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Home Avaliações

PORSCHE 911 CARRERA E CARRERA T (992.II), UM ÍCONE QUE NUNCA DEIXA DE EMOCIONAR

identicon por Gerson Borini
17/05/2025
em Avaliações, GB, Lançamentos
Fotos:  divulgação Porsche/Fábio Gonzalez

Fotos: divulgação Porsche/Fábio Gonzalez





Há carros que mexem com os sentidos, que despertam memórias e aceleram o coração antes mesmo de dar a partida. E há o Porsche 911 — esse vive em outra esfera emocional. Mais que um automóvel, o 911 é um símbolo de continuidade, paixão e evolução. E, agora, em sua mais nova encarnação, a geração 992.II, ele renasce com atualizações pontuais, mas profundas o suficiente para emocionar até os mais exigentes autoentusiastas.

Na traseira fica o destaque para as novas entradas de ar do motor no final do vidro vigia e o novo para-choque traseiro com novas lanternas

O palco escolhido para a apresentação oficial no Brasil não poderia ser mais apropriado: o autódromo Velocittà, no interior de São Paulo, durante o evento Porsche Experience. Um templo da velocidade, com curvas técnicas, subidas, descidas e longas retas, perfeito para sentir tudo que um 911 tem a oferecer — e agora com ainda mais intensidade.

Na dianteira foi eliminado o segundo bloco de iluminação e o para-choque recebeu entradas de ar mais amplas para chegar mais ar aos dois radiadores e melhorar o arrefecimento

Sutileza nas formas, precisão nos detalhes

Externamente, o novo 911 mantém o respeito absoluto à sua silhueta atemporal. As mudanças parecem discretas, mas são precisas: novos para-choques dianteiros e traseiros, faróis LED Matrix redesenhados, novas rodas (19” na dianteira e 20” na traseira) e lanternas traseiras com novo layout, além de entradas de ar redesenhadas que cumprem tanto função estética quanto técnica.

Novas entradas de ar na dianteira são mais amplas

Mas é ao entrar na cabine que percebemos uma mudança emblemática. Pela primeira vez em um 911, a partida é feita por botão — ainda à esquerda, como manda a tradição da marca. O painel de instrumentos agora é totalmente digital, de 12,6 polegadas, mas sem abrir mão da clássica configuração de cinco instrumentos circulares, além de permitir um modo de pista com informações reduzidas para foco total na pilotagem.

Interior recebe o novo quadro de instrumentos digital configurável

No console central, novas teclas físicas de atalho para a central multimídia convivem com o seletor de marchas compacto nas versões com câmbio PDK (robotizado de dupla embreagem) de 8 marchas. A ergonomia segue impecável, e o interior mantém o altíssimo padrão Porsche, com materiais nobres, encaixes perfeitos e aquele aroma inconfundível de carro feito com obstinação.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Mecânica refinada, sensação amplificada

A base mecânica do Carrera permanece fiel à fórmula consagrada: motor 3-L boxer de seis cilindros biturbo, agora com 394 cv (acréscimo de 9 cv) a 6.500 rpm e torque máximo de 45,9 m·kgf em um patamar entre 2.000 e 5.000 rpm. O corte de rotação acontece a 7.500 rpm, uma sinfonia nos ouvidos chegar perto desse ponto. O ganho pode parecer modesto, mas o refinamento na entrega de potência é sensível. Os novos turbocarregadores e interresfriadores vindos das versões GTS e Turbo, respectivamente, contribuem para uma resposta mais imediata e linear, com menos inércia e mais vigor em rotações médias.

Uma silhueta inconfundível

O desempenho acompanha essa evolução: 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 295 km/h. Mais impressionante do que os números é como tudo isso é entregue — com progressividade, previsibilidade e aquele ronco metálico e grave que arrepia mesmo com os vidros fechados.

Novos discos de freios e pinça de 6 pistões na dianteira

Os freios foram aprimorados, com discos 20 mm maiores no diâmetro e pinças de seis pistões na dianteira, garantindo frenagens firmes e progressivas mesmo após voltas intensas no Velocittà. O controle da carroceria é exemplar, mérito da suspensão ativa e da distribuição de peso quase perfeita.

O novo Carrera T está bem identificado

Carrera T: a volta do câmbio manual e da alma purista

Mas a estrela do evento foi, sem dúvida, o Carrera T, que retorna com força total e agora tem câmbio manual de seis marchas — um presente aos entusiastas da velha guarda e que não se importam de ter três pedais mesmo tendo apenas dois pés e não serem preguiçosos.

Engates curtos e precisos com pequena dificuldade no engate da ré para frente

Trata-se de uma versão que carrega história: o 911 T brilhou nas pistas, incluindo uma vitória marcante no Rali de Monte Carlo de 1968. E hoje, mais do que um tributo, ele se apresenta como uma opção visceral para quem busca envolvimento total com a máquina.

