• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

MÔNACO CHEGA COM DUAS PARADAS OBRIGATÓRIAS

NOVIDADE PROVOCA EQUIPES A PENSAR EM ESTRATÉGIAS INÉDITAS

identicon por Wagner Gonzalez
20/05/2025
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
(Foto: Red Bull)

(Foto: Red Bull)







Enquanto o atual líder do Campeonato Mundial Oscar Piastri segue aprendendo os segredos da F-1, o tetracampeão Max Verstappen (foto de abertura) insiste em deixar claro que nem o australiano nem a equipe McLaren podem descartar o holandês como principal rival na luta pelo título da temporada 2025. No próximo fim de semana a categoria se apresenta no clássico, superestreito e controverso circuito de Mônaco, traçado montado nas ruas de Monte Carlo, local de resultados surpreendentes e antológicos. A imposição de cada piloto fazer pelo menos duas trocas de pneus durante a corrida de 78 voltas, cada uma delas extensão de 3.337 metros é uma das novidades confirmadas para o final de semana.

O sinuoso e travado circuito de Mônaco mede 3.337 metros (Arte McLaren)

A etapa de Mônaco também se destaca no contexto social da categoria, o que garante um fim de semana que alimentará a central de boatos e especulações desse universo. O principal assunto será, se dúvida, a possibilidade de a F-1 ganhar uma décima-segunda equipe até o final da década. Atualmente, Alpine, Aston Martin, Ferrari, Haas, McLaren, Mercedes, Racing Bulls, Red Bull, Sauber e Williams são as autorizadas a disputar a temporada. No ano que vem elas ganharão a companhia da Cadillac, que estreará usando motores Ferrari, enquanto a Sauber será transformada em equipe oficial da Audi.

A chegada de mais um time é o que promete o americano de origem romena Otmar Szafnauer, que explica: “Hoje é impossível pensar na inclusão de uma décima segunda equipe, mas se essa possibilidade aparecer é preciso estar pronto para aproveitar a oportunidade. Minha proposta é ser um dos proprietários do time, no estilo de Toto Wolff na Mercedes, e já tenho parceiros cm capital para investir nesse projeto, incluindo um fabricante de automóveis interessado em fornecer motores e aderir à causa.”

Otmar Szafnauer afirma que pretende voltar à F-1 como dono de equipe (Foto Alpine)

Sempre de acordo com Szafnauer, também existe a possibilidade de comprar um time atual que seja colocado à venda. Segundo ele isso poderia reduzir entre 10% e 30% o valor do investimento. Para o ex-líder das equipes Force Índia e Alpine “criar uma equipe competitiva a partir do zero é um processo de pelo menos três anos, por isso se pensarmos em correr no final da década, quando supostamente o regulamento dos motores será alterado, é preciso começar a trabalhar agora.”

Piastri largou na pole mas só liderou a prova até a segunda curva (Foto McLaren)

Na pista Oscar Piastri é, sem dúvida, o piloto que mais ameaça a trajetória vitoriosa de Max Verstappen. No último fim de semana ele jogou pela segurança e terminou em terceiro, atrás do holandês e do seu companheiro de equipe, Lando Norris. Piastri alinhou na pole position e perdeu a liderança da corrida na segunda curva para o piloto holandês. O desenrolar da prova afetou sua estratégia de corrida e ele também foi superado pelo inglês: “O Norris estava mais rápido e eu sabia que não conseguiria me manter à frente dele, mas não entreguei a posição sem oferecer resistência.”

A atitude do australiano revela maturidade na caminhada de 24 etapas desta temporada, a próxima delas em Mônaco, domingo. Circuito dos mais lentos onde as ultrapassagens são raras e resultados inesperados honram a fama do cassino local, o traçado de Monte Carlo permite usar os pneus de compostos mais macios, o que levou a fornecedora do produto a levar para o Principado uma nova opção mais aderente e com a banda de rodagem com a designação C-6. De forma a melhor aproveitar esse lançamento e criar novas possibilidades de estratégia durante a corrida a FIA determinou que, excepcionalmente na corrida deste fim de semana, os pilotos deverão fazer pelo menos duas trocas de pneus durante as 78 voltas da prova.

Peculiaridades de Mônaco inclui a passagem pelo túnel do Principado à beira do Mediterrâneo (Foto Red Bull)

O GP de Mônaco é o mais social do calendário há anos, mas desde o investimento da Liberty Media (detentora dos direitos comerciais da F-1) nos Estados Unidos, essa condição ficou ameaçada. Os grandes negócios fechados nas etapas disputadas na América do Norte — entre elas a extensão do GP de Miami até 2041 — mostra que a relevância da Europa na categoria diminui sistematicamente. O GP da Emilia Romagna, disputado em Imola, por exemplo, não deverá ser incluído no calendário de 2026, e já se fala que a possibilidade de realizar uma quarta corrida nos Estados Unidos é uma possibilidade real. De qualquer forma, a aristocracia europeia ainda é um chamariz para culturas asiáticas e não faltarão champagne e caviar nos iates e pequenos navios ancorados à beira do circuito.

O resultado completo do GP da Emilia-Romagna você encontra aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram.







Tags: América do NorteCampeonato MundialCircuitoEstados UnidosEuropaF-1ImolaLiberty MediaMiamiMonacoMonte CarloNorrisPiastriSzafnauerVersappen
Próximo
VW Polo (foto: www.otempo.com.br)

MERCADO EM MAIO: ESTABILIDADE EM MOMENTOS CONTURBADOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17