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Home Avaliações

FORD RANGER RAPTOR, UM LOBO EM PELE DE PICAPE

CONFORTO, BRUTALIDADE, TECNOLOGIA E DESEMPENHO NUMA PICAPE SEM LIMITES

identicon por Gerson Borini
14/05/2025
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





A Ford Ranger Raptor chegou com a missão de ser a picape média mais extrema vendida no Brasil, e cumpre esse papel com folga. Já apresentada em detalhes por Gabriel Marazzi aqui no AUTOentusiastas, tive a oportunidade de conviver com ela por uma semana em uso diário, acumulando pouco mais de 800 km em ruas, avenidas, rodovias e estradas de terra entre Campinas e São Paulo. A utilização demonstrou que a picape é notável não apenas pela sua robustez e desempenho, mas também pelo nível de conforto e tecnologia integrados — com a ressalva do consumo de combustível, que está alinhado à sua proposta esportiva.

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Design e estrutura com DNA off-road

A Ranger Raptor não esconde sua proposta nem por um instante. O visual é marcante, com para-lamas alargados, pneus 285/70 R17 de perfil alto, molduras robustas e a grade com o letreiro FORD em destaque, como nas Raptor americanas. O visual, no entanto, é apenas a superfície de um projeto técnico muito bem resolvido.

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A estrutura recebeu reforços específicos no chassi, especialmente nas longarinas e pontos de ancoragem da suspensão, para suportar uso severo, em sentido estrito, em alta velocidade fora de estrada. A suspensão dianteira independente por braços superpostos e a traseira com eixo rígido e geometria com paralelogramo do Watt são equipadas com amortecedores Fox 2.5″, com controle eletrônico dinâmico de carga — capazes de se adaptar instantaneamente ao tipo de terreno, ajustando rigidez e resposta. A carga dos amortecedores também pode ser alterada por um botão no volante de direção.

Entre os inúmeros controles no volante, um destaque para o controle de cruzeiro adaptativo do lado esquerdo, e ajuste da carga do volante de direção em três níveis e ajuste da suspensão na direita

O curso de suspensão é generoso, garantindo absorção de impactos em alta velocidade com estabilidade e controle — algo fundamental para encarar trilhas com buracos, erosões e obstáculos maiores sem prejuízo ao conforto.

Boa altura livre do solo e estribos bem altos para minimizar o prejuízo ao ângulo de transposição de rampa

Interior tecnológico e acolhedor

Ao entrar na Ranger Raptor, a impressão imediata é de estar num suve de luxo. Os bancos dianteiros têm excelente anatomia e apoio lateral, além de aquecimento e ventilação. O volante multifuncional com marcação central em vermelho no aro dá um toque esporivo, assim como os detalhes em laranja no painel, console e costuras.

Detalhes em vermelho para criar clima de esportividade no painel que tem desenho moderno

O quadro de instrumentos digital de 12,4 polegadas é configurável e oferece dados detalhados do veículo, incluindo pressão de pneus, ângulos de inclinação e distribuição de torque. Já a central multimídia SYNC 4 de 12 polegadas em formato vertical tem interface intuitiva, espelhamento sem fio, comandos rápidos e integração com o sistema de câmera 360°, muito útil tanto para manobras quanto para uso off-road.

 

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Entre os equipamentos de assistência à condução, há controle de cruzeiro adaptativo com para & anda, alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego com monitoramento de reboque, leitor de placas e assistente de descida. Um pacote digno de modelos premium.

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Motor V-6 biturbo: força bruta com suavidade

O coração da Ranger Raptor é o V-6 3,0 EcoBoost, biturbo a gasolina, com bloco em ferro fundido de grafite compactado (CGI). São 397 cv a 5.650 rpm e 59,4 m·kgf a 3.500 rpm, acoplados a um câmbio automático epicíclico  de 10 marchas e tração 4×4 permanente com modos de condução e bloqueio dos diferenciais central e traseiro.

Motor V-6 montado na longitudinal é recoberto por mangueiras e chicotes dando um aspecto despojado que poderia ter uma cobertura

O desempenho impressiona. As acelerações são vigorosas, com potência abundante desde baixas rotações. Em retomadas, o câmbio faz reduções ágeis e o fôlego do motor garante respostas imediatas. Há sete modos de condução: Normal, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Rocha e Baja — inspirado nos ralis do deserto, com mapeamento exclusivo da transmissão, controle de tração permissivo e som do escapamento mais encorpado.

