Poucos veículos conseguem combinar robustez mecânica com requinte de rodagem como a Ram 1500. A nova linha 2025 consolida essa proposta com uma mudança de paradigma: sai o venerável Hemi V-8 a gasolina, entra a moderna família de motores 6-cilindros em linha biturbo também a gasolina. Eficiente, potente e suave, esse novo conjunto motriz marca uma evolução significativa sem comprometer o caráter tradicional da picape.
Durante uma semana completa com a versão Laramie Night Version 4×4 cabine dupla, pude avaliar a fundo não apenas a impressionante ficha técnica, mas principalmente o comportamento dinâmico e a vivência diária com um dos veículos mais sofisticados do segmento.

Motor: potência com suavidade
A unidade avaliada traz o motor 3-litros de seis cilindros em linha biturbo que entrega potência máxima de 426 cv a 5.200 rpm e o torque máximo de 64,8 m·kgf a 3.500 rpm, acoplado ao câmbio automático epicíclico de 8 marchas TorqueFlite 8HP 75 (licença ZF), com tração integral. Trata-se de um conjunto extremamente competente: entrega vasto torque e potência desde as baixas rotações com progressividade exemplar, sem quedas abruptas de força ou hesitações na resposta. E ainda conta com sistema de tração com acionamento elétrico podendo alternar entre: 4×2, 4×4 Auto, 4×4 e 4×4 com reduzida.

A arquitetura de 6 cilindros em linha contribui para o equilíbrio natural e vibração praticamente nula, notável em qualquer condição de uso. Em aceleração plena, o empurrão é vigoroso e contínuo — com números comprovando: a Ram 1500 com esse cumpre o 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e a leva à velocidade máxima de 180 km/h (limitada, desempenho digno de esportivos pesados.

Ao volante, impressiona também a ausência de esforço para manter ritmo elevado. Em retomadas de velocidade, o câmbio trabalha em sintonia com o motor, privilegiando torque e potência em rotações médias, sem recorrer a reduções excessivas. O freio a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) tem pedal leve e confortável para o uso diário e elevada eficiência.

Comportamento dinâmico exemplar (para uma picape grande)
O conjunto de suspensão pneumática é um diferenciador de conforto, especialmente em uso urbano. No uso rodoviário a altura da picape é abaixada automaticamente para reduzir arrasto aerodinâmico. O sistema pneumático adaptativo permite também ajustar a altura livre do solo manualmente, favorecendo tanto a entrada em garagens quanto o desempenho em estradas de terra.

As rodas e pneus até parecem pequenas para o tamanho do veículo, mas o comportamento é estável, com boa comunicação no volante e controle de carroceria eficiente em curvas longas. Claro, trata-se de um veículo de quase 6 metros de comprimento e quase 2.700 kg, mas dentro desse contexto a sensação de segurança ao rodar é notável.
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Vida a bordo: luxo em padrão executivo
Se por fora as mudanças visuais foram sutis — novos conjuntos ópticos, rodas redesenhadas e paleta de cores renovada — por dentro a evolução foi substancial. A tela da central multimídia de 14,5 polegadas impressiona pela definição, fluidez e integração com sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O novo painel do passageiro, com tela auxiliar de 10,3″, permite navegação ou entretenimento sem interferir na do motorista.

