A Ford Ranger Raptor chegou com a missão de ser a picape média mais extrema vendida no Brasil, e cumpre esse papel com folga. Já apresentada em detalhes por Gabriel Marazzi aqui no AUTOentusiastas, tive a oportunidade de conviver com ela por uma semana em uso diário, acumulando pouco mais de 800 km em ruas, avenidas, rodovias e estradas de terra entre Campinas e São Paulo. A utilização demonstrou que a picape é notável não apenas pela sua robustez e desempenho, mas também pelo nível de conforto e tecnologia integrados — com a ressalva do consumo de combustível, que está alinhado à sua proposta esportiva.
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Design e estrutura com DNA off-road
A Ranger Raptor não esconde sua proposta nem por um instante. O visual é marcante, com para-lamas alargados, pneus 285/70 R17 de perfil alto, molduras robustas e a grade com o letreiro FORD em destaque, como nas Raptor americanas. O visual, no entanto, é apenas a superfície de um projeto técnico muito bem resolvido.
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A estrutura recebeu reforços específicos no chassi, especialmente nas longarinas e pontos de ancoragem da suspensão, para suportar uso severo, em sentido estrito, em alta velocidade fora de estrada. A suspensão dianteira independente por braços superpostos e a traseira com eixo rígido e geometria com paralelogramo do Watt são equipadas com amortecedores Fox 2.5″, com controle eletrônico dinâmico de carga — capazes de se adaptar instantaneamente ao tipo de terreno, ajustando rigidez e resposta. A carga dos amortecedores também pode ser alterada por um botão no volante de direção.

O curso de suspensão é generoso, garantindo absorção de impactos em alta velocidade com estabilidade e controle — algo fundamental para encarar trilhas com buracos, erosões e obstáculos maiores sem prejuízo ao conforto.

Interior tecnológico e acolhedor
Ao entrar na Ranger Raptor, a impressão imediata é de estar num suve de luxo. Os bancos dianteiros têm excelente anatomia e apoio lateral, além de aquecimento e ventilação. O volante multifuncional com marcação central em vermelho no aro dá um toque esporivo, assim como os detalhes em laranja no painel, console e costuras.

O quadro de instrumentos digital de 12,4 polegadas é configurável e oferece dados detalhados do veículo, incluindo pressão de pneus, ângulos de inclinação e distribuição de torque. Já a central multimídia SYNC 4 de 12 polegadas em formato vertical tem interface intuitiva, espelhamento sem fio, comandos rápidos e integração com o sistema de câmera 360°, muito útil tanto para manobras quanto para uso off-road.
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Entre os equipamentos de assistência à condução, há controle de cruzeiro adaptativo com para & anda, alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego com monitoramento de reboque, leitor de placas e assistente de descida. Um pacote digno de modelos premium.
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Motor V-6 biturbo: força bruta com suavidade
O coração da Ranger Raptor é o V-6 3,0 EcoBoost, biturbo a gasolina, com bloco em ferro fundido de grafite compactado (CGI). São 397 cv a 5.650 rpm e 59,4 m·kgf a 3.500 rpm, acoplados a um câmbio automático epicíclico de 10 marchas e tração 4×4 permanente com modos de condução e bloqueio dos diferenciais central e traseiro.

O desempenho impressiona. As acelerações são vigorosas, com potência abundante desde baixas rotações. Em retomadas, o câmbio faz reduções ágeis e o fôlego do motor garante respostas imediatas. Há sete modos de condução: Normal, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Rocha e Baja — inspirado nos ralis do deserto, com mapeamento exclusivo da transmissão, controle de tração permissivo e som do escapamento mais encorpado.

No asfalto, surpreende pela estabilidade em curvas para uma picape de 2.415 kg, fruto da suspensão firme e da eletrônica embarcada. Em trilha leve com erosões e trechos enlameados, o sistema de tração atuou com precisão, permitindo transpor obstáculos com facilidade, sem necessidade de auxílio externo.

