Apresentado oficialmente ao mercado brasileiro há menos de um ano, o Chevrolet Blazer EV chega com a missão de representar a nova era da mobilidade da marca, posicionando-se como um suve elétrico de proposta premium e desempenho respeitável. Estive presentes noseu lançamento oficial, ocasião na qual realizei as primeiras impressões ao dirigir no Autódromo Capuava, em Indaiatuba, SP, circuito que me permitiu conhecer suas capacidades dinâmicas com segurança e liberdade. Agora tive a oportunidade de conviver com o Blazer EV no uso diário, avaliando aspectos práticos e de convivência que vão além do desempenho e dos dados técnicos.

Primeiras impressões confirmadas
No primeiro contato, ficou claro que o Blazer EV é um veículo que impressiona. Seu estilo imponente, proporções generosas e presença visual forte o tornam imediatamente notado nas ruas. No Capuava, pudemos comprovar sua desenvoltura em curvas e retas, com acelerações vigorosas e estabilidade compatível com sua proposta. Já no ambiente urbano e em rodovias, o Blazer EV se revela como um suve confortável, refinado e extremamente competente em entregar uma experiência de condução tranquila e segura.

A paz de espírito dos 500 km
Um dos maiores receios ainda associados aos carros elétricos está relacionado ao alcance proporcionado pela bateria. Felizmente, esse não é um problema para o Blazer EV. Em nossa semana de uso urbano e rodoviário, foi possível comprovar a tranquilidade que é contar com cerca de 500 km de alcance real por carga. Esse dado, claro, depende do modo de condução, do uso de ar-condicionado e de outros fatores, mas não houve necessidade de recarga ao longo de uma rotina diária típica — algo que, para a maioria dos usuários, elimina qualquer “ansiedade de alcance”.

O alcance homologado junto ao Inmetro é de 481 km, tornando o Blazer EV RS o segundo suve elétrico de maior alcance à venda no Brasil, perdendo apenas para o BMW iX (540 km).
O sistema de recarga também é um ponto forte. O modelo suporta carregamento rápido em corrente contínua de até 190 kW, o que permite recuperar cerca de 130 km de alcance em apenas 10 minutos. Em modo AC, corrente alternada, permite carga de até 22 kW de potência. No carregador doméstico de 6 kW da InCharge que possuo em minha residência foi possível ter 100% de carga todas as manhãs, mesmo em dias de maior quilometragem rodada.

A eficiência energética está claramente ligada à calibração geral do sistema motriz e ao conjunto de pneus de baixa resistência à rolagem de medida 275/45 R21, que operam à elevada pressão elevada de 38 lb/pol². Essa escolha certamente contribui para o bom alcance, mas cobra um preço em conforto. Mesmo em pisos razoáveis, nota-se uma aspereza superior à ideal, o que pode incomodar passageiros mais sensíveis ou exigentes nesse quesito.

Conforto, espaço e tecnologia
A cabine do Blazer EV é um dos pontos altos. O espaço interno é generoso em todas as direções, acomodando com folga cinco adultos e suas bagagens com seu porta-malas de 436 litros. Os materiais utilizados transmitem qualidade, e a ergonomia é bem resolvida, com ajustes amplos de bancos e volante.

O sistema multimídia com Google built-in nativo é outro destaque, ou desafio, dependendo do perfil do usuário. Ele permite acesso direto a recursos como Google Maps, Google Assistente e outras funcionalidades integradas (OnStar, MyChevrolet e WiFi), sem necessidade de espelhamento do celular. No entanto, essa centralização em um ecossistema Google exige um período de aprendizado: quem está habituado a soluções mais simples ou sistemas nativos menos integrados pode sentir certa dificuldade inicial. A promessa de maior conectividade e atualização constante é real, mas cobra engajamento do usuário.

Desempenho e engenharia de respeito
A versão RS, única disponível no Brasil até o momento, é tem um motor elétrico no eixo traseiro para tração para suas rodas. A potência máxima é de 347 cv e 44,9 m·kgf de torque máximo, disponíveis instantaneamente como é típico nos elétricos. Esse conjunto garante aceleração vigorosa e retomadas rápidas, contribuindo para a sensação de segurança e domínio ao volante.

A suspensão independente nas quatro rodas com sistema de braços superpostos na dianteira e multibraço na traseira privilegia o conforto sem abrir mão da estabilidade, mesmo com o peso em ordem de marcha de 2.495 kg, resultado da grande bateria modular de 102 kW·h. A distribuição de peso, favorecida pela arquitetura Ultium e pelo centro de gravidade baixo, também colabora para o bom comportamento dinâmico, especialmente em curvas rápidas e frenagens intensas.

