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Home Avaliações

CHEVROLET BLAZER EV RS, ELEGÂNCIA COM ALCANCE DE SOBRA

identicon por Gerson Borini
29/05/2025
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Apresentado oficialmente ao mercado brasileiro há menos de um ano, o Chevrolet Blazer EV chega com a missão de representar a nova era da mobilidade da marca, posicionando-se como um suve elétrico de proposta premium e desempenho respeitável. Estive presentes noseu lançamento oficial, ocasião na qual realizei as primeiras impressões ao dirigir no Autódromo Capuava, em Indaiatuba, SP, circuito que me permitiu conhecer suas capacidades dinâmicas com segurança e liberdade. Agora tive a oportunidade de conviver com o Blazer EV no uso diário, avaliando aspectos práticos e de convivência que vão além do desempenho e dos dados técnicos.

Um desenho que respira esportividade

Primeiras impressões confirmadas

No primeiro contato, ficou claro que o Blazer EV é um veículo que impressiona. Seu estilo imponente, proporções generosas e presença visual forte o tornam imediatamente notado nas ruas. No Capuava, pudemos comprovar sua desenvoltura em curvas e retas, com acelerações vigorosas e estabilidade compatível com sua proposta. Já no ambiente urbano e em rodovias, o Blazer EV se revela como um suve confortável, refinado e extremamente competente em entregar uma experiência de condução tranquila e segura.

Frente ampla exalta a largura do veículo

A paz de espírito dos 500 km

Um dos maiores receios ainda associados aos carros elétricos está relacionado ao alcance proporcionado pela bateria. Felizmente, esse não é um problema para o Blazer EV. Em nossa semana de uso urbano e rodoviário, foi possível comprovar a tranquilidade que é contar com cerca de 500 km de alcance real por carga. Esse dado, claro, depende do modo de condução, do uso de ar-condicionado e de outros fatores, mas não houve necessidade de recarga ao longo de uma rotina diária típica — algo que, para a maioria dos usuários, elimina qualquer “ansiedade de alcance”.

Quadro de instrumentos permite configurações mais completas e mais simples de informações

O alcance homologado junto ao Inmetro é de 481 km, tornando o Blazer EV RS o segundo suve elétrico de maior alcance à venda no Brasil, perdendo apenas para o BMW iX (540 km).

O sistema de recarga também é um ponto forte. O modelo suporta carregamento rápido em corrente contínua de até 190 kW, o que permite recuperar cerca de 130 km de alcance em apenas 10 minutos. Em modo AC, corrente alternada, permite carga de até 22 kW de potência. No carregador doméstico de 6 kW da InCharge que possuo em minha residência foi possível ter 100% de carga todas as manhãs, mesmo em dias de maior quilometragem rodada.

Linha de cintura alta na traseira, mas sem prejuízo para a visibilidade

A eficiência energética está claramente ligada à calibração geral do sistema motriz e ao conjunto de pneus de baixa resistência à rolagem de medida 275/45 R21, que operam à elevada pressão elevada de 38 lb/pol². Essa escolha certamente contribui para o bom alcance, mas cobra um preço em conforto. Mesmo em pisos razoáveis, nota-se uma aspereza superior à ideal, o que pode incomodar passageiros mais sensíveis ou exigentes nesse quesito.

Pressão elevada dos pneus torna o rodar mais áspero

Conforto, espaço e tecnologia

A cabine do Blazer EV é um dos pontos altos. O espaço interno é generoso em todas as direções, acomodando com folga cinco adultos e suas bagagens com seu porta-malas de 436 litros. Os materiais utilizados transmitem qualidade, e a ergonomia é bem resolvida, com ajustes amplos de bancos e volante.

Um verdadeiro cockpit voltado para o motorista

O sistema multimídia com Google built-in nativo é outro destaque, ou desafio, dependendo do perfil do usuário. Ele permite acesso direto a recursos como Google Maps, Google Assistente e outras funcionalidades integradas (OnStar, MyChevrolet e WiFi), sem necessidade de espelhamento do celular. No entanto, essa centralização em um ecossistema Google exige um período de aprendizado: quem está habituado a soluções mais simples ou sistemas nativos menos integrados pode sentir certa dificuldade inicial. A promessa de maior conectividade e atualização constante é real, mas cobra engajamento do usuário.

Central multimídia é bem completa mas exige um tempo para se adaptar ao seu funcionamento

Desempenho e engenharia de respeito

A versão RS, única disponível no Brasil até o momento, é tem um motor elétrico no eixo traseiro para tração para suas rodas. A potência máxima é de 347 cv e 44,9 m·kgf de torque máximo, disponíveis instantaneamente como é típico nos elétricos. Esse conjunto garante aceleração vigorosa e retomadas rápidas, contribuindo para a sensação de segurança e domínio ao volante.