Controles do câmbio e da tração estão no console central junto com demais controles de condução

No asfalto, surpreende pela estabilidade em curvas para uma picape de 2.415 kg, fruto da suspensão firme e da eletrônica embarcada. Em trilha leve com erosões e trechos enlameados, o sistema de tração atuou com precisão, permitindo transpor obstáculos com facilidade, sem necessidade de auxílio externo.

A abertura do para-lama traseira instiga a ver todo curso da suspensão trabalhando

Conforto e uso urbano

Mesmo com porte avantajado (5.381 mm de comprimento e 2.027 mm de largura), a Raptor é surpreendentemente amigável no uso urbano. A direção eletroassistida é leve em manobras, os sensores e a câmera 360° ajudam no estacionamento, e o bom isolamento acústico mantém o habitáculo silencioso, mesmo com os pneus borrachudos.

Entre-eixos é longo sem prejudicar as proporções do veículo

A suspensão absorve as imperfeições com competência, garantindo conforto tanto em ruas esburacadas quanto em rodovias. O sistema de som Bang & Olufsen com oito alto-falantes e o ar-condicionado digital de duas zonas complementam o ambiente agradável para viagens longas.

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Consumo elevado: parte do pacote

Com tanta potência, peso e pneus de alto atrito de rolamento, o consumo não poderia ser seu ponto forte. Durante os sete dias de avaliação, o consumo de gasolina médio acumulado foi de 7,5 km/l, mesclando trechos urbanos, rodoviários e fora de estrada. Em trânsito pesado, esse número pode cair para a casa dos 6 km/l. Apesar do tanque de 82 litros garantir alcance razoável, o consumo elevado é algo a se considerar.

No trecho entre São Paulo e Campinas a 120 km/h (real), 127 km/h no velocímetro, o consumo foi de 8,o km/l

Conclusão

A Ford Ranger Raptor é uma picape feita para um público bem específico: aquele que realmente valoriza desempenho, robustez e tecnologia num conjunto pronto para qualquer terreno. Não é apenas a versão topo de linha da Ranger — é um projeto independente, com componentes únicos e foco claro na experiência de condução extrema, sem renunciar ao conforto cotidiano.

Tradicional foto AE

Seu alto consumo é o preço a se pagar pela entrega dinâmica e pela capacidade fora de estrada quase ilimitada. Mas, para quem busca o máximo que uma picape média pode oferecer — tanto no asfalto quanto longe dele —, a Raptor está em um patamar onde poucas se aventuram.

GB

OTOR
Denominação EcoBoost V-6 3,0
Descrição Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em “V” a 60º, bloco de ferro-grafite e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, dois turbocarregadores com interresfriador, injeção no duto e direta, gasolina 91 RON mínimo
Cilindrada (cm³) 2949
Diâmetro x curso (mm) 85,3 x 85,8
Potência máxima (cv / rpm) 397 / 5.650
Torque máximo (m·kgf / rpm) 59,4 / 3.500
Taxa de compressão (:1) 10,5
Densidade de potência (cv/L) 134
Densidade de torque (m·kgf/L) 20,1
TRANSMISSÃO
Denominação Ford 10R80
Tipo Conversor de torque, câmbio automático epicíclico Selectshift, 10 marchas, tração 4×2, 4×4 e 4×4 permanente, distribuição de torque ente os eixos conforme demanda, troca de marchas manuais sequenciais por borboletas no volante, diferenciais autobloqueantes
Relações das marchas (:1) 1ª 4,714; 2ª 2,9997; 3ª 2,149; 4ª 1,769; 5ª 1,521; 6ª 1,275; 7ª 1,00 (direta), 8ª 0,853; 9ª 0,689; 10ª 0.636; ré 4,885
Relação dos diferenciais (:1) 4,70 (dianteiro), 3,73 (traseiro)
Caixa de transferência 2 reduções com 4H, 4L e 4A, redução máxima total 57,88:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços triangulares de alumínio superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado FOX 2,5? e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, mola helicoidal, 2 braços de locação longitudinal e transversal (paralelogramo do Watt) e amortecedores pressurizados FOX 2.5? montados externamente às longarinas do chassi
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida
Relação de direção (:1) 17,2
Voltas entre batentes 3
Diâmetro mínimo de curva (m) 13,2
FREIOS
Descrição Hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito dianteiro-traseiro, freio de estacionamento eletromecânico
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 310
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / 308
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8,5J x 17
Pneus 285/70R17 (General Grabber)
Estepe Igual ás demais rodas
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.415
Capacidade de carga 715
Rebocável 2.500
CAPACIDADES (L)
Tanque de combustível 82
Caçamba 1.232
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.381
Largura sem/com espelhos 2.027 / 2.202
Altura 1.922
Distância entre eixos 3270
Bitola dianteira/traseira 1.620 / 1.620
Caçamba Comprimento 1.514, largura 1.584 (1.224 entre caixas de rodas), altura 529
Distância mínima do solo 272
DADOS OFF-ROAD
Ângulos de entrada/saída/rampa (º) 32 / 27 / 24
Imersão (mm) 850
CONSTRUÇÃO Cabine e caçamba em aço montadas sobre chassi, 4 portas, 5 lugares
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,8
Velocidade máxima (km/h) n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Urbano (km/L) 8,3
Rodoviário (km/L) 10,2
Alcance máximo (km) 836