Conforto e uso urbano
Mesmo com porte avantajado (5.381 mm de comprimento e 2.027 mm de largura), a Raptor é surpreendentemente amigável no uso urbano. A direção eletroassistida é leve em manobras, os sensores e a câmera 360° ajudam no estacionamento, e o bom isolamento acústico mantém o habitáculo silencioso, mesmo com os pneus borrachudos.

A suspensão absorve as imperfeições com competência, garantindo conforto tanto em ruas esburacadas quanto em rodovias. O sistema de som Bang & Olufsen com oito alto-falantes e o ar-condicionado digital de duas zonas complementam o ambiente agradável para viagens longas.
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Consumo elevado: parte do pacote
Com tanta potência, peso e pneus de alto atrito de rolamento, o consumo não poderia ser seu ponto forte. Durante os sete dias de avaliação, o consumo de gasolina médio acumulado foi de 7,5 km/l, mesclando trechos urbanos, rodoviários e fora de estrada. Em trânsito pesado, esse número pode cair para a casa dos 6 km/l. Apesar do tanque de 82 litros garantir alcance razoável, o consumo elevado é algo a se considerar.

Conclusão
A Ford Ranger Raptor é uma picape feita para um público bem específico: aquele que realmente valoriza desempenho, robustez e tecnologia num conjunto pronto para qualquer terreno. Não é apenas a versão topo de linha da Ranger — é um projeto independente, com componentes únicos e foco claro na experiência de condução extrema, sem renunciar ao conforto cotidiano.