Sistemas de gerenciamento de carga ficam cobertos no compartimento frontal

A suspensão independente nas quatro rodas com sistema de braços superpostos na dianteira e multibraço na traseira privilegia o conforto sem abrir mão da estabilidade, mesmo com o peso em ordem de marcha de 2.495 kg, resultado da grande bateria modular de 102 kW·h. A distribuição de peso, favorecida pela arquitetura Ultium e pelo centro de gravidade baixo, também colabora para o bom comportamento dinâmico, especialmente em curvas rápidas e frenagens intensas.

Lanternas em LED e emblema-logotipo escurecido para a versão RS

Os freios são a disco nas quatro rodas, com opção do modo “um-pedal” que permite dirigir quase sem tocar no pedal de freio, tamanha a intensidade da desaceleração produzida pela regeneração. O botão adicional que incrementa a frenagem regenerativa posicionado do lado esquerdo do volante é um bom recurso para descidas de serras mais íngremes, pois no dia a dia, a falta de modulação na sua atuação acaba incomodando os mais exigentes. Diferente do sistema de alavanca que era utilizado nos Chevrolet Bolt e Bolt EUV, onde a modulação era mais progressiva.

Posição de dirigir é bem confortável

Um elétrico premium — mas a rede está pronta?

A GM se propôs a disputar espaço num segmento de maior valor agregado com o Blazer EV. A estratégia é ousada, e o produto, em termos técnicos, tem atributos para tanto. Mas permanece a dúvida: a rede de concessionárias, tradicionalmente focada em modelos de volume, está preparada para atender um público mais exigente, que busca não apenas o carro, mas também uma experiência de compra e pós-venda diferenciadas?

Bom espaço na dianteira e conforto para o motorista

Veículos premium exigem vendedores capacitados, oficinas treinadas e processos mais personalizados. A reinserção da GM nesse segmento passa necessariamente por uma transformação de mentalidade e estrutura em sua rede de concessionárais — algo que pode levar tempo, mas é essencial para consolidar a imagem do Blazer EV como um legítimo suve de luxo.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Um carro grande em um país de ruas pequenas

Outro aspecto relevante diz respeito às dimensões do Blazer EV. Com 4.884 mm de comprimento, 1.982 mm de largura sem contar os espelhos e 1.650 mm de altura, além de generosos 3.094 mm de entre-eixos, ele se sente, por vezes, grande demais para ruas estreitas, estacionamentos apertados e vias congestionadas das cidades brasileiras. Apesar disso, a dirigibilidade é surpreendentemente boa, e recursos como sensores de 360°, assistente de manobras e câmeras de alta definição ajudam a compensar o tamanho avantajado.

Porta de carregamento elétrico fica camuflada no para-lama dianteiro esquerdo

Sua presença nas ruas, no entanto, não passa despercebida. Trata-se de um carro que desfila com elegância, chamando atenção por onde passa. A combinação de design moderno, iluminação em LED e detalhes cromados contribui para essa percepção de sofisticação, alinhada com sua proposta.

Moldura em preto brilhante na parte baixa da carroceria eleva a altura aparente do veículo

Preço e posicionamento

Na matéria do lançamento estimei o preço entre R$ 450 a R$ 500 mil e o valor anunciado após a matéria ter sido publicada foi de R$ 479 mil. Hoje osite da marca indica preço a partir de R$ 503.190. Esse valor o posiciona como rival direto de modelos de marcas premium como BMW iX3 e Audi Q6 e-tron, com a vantagem de oferecer maior alcance e espaço interno, porém sem a tração integral que aqueles modelos oferecem. O desafio da GM será manter esse conjunto competitivo frente às constantes evoluções e às atualizações frequentes da concorrência, e principalmente ao ataque dos fabricantes chineses nesse segmento.

Para-brisa é grande e bem inclinado, e poderia ter uma faixa degradê

Conclusão

O Chevrolet Blazer EV representa uma guinada importante na estratégia da marca no Brasil. Com um conjunto muito bem acertado, alcance elevado e forte apelo visual, é uma excelente opção para quem busca um suve elétrico com espaço, desempenho e sofisticação. Ainda há pontos a serem aprimorados, como a calibração do conforto de rodagem e a curva de aprendizado da central multimídia, mas no geral, trata-se de um produto competitivo e tecnicamente bem resolvido.

Foto AE

Resta agora acompanhar como será sua aceitação pelo público e, principalmente, como a rede Chevrolet lidará com esse novo perfil de cliente. O desafio está lançado, até a presente data já foram vendidas 116 unidades — e o Blazer EV RS se posiciona como uma opção interessante da nova safra de elétricos disponíveis no mercado nacional.