Os freios são a disco nas quatro rodas, com opção do modo “um-pedal” que permite dirigir quase sem tocar no pedal de freio, tamanha a intensidade da desaceleração produzida pela regeneração. O botão adicional que incrementa a frenagem regenerativa posicionado do lado esquerdo do volante é um bom recurso para descidas de serras mais íngremes, pois no dia a dia, a falta de modulação na sua atuação acaba incomodando os mais exigentes. Diferente do sistema de alavanca que era utilizado nos Chevrolet Bolt e Bolt EUV, onde a modulação era mais progressiva.

Um elétrico premium — mas a rede está pronta?
A GM se propôs a disputar espaço num segmento de maior valor agregado com o Blazer EV. A estratégia é ousada, e o produto, em termos técnicos, tem atributos para tanto. Mas permanece a dúvida: a rede de concessionárias, tradicionalmente focada em modelos de volume, está preparada para atender um público mais exigente, que busca não apenas o carro, mas também uma experiência de compra e pós-venda diferenciadas?

Veículos premium exigem vendedores capacitados, oficinas treinadas e processos mais personalizados. A reinserção da GM nesse segmento passa necessariamente por uma transformação de mentalidade e estrutura em sua rede de concessionárais — algo que pode levar tempo, mas é essencial para consolidar a imagem do Blazer EV como um legítimo suve de luxo.
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Um carro grande em um país de ruas pequenas
Outro aspecto relevante diz respeito às dimensões do Blazer EV. Com 4.884 mm de comprimento, 1.982 mm de largura sem contar os espelhos e 1.650 mm de altura, além de generosos 3.094 mm de entre-eixos, ele se sente, por vezes, grande demais para ruas estreitas, estacionamentos apertados e vias congestionadas das cidades brasileiras. Apesar disso, a dirigibilidade é surpreendentemente boa, e recursos como sensores de 360°, assistente de manobras e câmeras de alta definição ajudam a compensar o tamanho avantajado.

Sua presença nas ruas, no entanto, não passa despercebida. Trata-se de um carro que desfila com elegância, chamando atenção por onde passa. A combinação de design moderno, iluminação em LED e detalhes cromados contribui para essa percepção de sofisticação, alinhada com sua proposta.

Preço e posicionamento
Na matéria do lançamento estimei o preço entre R$ 450 a R$ 500 mil e o valor anunciado após a matéria ter sido publicada foi de R$ 479 mil. Hoje osite da marca indica preço a partir de R$ 503.190. Esse valor o posiciona como rival direto de modelos de marcas premium como BMW iX3 e Audi Q6 e-tron, com a vantagem de oferecer maior alcance e espaço interno, porém sem a tração integral que aqueles modelos oferecem. O desafio da GM será manter esse conjunto competitivo frente às constantes evoluções e às atualizações frequentes da concorrência, e principalmente ao ataque dos fabricantes chineses nesse segmento.

Conclusão
O Chevrolet Blazer EV representa uma guinada importante na estratégia da marca no Brasil. Com um conjunto muito bem acertado, alcance elevado e forte apelo visual, é uma excelente opção para quem busca um suve elétrico com espaço, desempenho e sofisticação. Ainda há pontos a serem aprimorados, como a calibração do conforto de rodagem e a curva de aprendizado da central multimídia, mas no geral, trata-se de um produto competitivo e tecnicamente bem resolvido.

