Você sabia que o Programa de Controle de Estabilidade (ESP®) é a tecnologia que mais salva vidas depois do cinto de segurança? Desenvolvido pela Bosch, o ESP completa 30 anos em 2025 e continua sendo um grande aliado dos motoristas na prevenção de acidentes. Neste mesmo ano, a empresa está comemorando também a marca de 15 milhões de ABS/ESP produzidas no Brasil, e a partir de 2026, mais um passo importante será dado: a nacionalização da produção da unidade de controle eletrônico (ECU) do ESP na fábrica de Campinas, SP.
Pesquisas realizadas pela Bosch estimam que o ESP pode reduzir em até 80% os acidentes causados por derrapagens, especialmente em situações como curvas acentuadas, desvios bruscos ou pisos escorregadios. desde o início de 2024, esse ele se tornou obrigatório de série em veículos comercializados no Brasil.

O ESP trabalha em conjunto com os freios ABS e o controle de tração para frear as rodas individualmente. Além disso, a solução utiliza sensores e controladores para detectar comandos não coordenados entre motorista e veículo. Se a direção do carro e a do condutor divergem, a tecnologia reduz o torque do motor, corrige a rota, evitando a derrapagem e, consequentemente, acidentes.
A Bosch não é a única a produzir esse sistema, mas foi a pioneira e por isso registrou o nome e a sigla, respectivamente Electronic Stability Program e ESP. O sistema genérico de outros fabricantes se chama Electronic Stability Control, sigla ESC.
Evolução constante
Ao passar de três décadas, o sistema vem ganhando novas funcionalidades que acompanham as demandas dos novos tempos. Além de se manter como um grande aliado da segurança veicular, passou a figurar como componente central de funções de conforto e desempenho.
O ESP é capaz de corrigir automaticamente o comportamento do veículo com base em diferentes condições de estabilidade, levando em conta fatores como o peso do carro, o modo de condução e até mesmo pistas escorregadias — identificadas, por exemplo, pelo acionamento do limpador de para-brisa. O que antes era apenas uma combinação entre frenagem e o sistema ABS, hoje evoluiu para uma tecnologia que personaliza a experiência de condução e contribui diretamente para a segurança do motorista e dos passageiros.

Tudo isso, torna o ESP uma das tecnologias que mais contribui para a segurança do trânsito — tema central da Campanha 2025 do movimento Maio Amarelo, sob o mote: “Mobilidade Humana, Falha Humana”.
O objetivo é coordenar ações de conscientização e jogar luz a pautas importantes de segurança viária, mobilizando toda a sociedade civil, entidades de classe, associações e poder público.
ESP em números
Lançada pela primeira vez em 1995, esta tecnologia foi inicialmente aplicada em sedãs de luxo e desde então se tornou um item aplicado em praticamente todos os veículos. Pesquisadores de acidentes da Bosch calculam que o sistema salvou mais de 22 mil vidas apenas na União Europeia e no Reino Unido nas últimas três décadas, além de ter evitado quase 750 mil acidentes com vítimas. Essas estatísticas impressionantes ressaltam o quanto o ESP se tornou indispensável como sistema de segurança nos veículos modernos.
MF