A Ferrari confirmou sua hegemonia na temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) ao vencer, neste sábado (10/maio), a tradicional etapa das 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Foi o terceiro triunfo consecutivo da Scuderia neste ano, mas também o mais desafiador até aqui, com a Alpine mostrando força e ameaçando quebrar a sequência vitoriosa da marca italiana.
Diante de um público recorde de 98.874 espectadores no final de semana, o que se viu foi uma corrida de altíssimo nível técnico e tático entre os protótipos da categoria Hypercar, com estratégia, consumo, tráfego e o uso eficiente do sistema híbrido sendo determinantes.

Ferrari 499P: eficiência sob pressão
A Ferrari cravou mais uma dobradinha, com o nº 51 (Pier Guidi / Calado / Giovinazzi) cruzando a linha de chegada com apenas 4 segundos de vantagem sobre o nº 50 (Fuoco / Molina / Nielsen). Ambos os carros são do modelo 499P, protótipo que representa o retorno oficial da Ferrari ao topo da categoria desde 2023.

O 499P é impulsionado por um V-6 biturbo de 3 litros, montado em posição central-traseira, com cerca de 680 cv combinados entre o motor térmico e o sistema híbrido dianteiro (272 cv), que entra em ação acima de 190 km/h conforme o regulamento da categoria. A tração é integral sob determinadas condições e o câmbio é sequencial de 7 marchas.
O carro se destacou novamente por sua estabilidade ao longo da corrida, pela boa gestão dos pneus Michelin e pela consistência de performance mesmo em trechos de tráfego intenso — um fator decisivo em Spa.

Alpine mostra força com o A424 e promete para Le Mans
O grande destaque da prova, no entanto, foi o nº 36 do Alpine Endurance Team, pilotado por Frédéric Makowiecki, Jules Gounon e Mick Schumacher. O Alpine A424, que usa um chassi LMDh Oreca com motor V-6 3,4-litros turbo da Mecachrome e tração traseira, desafiou diretamente os Ferrari durante boa parte da corrida e chegou a liderar por breves momentos.
Mesmo com desempenho consistente, o carro nº 36 esteve competitivo até o final, mas a sorte não ajudou a chegar mais à frente na bandeirada. Ainda assim, o terceiro lugar marcou o segundo pódio consecutivo da Alpine no WEC em 2025, e um claro sinal de evolução do conjunto francês — especialmente em ritmo de corrida.

Clássico renascido: Ferrari vence Ford na LMGT3
A classe LMGT3 proporcionou um duelo de titãs históricos: Ferrari vs. Ford, revivendo a rivalidade épica dos anos 1960, agora com máquinas modernas e regulamento GT3.
O Ferrari 296 LMGT3 nº 21 da VISTA AF Corse, pilotado por Alessio Rovera, François Heriau e Simon Mann, assumiu a liderança ainda no primeiro terço da prova e manteve um ritmo forte e limpo até o fim. A vitória veio com mais de 40 segundos de vantagem sobre o Ford Mustang GT3 da Proton Competition.

O 296 LMGT3 é equipado com um V-6 2,9-litros biturbo, derivado do motor do modelo de rua, com cerca de 600 cv, câmbio sequencial de 6 marchas e tração traseira. Seu comportamento neutro e boa eficiência de frenagem foram decisivos na vitória, que marca o primeiro triunfo da equipe em 2025.
Brasileiros em Spa: Barrichello pontua, Farfus abandona
Entre os representantes brasileiros na LMGT3, Eduardo Barrichello foi o destaque. Correndo no Aston Martin Vantage GT3 Evo nº 10 da Racing Spirit of Léman, ao lado do francês Valentin Hasse-Clot e do americano Derek DeBoer, ele brilhou na classificação ao cravar 2min18.008s, apenas 0.276s atrás do pole da categoria. O trio manteve um ritmo sólido e terminou em 6º lugar, completando 136 voltas.

O Vantage GT3 Evo usa motor dianteiro V-8 4-litros biturbo com cerca de 650 cv, acoplado a um câmbio sequencial Xtrac de 6 marchas, igual ao utilizado na nova Stock Car brasileira, e mostrou boa tração nas saídas de curva e solidez nos turnos mais longos.
Já Augusto Farfus, a bordo do BMW M4 GT3 Evo nº 31 da The Bend Team WRT, não teve a mesma sorte. Após um incidente na segunda hora de prova, o carro sofreu danos na suspensão e precisou abandonar. O M4 GT3 Evo, dotado de um motor seis-cilindros em linha 3,0 biturbo, é um dos modelos mais equilibrados do grid, mas ficou fora dos pontos. A equipe segue em 8º lugar no campeonato da LMGT3, com 23 pontos acumulados nas rodadas anteriores.
Resultado completo da 6 Horas de SPA-Francorchamps neste link.
Próxima parada: Le Mans
Com três vitórias consecutivas na Hypercar e força renovada na LMGT3, a Ferrari chega embalada para a próxima etapa: a 24 Horas de Le Mans, em 14 e 15 de junho. Mas a evolução da Alpine, a consistência da Toyota e o potencial da Porsche indicam que a edição de 2025 da mais tradicional prova do endurance será altamente disputada.
Informações indicam que o BoP – Balance of Performance (Equilíbrio de Desempenho) que utiliza o monitoramento em tempo real de diversos sensores do veiculo, incluindo sensor de torque nas semiárvores, pode obrigar a Ferrari a se apresentar em La Sarthe com lastro adicional, o que deve penalizar seu desempenho, ou pelo menos equiparar um pouco mais com as demais equipes.
A pergunta que se impõe: será que isso conseguirá deter o avanço ferrarista no coração da resistência mundial?
GB