Resta agora acompanhar como será sua aceitação pelo público e, principalmente, como a rede Chevrolet lidará com esse novo perfil de cliente. O desafio está lançado, até a presente data já foram vendidas 116 unidades — e o Blazer EV RS se posiciona como uma opção interessante da nova safra de elétricos disponíveis no mercado nacional.
GB
FICHA TÉCNICA CHEVROLET BLAZER EV RS 2025 | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico, assíncrono trifásico transversal traseiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 347 / n.d. |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 44,9 / n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Descrição | Redutor de velocidade por par de engenagens de acoplamento direto com direcneial integrado, tração traseira |
Relação do redutor (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida e indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
De serviço | A disco nas 4 rodas, duplo-circuito na diagonal, servoassistido a vácuo por bomba de vácuo, complementado pela frenagem regenerativa |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 331 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 345 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem; freio de estacionamento eletromecânico com ação nas rodas traseiras |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8,5J x 21 |
Pneus | 275/45 R21 |
Estepe | kit de reparo e bomba elétrica |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.495 |
Carga máxima | 427 |
Bruto total | 2.922 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, suve, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro em alumínio |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 2,61 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.884 |
Largura sem/com espelhos | 1.982 / 2.199 |
Altura | 1.650 |
Distância entre eixos | 3.094 |
Distância mínima do solo | n.d. |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 436 |
ELETRICIDADE | |
Bateria | Íons de lítio modular Ultium |
Capacidade da bateria (kW·h) | 102 |
Carregamento da bateria (kW) | 22 (AC) / 190 (DC) |
Carregador | Tipo 2 com provisão para carregamento rápido (DC) |
Tempo de recarga (minutos) | 40 (até 80%) a 190 kW DC |
Alcance Inmetro PBEV (km) | 481 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 190 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade / Estrada (km/kWºh) | n.d. |
GARANTIA | |
Veículo (tempo) | 3 anos |
Bateria (tempo/quilometragem) | 8 anos / 160.000 km |
SEGURANÇA |
8 bolsas infláveis (2 frontais; 2 joelho, motorista e passageiro; 2 laterais; 2 cortina) |
Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular |
Alarme antifurto |
Alarme de pânico remoto |
Alerta de colisão de tráfego transversal dianteiro com frenagem automática |
Alerta de colisão de tráfego transversal traseiro com frenagem automática |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de detecção frontal de pedestres e ciclistas |
Alerta de esquecimento de objeto no banco traseiro |
Alerta de pressão dos pneus |
Alerta de qualquer cinto de segurança desatado |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis e lanternas traseiras Full LED |
Farol alto adaptativo |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Frenagem automática de emergencial |
Modo de condução “motorista iniciante”, com limitadores de volume, velocidade e alerta de velocidade |
OnStar: Sistema que integra as tecnologias de GPS e telemática veicular para suporte de segurança e emergência ao cliente, contando com Centro de Atendimento OnStar integrado 24 horas por dia, 7 dias por semana |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema assistente de permanência em faixa |
ITENS DE APARÊNCIA |
Antena tipo barbatana de tubarão |
Rack de teto (barras longitudinais) em preto de alto brilho |
Rodas de liga de alumínio aro 21 com superfície usinada |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de presença |
Acionamento eletromecânico do freio de estacionamento através de botão No lado esquerdo da coluna de direção |
Aquecimento do volante |
Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema automático de recirculação e filtro de ar |
Câmera 360 graus em alta definição |
Câmera com função de linhas de reboque |
Carcaças dos espelhos retrovisores externos na cor do veículo |
Carregador sem fio por indução para dispositivos compatíveis |
Chave principal e reserva de presença com botão de pânico e gravata Chevrolet em acabamento preto |
Controle de cruzeiro adaptativo |
Controles de rádio e telefone através de botões no volante |
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Energização do motor por sensor de presença, sem chave e sem botão |
Espelho retrovisor interno com câmera de vídeo |
Espelhos retrovisores externos com acionamento elétrico, rebatimento e aquecimento e função de abaixar orientação do direito ao engatar ré |
Indicador de distância do veículo à frente |
Limpador da câmera de ré |
Memória dos ajustes de banco e de retrovisor do motorista |
Painel de instrumentos com tela LCD 11? em cores e configurável |
Partida remota através de botão na chave |
Projeção no para-brisa de informações para o motorista |
Sensor de chuva |
Teto solar elétrico panorâmico |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
Volante de direção com regulagem em altura e distância |
BANCOS |
Aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros laterais |
Banco do motorista com ajuste elétrico de altura, distância, lombar, inclinação e reclinação do encosto e do assento |
Banco do motorista e do passageiro ventilados |
Banco do passageiro com ajuste elétrico de altura, de distância, de inclinação do encosto e do assento |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
ENTRETENIMENTO |
Controles de rádio e do celular no volante |
Portas USB dianteiras (2 USB-C console frontal e 1 descansa-braço) e traseiras (2 USB-C) |
Sistema de som Bose® Premium |
Tela tátil LCD de 17,7? com o sistema Google built-In*, radio AM/FM, entradas USB, função áudio streaming, comandos de voz, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo |
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos |
CORES EXTERNAS |
Branco Abalone metálica |
Prata Shark metálica |
Preto Global sólida |
Vermelho Radiant metálica |