• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home MAS

MERCADO EM MAIO: ESTABILIDADE EM MOMENTOS CONTURBADOS

identicon por Marco Aurélio Strassen
21/05/2025
em MAS, Matérias, Mercado
VW Polo (foto: www.otempo.com.br)

VW Polo (foto: www.otempo.com.br)





Anfavea de presidente novo, Igor Calvet, quem conduziu a apresentação de resultados do mês na coletiva do último dia 8, e na sua estreia as boas notícias ficaram restritas às exportações, uma vez que o mercado doméstico entrou em estabilidade. Vinha crescendo sobre o ano passado e parou de crescer.

Foi enfático ao dizer que, a despeito de as vendas terem registrado números 5% abaixo de abril do ano passado, e o foi por conta de menos dias úteis, sentem-se alguns efeitos da elevação da Selic nas vendas financiadas. Também nos segmentos de entrada, o dos compactos. Nos perde/ganha, quem cresceu mais foram os importados da China, eletrificados.

E que o segmento pesado é o mais afetado, uma vez 100% das transações comerciais são por financiamento, que ficou ainda mais caro. Repetindo o que esta coluna informou no mês passado, o setor espera retração da ordem de 5-10% nos brutos.

Licenciamentos totais de autoveículos (Fonte: Anfavea)

Ao todo licenciaram-se 208.704 autoveículos, 152.133 automóveis, 45.025 comerciais leves, 9.345 caminhões e 2.201 ônibus. Concentrando-se nos leves, segmentos que esta coluna acompanha de perto, tivemos 152.133 emplacamentos, 9.858 por dia, coisa de 1% superior a março. No acumulado do ano, os leves cresceram 3,4%, mês passado esse número estava em +5% e a Anfavea havia previsto 6% de expansão para o ano. Neste momento estamos nos afastando das previsões.

Licdnciamentos diários de leves (Fonte: Anfavea)

Comparando a evolução das vendas desde 2019, vê-se que voltamos àquele patamar e, provavelmente ficaremos nele, enquanto os juros não derem uma esfriada. Nota-se pelo gráfico abaixo que 2025 começou ligeiramente acima de 2024, porém daqui para frente a luta será para igualarmos. A Anfavea fará a revisão de projeções na metade do ano, como tradicionalmente, mas já se pode antecipar alguns panoramas.

Licenciamentos diários de leves nos anos 20-25 (Fonte: Anfavea)

O avanço das vendas diretas sobre o total, em abril elas ficaram com 44% dos automóveis e 62% dos comerciais leves, as locadoras abocanharam 25% do total de leves, o número mais elevado do ano. À medida que o varejo esfria, os fabricantes são obrigados a desovar a sua produção no modal de vendas menos rentável, é o jogo.

Vendas diretas de automóveis e com. leves (Fonte: Fenabrave)
Vendas varejo de automóveis e com. leves (Fonte: Fenabrave)

 

Varejo nos quatro meses acumulados foi 1% inferior ao ano passado, porém, como já salientado, os segmentos dos compactos encolheram (-14% ou -37 mil unidades) e dos suves cresceram (+16%, ou +41 mil unidades), isso causou mudanças no ranking de vendas, afetando os fabricantes de forma distinta. Os eletrificados cresceram outras 19 mil unidades, +37% sobre mesmo período de 2024. A Anfavea segue pressionando o governo, as duas fábricas que iniciam operação, BYD e GWM, passarão a ter mesmos benefícios dos locais, sem fabricar.

Vendas diretas e varejo por marca (Fonte: Fenabrave)
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave

 

Ranking do mês e do quadrimestre

Abril foi superior a março, porém 5% abaixo de 2024. Nos sobes e desces, Fiat manteve-se na frente com 42.910 emplacamentos (+2%), VW em 2º, 32.306 (-3%), Chevrolet em 3º, 20.523 (-16%), Hyundai em 4º, no photofiinish com Toyota, 16.615 e 16.327 unidades, depois Renault, Jeep e BYD num surpreendente 8º posto, Honda e Nissan completam os 10 primeiros. No acumulado do quadrimestre, Fiat em 1º, 153.493 (+7%), VW com 111.126 (+1%), Chevrolet em 3º, 76.326 (-12%), Toyota em 4º, 58.487 (-1%), Hyundai, Renault, Jeep, Honda, BYD e Nissan.

GM aponta queda maior dos grandes, porém seus principais produtos, Onix, Onix Plus e Tracker serão renovados em alguns meses, o que deve revigorar as suas vendas e procura nas concessionárias.

Nos automóveis, o Polo (foto de abertura) teve 10.932 unidades licenciadas, superando até mesmo a Strada, com quem rivaliza nas vendas totais, depois Argo, 8.444, T-Cross com 8.114, HB20, 6.923, Corolla Cross, 6.232, Mobi, Onix, HR-V, Creta e Fastback completando os dez primeiros. No acumulado do ano a ordem muda pouco, Polo abrindo distância, com 32.814 unidades, seguido do Argo, T-Cross, Onix, HB20, Mobi, Creta, HR-V e Corolla Cross em 10º. Tanto no mês quanto no ano 5 dos 10 mais vendidos são suves.

Nos comerciais leves a Strada na ponta, 10.076 emplacamentos, Saveiro consolidando-se em 2º, 5.458, Toro em 3º, 4.502, Hilux em 4º, Ranger em 5º, S10, Rampage, Fiorino, Montana e Master fechando os 10 primeiros. No acumulado de 4 meses a ordem está quase igual, Strada com 39.375, Saveiro com 18.762, Toro, 15.231, Hilux, 14.151, Ranger, 10.345, S10, Rampage, Montana, Fiorino e Mitsubishi, 5.010 (aqui somadas a Triton com a L200).

Kicks e Tera devem ser as duas grandes novidades do mês, Titano com coração novo, mesmo motor que o AE apresentou aqui na Rampage, Toro e Commander, e ainda fabricada na planta Argentina em vez do Uruguai. Vale ressaltar que o ótimo VW Taos não virá mais da Argentina, nem a Nissan Frontier, ambos passarão a vir do México, podemos dizer que também é resultado da maluquice das tarifas que o Trump resolveu impor, criando problemas para os fabricantes resolverem.

Até mês que vem!

MAS

Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave

 

 

 







Próximo
Motor Coyote (foto: cjponyparts.com)

DIGA ADEUS AOS MOTORES ASPIRADOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17