, há bancos dianteiros com aquecimento e o emblema Tremor aplicado no encosto, além de volante com aquecimento e borboletas para trocas de marcha.

Como toda a família Tremor, ela agrega recursos que aumentam a capacidade fora de estrada: suspensão exclusiva, tração integral, pneus 235/65 R17 All-Terrain Plus, bloqueio do diferencial traseiro e controle automático de velocidade fora de estrada com função “um-pedal”. Conta ainda com seis modos de condução, incluindo o novo Off-Road — além do Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar.
A sua disposição todo-terreno é reforçada pelo aumento dos ângulos de entrada (30,9°), saída (21,3°) e transposição de rampa (20°) e maior vão livre do solo da carroceria (226 mm). Ela tem capacidade para transportar 477 kg, 943 litros e rebocar 499 kg.
O nome da Maverick Lariat Black remete aos detalhes escurecidos da carroceria, que incluem a grade do radiador, as rodas de 17” e adesivos no capô do motor na cor preta. Ela também se sai bem nas trilhas, com tração integral, pneus 225/65 R17 All-Terrain, assistente de reboque e cinco modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar. Sua capacidade de carga é de 618 kg.
Cores e conectividade

A linha oferece nove opções de cores: azul, branco (três tonalidades), cinza (duas tonalidades), preto, verde e vermelho.
A picape conta ainda com os recursos de conectividade do modem embarcado e do aplicativo FordPass, que permitem partida remota e acionamento do ar-condicionado, travamento e destravamento das portas e localização do veículo, além do acompanhamento preventivo inteligente para alerta em caso de falhas.
Preços
Maverick Lariat Black — R$ 219.900
Maverick Tremor — R$ 239.900
MF