• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home MF

PROGRAMA DE CONTROLE DE ESTABILIDADE (ESP) COMPLETA 30 ANOS

ALÉM DOS 30 ANOS DE CRIAÇÃO DO ESP, BOSCH COMEMORA A MARCA DE 15 MILHÕES DE ITENS FABRICADOS NO BRASIL

identicon por Marco Fritsch
20/05/2025
em MF, Notícias
Fotos: Divulgação Bosch

Fotos: Divulgação Bosch





Você sabia que o Programa de Controle de Estabilidade (ESP®) é a tecnologia que mais salva vidas depois do cinto de segurança? Desenvolvido pela Bosch, o ESP completa 30 anos em 2025 e continua sendo um grande aliado dos motoristas na prevenção de acidentes. Neste mesmo ano, a empresa está comemorando também a marca de 15 milhões de ABS/ESP produzidas no Brasil, e a partir de 2026, mais um passo importante será dado: a nacionalização da produção da unidade de controle eletrônico (ECU) do ESP na fábrica de Campinas, SP.

Pesquisas realizadas pela Bosch estimam que o ESP pode reduzir em até 80% os acidentes causados por derrapagens, especialmente em situações como curvas acentuadas, desvios bruscos ou pisos escorregadios.  desde o início de 2024, esse ele se tornou obrigatório de série em veículos comercializados no Brasil.

Sistema foi desenvolvido em parceria com a Daimler-Benz

O ESP trabalha em conjunto com os freios ABS e o controle de tração para frear as rodas individualmente. Além disso, a solução utiliza sensores e controladores para detectar comandos não coordenados entre motorista e veículo. Se a direção do carro e a do condutor divergem, a tecnologia reduz o torque do motor, corrige a rota, evitando a derrapagem e, consequentemente, acidentes.

A Bosch não é a única a produzir esse sistema, mas foi a pioneira e por isso registrou o nome e a sigla, respectivamente Electronic Stability Program e ESP. O sistema genérico de outros fabricantes se chama Electronic Stability Control, sigla ESC.

Evolução constante

Ao passar de três décadas, o sistema vem ganhando novas funcionalidades que acompanham as demandas dos novos tempos. Além de se manter como um grande aliado da segurança veicular, passou a figurar como componente central de funções de conforto e desempenho.

O ESP é capaz de corrigir automaticamente o comportamento do veículo com base em diferentes condições de estabilidade, levando em conta fatores como o peso do carro, o modo de condução e até mesmo pistas escorregadias — identificadas, por exemplo, pelo acionamento do limpador de para-brisa. O que antes era apenas uma combinação entre frenagem e o sistema ABS, hoje evoluiu para uma tecnologia que personaliza a experiência de condução e contribui diretamente para a segurança do motorista e dos passageiros.

Comportamento do carro com ESP (linha contínua) e sem ESP (linha pontilhada) em uma manobra brusca

Tudo isso, torna o ESP uma das tecnologias que mais contribui para a segurança do trânsito — tema central da Campanha 2025 do movimento Maio Amarelo, sob o mote: “Mobilidade Humana, Falha Humana”.

O objetivo é coordenar ações de conscientização e jogar luz a pautas importantes de segurança viária, mobilizando toda a sociedade civil, entidades de classe, associações e poder público.

ESP em números

Lançada pela primeira vez em 1995, esta tecnologia foi inicialmente aplicada em sedãs de luxo e desde então se tornou um item aplicado em praticamente todos os veículos. Pesquisadores de acidentes da Bosch calculam que o sistema salvou mais de 22 mil vidas apenas na União Europeia e no Reino Unido nas últimas três décadas, além de ter evitado quase 750 mil acidentes com vítimas. Essas estatísticas impressionantes ressaltam o quanto o ESP se tornou indispensável como sistema de segurança nos veículos modernos.

MF







Próximo
(Foto: Red Bull)

MÔNACO CHEGA COM DUAS PARADAS OBRIGATÓRIAS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17