Seu alto consumo é o preço a se pagar pela entrega dinâmica e pela capacidade fora de estrada quase ilimitada. Mas, para quem busca o máximo que uma picape média pode oferecer — tanto no asfalto quanto longe dele —, a Raptor está em um patamar onde poucas se aventuram.
GB
OTOR | |
Denominação | EcoBoost V-6 3,0 |
Descrição | Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em “V” a 60º, bloco de ferro-grafite e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, dois turbocarregadores com interresfriador, injeção no duto e direta, gasolina 91 RON mínimo |
Cilindrada (cm³) | 2949 |
Diâmetro x curso (mm) | 85,3 x 85,8 |
Potência máxima (cv / rpm) | 397 / 5.650 |
Torque máximo (m·kgf / rpm) | 59,4 / 3.500 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Densidade de potência (cv/L) | 134 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 20,1 |
TRANSMISSÃO | |
Denominação | Ford 10R80 |
Tipo | Conversor de torque, câmbio automático epicíclico Selectshift, 10 marchas, tração 4×2, 4×4 e 4×4 permanente, distribuição de torque ente os eixos conforme demanda, troca de marchas manuais sequenciais por borboletas no volante, diferenciais autobloqueantes |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,714; 2ª 2,9997; 3ª 2,149; 4ª 1,769; 5ª 1,521; 6ª 1,275; 7ª 1,00 (direta), 8ª 0,853; 9ª 0,689; 10ª 0.636; ré 4,885 |
Relação dos diferenciais (:1) | 4,70 (dianteiro), 3,73 (traseiro) |
Caixa de transferência | 2 reduções com 4H, 4L e 4A, redução máxima total 57,88:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares de alumínio superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado FOX 2,5? e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, mola helicoidal, 2 braços de locação longitudinal e transversal (paralelogramo do Watt) e amortecedores pressurizados FOX 2.5? montados externamente às longarinas do chassi |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Relação de direção (:1) | 17,2 |
Voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 13,2 |
FREIOS | |
Descrição | Hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito dianteiro-traseiro, freio de estacionamento eletromecânico |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 310 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 308 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8,5J x 17 |
Pneus | 285/70R17 (General Grabber) |
Estepe | Igual ás demais rodas |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.415 |
Capacidade de carga | 715 |
Rebocável | 2.500 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 82 |
Caçamba | 1.232 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.381 |
Largura sem/com espelhos | 2.027 / 2.202 |
Altura | 1.922 |
Distância entre eixos | 3270 |
Bitola dianteira/traseira | 1.620 / 1.620 |
Caçamba | Comprimento 1.514, largura 1.584 (1.224 entre caixas de rodas), altura 529 |
Distância mínima do solo | 272 |
DADOS OFF-ROAD | |
Ângulos de entrada/saída/rampa (º) | 32 / 27 / 24 |
Imersão (mm) | 850 |
CONSTRUÇÃO | Cabine e caçamba em aço montadas sobre chassi, 4 portas, 5 lugares |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,8 |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Urbano (km/L) | 8,3 |
Rodoviário (km/L) | 10,2 |
Alcance máximo (km) | 836 |
CONTEÚDO DA FORD RAPTOR 2024 (PROVISÓRIO) |
EXTERIOR |
Ajuste elétrico da altura do facho dos faróis |
Estribo plataforma de alumínio |
Faróis de neblina de LED |
Faróis principais matriciais de LED com facho alto automático |
Grade do radiador ativa |
Grade Raptor |
Iluminação 360º |
Iluminação para a caçamba |
Lanternas traseira de LED |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Molduras de para-lamas pretas |
Para-barros dianteiros e trazei-os |
Para-choques pretos |
Protetor da caçamba |
Protetores inferiores off-road |
Retrovisores externos com ajuste elétrico, repetidoras de setas, rebatimento elétrico, aquecimento e luz de cortesia |
Tampa traseira com assistente de abertura e fechamento |
Tomadas 12 V e 120 V na caçamba |
Visual Raptor |
INTERIOR |
Interruptores auxiliares (6( |
Ajuste elétrico do banco do motorista e passageiro em 10 direções |
Aquecimento dos bancos |
Chave com sensor de presença e partida sem chave |
Compartimento extra sob o banco traseiro |
Descansa-braço traseiro |
Espelho retrovisor eletrocrômico |
Pontos de amarração de carga na caçamba (6) |
Quadro de instrumentos de 12,4″ em cores, configuráveis pelos comandos no volante |
Sensor de chuva |
Tomada 120 V |
Vidros elétricos dianteiros/traseiros um -toque descida e subida |
volante com ajuste de altura e distância |
Volante Raptor com revestimento premium e marca de referência de direção reta à frente |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico e volumétrico |
Alerta de colisão com aviso luminoso e sonoro no painel de instrumentos |
Alerta de trêfego transversal à retaguarda |
Assistente de manobras evasivas |
Assistente de partida em aclives |
Assistente de permanência e centralização nas faixas de rolamento |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais, de cortina e para joelhos do motorista |
Câmera 360º |
Cintos de segurança de três pontos nos cinco lugares |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função para e anda |
Controle de velocidade off-road (controle em trilhas) |
Controle de estabilidade e tração |
Frenagem automática pós-colisão |
Limitador de velocidade |
Monitoramento de ponto cego |
Reconhecimento de placas de trânsito |
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres em deslocamento para frente e ré |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Trava elétrica da tampa da caçamba |
TECNOLOGIA |
Carga do volante de direção ajustável |
Comando de câmbio eletrônico |
Estratégia desliga/liga motor nas paradas |
Modos de amortecimento selecionáveis: 3 (Normal, Sport e Off-Road) |
Modos de condução selecionáveis: 7 (Normal, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Baja e Rock Crawl (piso com pedras, marcha bem lenta) |
Modos de rodagem selecionáveis: 4 (Normal, Conforto, Sport e Off-Road) |
Modos de som do escapamento selecionáveis: 4 (Silencioso, Normal, Sport e Baja( |
Monitoramento da pressão dos pneus |
SISTEMA MULTIMÍDIA SYNC 4 |
App link |
Assistência de emergência |
Bluetooth |
Comando de voz em português |
Comandos de áudio no volante |
Entradas USB |
Espelhamento Android /auto e Apple CarPlay sem fio |
Navegador GPS nativo |
Navegador Off-Road |
Sistema de áudio premiu Bang & Olufsen com 8 alto-falantes |
Tela central multifuncional tátil da alta definição |
FORDPASS CONNECT; CONECTIVIDADE VIA APLICATIVO FORDPASS |
Alerta de acionamento do alarme no telefone celular |
Alertas de funcionamento do veículo |
Condição remota do veículo (nível de combustível, hodômetro) |
localização do veículo no telefone celular |
Partida remota com acionamento do ar-condicionado |
Partida remota e com agendamento |
travamento/destravamento remoto do veículo |