• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home DM

FORD MUSTANG GT PERFORMANCE MANUAL: ESPORTIVO FEROZ COM CONTROLE TOTAL

identicon por Douglas Mendonça
24/05/2025
em DM, Publieditorial
Ford Mustang GT Performance Manual - Foto: Ford/divulgação

Ford Mustang GT Performance Manual - Foto: Ford/divulgação





Publieditorial: saiba mais

O nome Mustang sempre foi sinônimo de alta performance e desempenho marcante.  Em 1964, quando o notável modelo Ford foi lançado, era oferecido em versões de 6 e 8 cilindros. Mas sempre foi a versão V-8 que cativou o consumidor americano, e acabou fazendo a fama do prodigioso Ford por todo o mundo.  

Henry Ford II ao lado do Mustang em 1964 (Foto: Ford/divulgação)

Tanto que as versões lançadas em edições especiais sempre marcaram sua época pelo desempenho que assustava a concorrência. E, agora em 2025, não poderia ser diferente. O novo Ford Mustang GT Performance Manual chegou ao mercado brasileiro arrasando quarteirões: com o seu motor V-8 Coyote de 5 litros, que agora gera 492 cv, e um brutal torque de 58 m·­kgf, o esportivo da Ford é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos, ou praticamente o mesmo tempo da versão automática de dez marchas.  

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

Para quem pensa que a Ford, com seus mais de 120 anos desenvolvendo tecnologias para automóveis, não colocaria um câmbio manual de 6 marchas em seu superesportivo, se enganou redondamente. O novo Mustang GT Performance Manual traz uma moderna e robusta caixa de seis velocidades fornecida pela alemã Getrag, uma das mais conceituadas fabricantes de caixas de câmbio. O seu motor Coyote foi recalibrado visando a utilização de um câmbio manual, buscando alta performance.  

Com um novo corpo de borboletas que permite ao motor respirar ainda melhor nas altas rotações e um sistema de escapamento elaborado, o valente V-8 produz sua potência máxima a 7.250 rpm, enquanto os 492 cv gerados pelo motor de 5 litros permitem um desempenho excelente de, praticamente, 100 cv/litro.  

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

Para essa versão de altíssima performance, a Ford com a experiência de sua famosa engenharia, desenvolveu relações de marchas que transformam o ato de dirigir em uma verdadeira experiência de pilotagem. Nem é preciso descrever o ato de acelerar essa fera, trocando de marchas sempre acima das 7.200 rpm nesse V-8 de duplo comando por cabeçote e 4 válvulas por cilindro, todo confeccionado em alumínio.  

Se você acha que esse desempenho comprometeu a dirigibilidade nos médios e baixos regimes de rotações, um engano. O aprimorado motor V8 Coyote, que gera o seu torque máximo a 4900 rpm, já garante 80% da sua força ao redor dos 2.000 rpm, fazendo com que o Ford Mustang GT Performance Manual tenha retomadas de velocidades e acelerações dignas de um esportivo de alta estirpe. 

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

O Ford Mustang GT Performance Manual não oferece ao seu sortudo comprador apenas o desempenho de alto nível. Nos freios, por exemplo, o potente sistema foi desenvolvido pela italiana Brembo, que também desenvolve componentes para a Fórmula 1. Nesse novo Mustang, as enormes pinças são pintadas na cor vermelha, dando um charmoso toque ao refinado sistema.  

Na dinâmica dessa edição exclusiva, as suspensões independentes nas quatro rodas dão o tom da estabilidade e da dinâmica equilibrada de um carro que, em sua distribuição de peso, beira a perfeição: 55% no eixo dianteiro e 45% no traseiro. O equilíbrio nas curvas velozes é garantido também pelos largos pneus combinados com rodas de 19″  seção transversal de 255 mm na dianteira e 275 mm, na traseira. Estabilidade e aderência garantidos mesmo nas condições mais severas.  

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

A eletrônica apurada auxilia nas pilotagens mais delicadas do Mustang Manual. Uma tecnologia eletrônica auxilia na condução dessa fera, fazendo até mesmo, automaticamente, aquela breve aceleração nas reduções de marchas. Outro auxiliar eletrônico permite o aquecimento dos pneus traseiros com o carro parado, através de um burnout controlado. Ainda há o sistema Flatshift, que garante mais agilidade na pilotagem, graças à possibilidade de as trocas de marchas serem feitas sem tirar o pé do acelerador. 

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

Por dentro, um interior personalizado com bancos especiais Recaro do tipo concha, que, além de muito confortáveis, acomodam muito bem motorista e acompanhante. No console central, próximo da curta e ergonômica alavanca do câmbio manual, o registro da exclusividade da versão: são apenas 200 unidades importadas para o mercado brasileiro, cada uma com seu número de identificação gravado numa plaqueta metálica.  

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las

Por essas e outras, foi sucesso imediato: em apenas 1 hora após o início das vendas do carro, todas a 200 unidades da edição especial foram vendidas! O interessante é que a grande maioria dos compradores dessa edição especial foram justamente proprietários de outras versões ou gerações do Mustang, e sabiam de suas qualidades como carro de alta performance.  

Os felizes proprietários dessa edição especial começarão a receber o Ford Mustang GT Performance Manual a partir de julho, quando os primeiros exemplares aportarão aqui no Brasil. Carros exclusivos para pessoas exclusivas. 

DM







Próximo
Foto: .naval.com.br

CADA CARRO CHINÊS VENDIDO...

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17