Os Carreras estão disponíveis na carroceria cabriolé e coupé

Além do câmbio manual, o Carrera T recebe um pacote técnico de respeito: suspensão rebaixada em 10 mm e ativa, eixo traseiro direcional, vetoração por torque, e o detalhe que resume sua alma: a alavanca de câmbio com pomo em madeira nogueira, com o logotipo “MT” no console. A sensação de engatar as marchas ali é quase litúrgica — curta, precisa, mecânica no sentido mais puro da palavra.

Sequência de curvas com câmbio manual requer um pouco mais de concentração

O Carrera T também é mais leve: 30 kg a menos que o Carrera, totalizando 1.490 kg. Isso se traduz em agilidade e resposta ainda mais afiadas nas mudanças de direção. No Velocittà, ele foi pura comunicação — cada curva, cada freada, cada retomada traziam o piloto para o centro da experiência.

Aerofólio traseiro é ativado pela velocidade ou pelos modos de condução: WET, Normal, Sport e Sport Plus

Personalização e exclusividade

Ambas as versões podem ser configuradas até o último detalhe no site da marca. Cores, rodas, acabamentos, pacotes técnicos — tudo pode ser moldado ao gosto do proprietário. Porque um 911 não é só um carro: é uma extensão do caráter de quem o conduz.

A customização vai desde simples faixas decorativas até itens aerodinâmicos e de melhor desempenho

As duas versões podem ser encontradas com carroceria Coupé ou Conversível com os seguintes preços sugeridos:

911 Carrera Coupé – R$ 930.000
911 Carrera Cabriolé – R$ 980.000
911 Carrera T Coupé – R$ 980.000
911 Carrera T Cabriolé – R$ 1.040.000

Dianteiros 235/40 ZR19, traseiros 295/35 ZR20

Conclusão

O 911 da geração 992.II não reinventa o ícone — ele o aprimora, com respeito à tradição e foco absoluto na experiência ao volante. Seja no Carrera com seu câmbio PDK rápido e eficiente, ou no visceral Carrera T com câmbio manual e direção comunicativa, o novo 911 reafirma o que sempre foi: um carro que vai além dos números, que fala com a alma e permanece, geração após geração, como o esportivo definitivo.

GB

 

FICHA TÈCNICA DO PORSCHE 911 T 2026
MOTOR
Descrição H-6, traseiro longitudinal, carcaça e cabeçotes de alumínio, arquitetura de duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação direta por tuchos-copo hidráulicos, fase e levantamento variáveis, 2 turbocarregadores com interresfriadores, injeção direta, gasolina 98 RON, funciona com 95 RON (gasolina comum)
Cilindrada (cm³) 2.981
Diâmetro e curso (mm) 91 x 76,4
Taxa de compressão (:1) 10,2
Potência (cv/rpm) 394 / 6.500
Rotação de corte (rpm) 7.500
Torque (m·kgf/rpm) 45,9 / 2.000 a 5.000
Densidade de potência (cv/L) 132
Densidade de torque (m·kgf/L) 15,4
TRANSMISSÃO
Descrição Transeixo traseiro com câmbio manual de 6 marchas e ré, todas sincronizadas, com aceleração interina automática nas reduções, tração traseira
Relações de marchas (:1) 1º 3,154, 2ª 2,294; 3ª 1,850; 4ª 1,522; 5ª 1,273; 6ª 1,097; ré 3,991.
Relação de diferencial (:1) 3,273
SUSPENSÃO
Dianteira Ativa, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Ativa, Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem,
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) 15, no centro, além do centro n.d., estimado 12
Diâmetro do volante (mm) 360
Voltas entre batentes 2,5
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,9
FREIOS Disco ventilado,  408, pinça fixa de 6 pistões
Dianteiros (Ø mm)
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado e furado,  408, pinça fixa de 6 pistões
RODAS E PNEUS Disco furado, 380, pinça fixa de 4 pistões
Rodas Liga de alumínio, dianteiras 9,5Jx20, traseiras, 10,Jx 21
Pneus Dianteiros 245/35 R20 e traseiros, 305/30 R21
Estepe Não tem, há kit de reparo e bomba elétrica de enchimento
CONSTRUÇÃO
Descrição Monobloco de aço, cupê, 2 portas, 2+2 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.542
Largura sem/com espelhos 1.852 / 2.033
Altura 1.293
Entre-eixos 2.450
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,32
Área frontal (m², calculada AE) 1,915
Área frontal corrigida (m²) 613
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.490
Capacidade de carga (kg) 440
Peso bruto (kg) 1.930
Carga máxima no teto (kg) 75 (com sistema de carga Porsche)
Porta-maças (L) 135
Volume disponível atrás dos bancos dianteiros (L) 261
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,5
Aceleração 0-160 km/h (s) 9,7
Aceleração 0-200 km/h (s) 15
Retomada 80-120 km/h (5ª, s) 5,7
Velocidade máxima (km/h) 295
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL n.d.






Tags: #savethemanualCâmbio manualGBGerson BoriniPorsche 911 992.IIPorsche 911 CarreraPorsche 911 Carrera Tsave the manualsuperesportivo
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