GB

FICHA TÉCNICA CHEVROLET BLAZER EV RS 2025
MOTOR
Descrição Elétrico, assíncrono trifásico transversal traseiro
Potência máxima (cv/rpm) 347 / n.d.
Torque máximo (m·kgf/rpm) 44,9 / n.d.
TRANSMISSÃO
Descrição Redutor de velocidade por par de engenagens de acoplamento direto com direcneial integrado, tração traseira
Relação do redutor (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida e indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
Relação de direção média (:1) n.d.
N° de voltas entre batentes 2,7
FREIOS
De serviço A disco nas 4 rodas, duplo-circuito na diagonal, servoassistido a vácuo por bomba de vácuo, complementado pela frenagem regenerativa
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 331
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / 345
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de  frenagem e assistência à frenagem; freio de estacionamento eletromecânico com ação nas rodas traseiras
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8,5J x 21
Pneus 275/45 R21
Estepe kit de reparo e bomba elétrica
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.495
Carga máxima 427
Bruto total 2.922
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) n.d.
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço, suve, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro em alumínio
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal calculada (m²) 2,61
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.884
Largura sem/com espelhos 1.982 / 2.199
Altura 1.650
Distância entre eixos 3.094
Distância mínima do solo n.d.
CAPACIDADES
Porta-malas (L) 436
ELETRICIDADE
Bateria Íons de lítio modular Ultium
Capacidade da bateria (kW·h) 102
Carregamento da bateria (kW) 22 (AC) / 190 (DC)
Carregador Tipo 2 com provisão para carregamento rápido (DC)
Tempo de recarga (minutos) 40 (até 80%) a 190 kW DC
Alcance Inmetro PBEV (km) 481
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,8
Velocidade máxima (km/h) 190
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade / Estrada (km/kWºh) n.d.
GARANTIA
Veículo (tempo) 3 anos
Bateria (tempo/quilometragem) 8 anos / 160.000 km

 

SEGURANÇA
8 bolsas infláveis (2 frontais; 2 joelho, motorista e passageiro; 2 laterais; 2 cortina)
Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
Alarme antifurto
Alarme de pânico remoto
Alerta de colisão de tráfego transversal dianteiro com frenagem automática
Alerta de colisão de tráfego transversal traseiro com frenagem automática
Alerta de colisão frontal
Alerta de detecção frontal de pedestres e ciclistas
Alerta de esquecimento de objeto no banco traseiro
Alerta de pressão dos pneus
Alerta de qualquer cinto de segurança desatado
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis
Faróis e lanternas traseiras Full LED
Farol alto adaptativo
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Frenagem automática de emergencial
Modo de condução “motorista iniciante”, com limitadores de volume, velocidade e alerta de velocidade
OnStar: Sistema que integra as tecnologias de GPS e telemática veicular para suporte de segurança e emergência ao cliente, contando com Centro de Atendimento OnStar integrado 24 horas por dia, 7 dias por semana
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema assistente de permanência em faixa
ITENS DE APARÊNCIA
Antena tipo barbatana de tubarão
Rack de teto (barras longitudinais) em preto de alto brilho
Rodas de liga de alumínio aro 21 com superfície usinada
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de presença
Acionamento eletromecânico do freio de estacionamento através de botão No lado esquerdo da coluna de direção
Aquecimento do volante
Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema automático de recirculação e filtro de ar
Câmera 360 graus em alta definição
Câmera com função de linhas de reboque
Carcaças dos espelhos retrovisores externos na cor do veículo
Carregador sem fio por indução para dispositivos compatíveis
Chave principal e reserva de presença com botão de pânico e gravata Chevrolet em acabamento preto
Controle de cruzeiro adaptativo
Controles de rádio e telefone através de botões no volante
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Energização do motor por sensor de presença, sem chave e sem botão
Espelho retrovisor interno com câmera de vídeo
Espelhos retrovisores externos com acionamento elétrico, rebatimento e aquecimento e função de abaixar orientação do direito ao engatar ré
Indicador de distância do veículo à frente
Limpador da câmera de ré
Memória dos ajustes de banco e de retrovisor do motorista
Painel de instrumentos com tela LCD 11? em cores e configurável
Partida remota através de botão na chave
Projeção no para-brisa de informações para o motorista
Sensor de chuva
Teto solar elétrico panorâmico
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Volante de direção com regulagem em altura e distância
BANCOS
Aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros laterais
Banco do motorista com ajuste elétrico de altura, distância, lombar, inclinação e reclinação do encosto e do assento
Banco do motorista e do passageiro ventilados
Banco do passageiro com ajuste elétrico de altura, de distância, de inclinação do encosto e do assento
Banco traseiro bipartido e rebatível
ENTRETENIMENTO
Controles de rádio e do celular no volante
Portas USB dianteiras (2 USB-C console frontal e 1 descansa-braço) e traseiras (2 USB-C)
Sistema de som Bose® Premium
Tela tátil LCD de 17,7? com o sistema Google built-In*, radio AM/FM, entradas USB, função áudio streaming, comandos de voz, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos
CORES EXTERNAS
Branco Abalone metálica
Prata Shark metálica
Preto Global sólida
Vermelho Radiant metálica






Tags: #SUVelétricoC-SUVChevrolet Blazer EV RSGBGerson Borinisuve elétrico
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