 

CONTEÚDO DA FORD RAPTOR 2024 (PROVISÓRIO)
EXTERIOR
Ajuste elétrico da altura do facho dos faróis
Estribo plataforma de alumínio
Faróis de neblina de LED
Faróis principais matriciais de LED com facho alto automático
Grade do radiador ativa
Grade Raptor
Iluminação 360º
Iluminação para a caçamba
Lanternas traseira de LED
Luzes de rodagem diurna de LED
Molduras de para-lamas pretas
Para-barros dianteiros e trazei-os
Para-choques pretos
Protetor da caçamba
Protetores inferiores off-road
Retrovisores externos com ajuste elétrico, repetidoras de setas, rebatimento elétrico, aquecimento e luz de cortesia
Tampa traseira com assistente de abertura e fechamento
Tomadas 12 V e 120 V na caçamba
Visual Raptor
INTERIOR
Interruptores auxiliares (6(
Ajuste elétrico do banco do motorista e passageiro em 10 direções
Aquecimento dos bancos
Chave com sensor de presença e partida sem chave
Compartimento extra sob o banco traseiro
Descansa-braço traseiro
Espelho retrovisor eletrocrômico
Pontos de amarração de carga na caçamba (6)
Quadro de instrumentos de 12,4″ em cores, configuráveis pelos comandos no volante
Sensor de chuva
Tomada 120 V
Vidros elétricos dianteiros/traseiros um -toque descida e subida
volante com ajuste de altura e distância
Volante Raptor com revestimento premium e marca de referência de direção reta à frente
SEGURANÇA
Alarme perimétrico e volumétrico
Alerta de colisão com aviso luminoso e sonoro no painel de instrumentos
Alerta de trêfego transversal à retaguarda
Assistente de manobras evasivas
Assistente de partida em aclives
Assistente de permanência e centralização nas faixas de rolamento
Bolsas infláveis dianteiras, laterais, de cortina e para joelhos do motorista
Câmera 360º
Cintos de segurança de três pontos nos cinco lugares
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função para e anda
Controle de velocidade off-road (controle em trilhas)
Controle de estabilidade e tração
Frenagem automática pós-colisão
Limitador de velocidade
Monitoramento de ponto cego
Reconhecimento de placas de trânsito
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres em deslocamento para frente e ré
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Trava elétrica da tampa da caçamba
TECNOLOGIA
Carga do volante de direção ajustável
Comando de câmbio eletrônico
Estratégia desliga/liga motor nas paradas
Modos de amortecimento selecionáveis: 3 (Normal, Sport e Off-Road)
Modos de condução selecionáveis: 7 (Normal, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Baja e Rock Crawl (piso com pedras, marcha bem lenta)
Modos de rodagem selecionáveis: 4 (Normal, Conforto, Sport e Off-Road)
Modos de som do escapamento selecionáveis: 4 (Silencioso, Normal, Sport e Baja(
Monitoramento da pressão dos pneus
SISTEMA MULTIMÍDIA SYNC 4
App link
Assistência de emergência
Bluetooth
Comando de voz em português
Comandos de áudio no volante
Entradas USB
Espelhamento Android /auto e Apple CarPlay sem fio
Navegador GPS nativo
Navegador Off-Road
Sistema de áudio premiu Bang & Olufsen com 8 alto-falantes
Tela central multifuncional tátil da alta definição
FORDPASS CONNECT; CONECTIVIDADE VIA APLICATIVO FORDPASS
Alerta de acionamento do alarme no telefone celular
Alertas de funcionamento do veículo
Condição remota do veículo (nível de combustível, hodômetro)
localização do veículo no telefone celular
Partida remota com acionamento do ar-condicionado
Partida remota e com agendamento
travamento/destravamento remoto do veículo






Tags: 4X44X4 off-roadFord Ranger RaptorGBGerson Borini
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