O destaque absoluto, no entanto, vai para o novo acabamento. Os bancos com ajustes elétricos em múltiplas direções, com aquecimento, ventilação e massagem, são superiores a muitos modelos premium alemães. O sistema de som premium Harman Kardon preenche a cabine com qualidade acústica rara, mesmo em volumes elevados.
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Durante a semana de testes, utilizei a picape tanto em deslocamentos urbanos quanto em viagem rodoviária, com até quatro adultos a bordo. O conforto térmico, a ergonomia dos comandos e o silêncio interno se destacaram a ponto de se aproximarem da experiência de sedãs de luxo.
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Consumo e eficiência
Em um trecho rodoviário de 400 km, com velocidade média de 110 km/h e topografia variada, obtive média de 9,5 km/l, número superior ao antigo V-8 Hemi em uso real. Em ciclo urbano, o consumo ficou em torno de 6,5 km/l — dentro do esperado para o porte e desempenho do conjunto. A homologação junto ao Inmetro indica urbano 6,0 km/l e rodoviário, 7,0 km/l
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Capacidade de carga e reboque
A Ram 1500 2025 com motor L-6 tem capacidade de reboque de 4.490 kg e carga útil de 524 kg, números ligeiramente abaixo das concorrentes Ford F-150 e Chevrolet Silverado. No entanto, esses valores são mais do que suficientes para o público-alvo do modelo, que prioriza conforto e desempenho. Para aplicações mais exigentes, a marca disponibiliza as versões 2500 e 3500 com motores turbodiesel.
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A caçamba tem 1.711 mm de comprimento, 1.295 mm de largura e profundidade de 543 mm, totalizando 1.200 litros. Nas laterais externas da caçamba ficam as convenientes caixas chamadas de RamBox com 107 litros de capacidade cada uma e com sistema de trava individual. É um ótimo local para as ferramentas de trabalho ou para as pequenas compras do dia a dia.
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Conclusão
A Ram 1500 representa uma transição bem-sucedida da era moderna das picapes. O novo 6-cilindros em linha consegue entregar potência, eficiência e requinte similar ao antigo V-8, sem perder a robustez que definem a linhagem marca Ram.
Tradicional foto AEDurante minha semana de convivência ficou claro que este não é apenas um veículo de trabalho sofisticado: é uma verdadeira plataforma de transporte de luxo, com desempenho que impressiona e conforto que seduz. A Ram 1500 fala a língua dos entusiastas — e com sotaque técnico muito bem afinado.
Preços e versões:
Ram 1500 Laramie: R$ 540.990
Ram 1500 Laramie Night Edition: R$ 555.990 (versão testada)
As versões diferenciam-se principalmente pelo acabamento, sendo a Night Edition mais luxuosa com acabamentos pretos.
GB
FICHA TÉCNICA DA NOVA RAM 1500 LARAMIE | ||
Versão | Laramie | Laramie Night Edition |
MOTOR | ||
Denominação | Hurricane 6 GME-T6 | |
Descrição | 6 cil. em linha, dianteiro longitudinal, bloco, cabeçote e cárter de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionados por corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada com fulcro hidráulico, turbocarregador com interresfriador ar-ar injeção direta, gasolina | |
Cilindrada (cm³) | 2.993 | |
Diâmetro x curso (mm) | 84 x 90 | |
Potência máxima (cv/rpm) | 426 / 5.200 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 64,8 / 3.500 | |
Taxa de compressão (:1) | 10,4 | |
TRANSMISSÃO | ||
Descrição | Câmbio automático epicíclico TorqueFlite 8HP75 de 8 marchas mais reduzida, tração traseira permanente e nas 4 rodas temporária, diferencial traseiro com bloqueio mecânico de comando elétrico | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,710; 2ª 3,140; 3ª 2,100; 4ª 1,670; 5ª 1,290; 6ª 1,000 (direta); 7ª 0,840; 8ª 0,670; ré 3,300 | |
Espectro (:1) | 7,030 | |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,920 | |
Relação da reduzida (:1) | 2,640 | |
Caixa de transferência | BW 48-12 Part-time 4×2, 4×4 High e 4×4 low, comando elétrico | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente por triângulos superpostos, mola a ar de nivelamento autom´stico, amortecedor pressurizado barra antirrolagem | |
Traseira | Eixo rígido, quatro braços longitudinais, barra transversal Panhard, mola a ar com nivelamento automático amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |
Relação de direção (:1) | n.d. | |
Diâmetro min de curva (m) | 14,1 | |
FREIOS | ||
Operação | Hidráulica, servoassistência a vácuo, duplo circuito dianteiro-traseiro | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/378, pinça fixa de 2 pistões | |
Traseiros (Ø mm) | Disco/375, pinça deslizante de 1 pistão | |
De estacionamento | Eletromecânico, atuação nas rodas traseiras | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio,9J x 20 | Liga de alumínio, 9J x 22 |
Pneus | 275/55 R20 | 285/45 R22 |
Estepe | 275/55 R20 | |
CONSTRUÇÃO | Separada, carroceria e caçamba de aço sobre chassi, , picape cabine-dupla, 4 portas, 5 lugares | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. | |
Área frontal (calculada AE, m²) | 3,25 | |
Área frontal corrigida | n.d. | |
ÂNGULOS (º) | ||
Entrada | 19,1 | |
Saída | 20,5 | |
Rampa | 19,5 | |
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 5.903 | |
Largura sem espelhos/com espelhos | 2.062 / n.d | |
Altura | 1.971 | |
Distância entre eixos | 3.672 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.740 / 1.727 | |
Distância mínima do solo | 209 (entre os eixos) | 156 (modo de embarque/desembarque); 197,1 (modo padrão); 199,5 (modo off-road 1 até 65 km/h); 202,2 (modo off-road 2, até 40 km/h) |
CAÇAMBA | 1.711 | |
Comprimento | ||
Largura | 1.295 | |
Altura das bordas | 543 | |
Volume (L) | 1.200 | |
Compartimentos laterais (RamBox, L) | 107 cada | |
PESOS E CAPACIDADES | ||
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.663 | 2.696 |
Carga útil (kg) | 557 | 524 |
Peso bruto (kg) | 3.220 | 3.220 |
Peso rebocável com freio (kg) | 4.490 | |
Caçamba (L) | 1.200 | |
Tanque de combustível (L) | 125 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,3 | |
Velocidade máxima (km/h) | 180 (limitada pelo módulo de controle eletrônico) | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO PBEV) | ||
Cidade (km/l) | 6,0 | |
Estrada (km/l) | 7,0 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
V/1000 em 8ª (km/h) | 56,4 | 56,8 |
Rotação a 120 km/h e, 8ª (rpm) | 2.130 | 2.110 |
Rotação à vel. máx. em 6ª (rpm) | 4.760 | 4.710 |
CONTEÚDO DA NOVA RAM 1500 LARAMIE | ||
Laramie | Night Editon | |
Abertura remota da tampa traseira | ||
Acesso ao interior do veículo e partida remota com chave presencial e cartão NFC | • | • |
Alarme de segurança | • | • |
Alças de auxílio para acesso ao veículo | • | • |
Alerta do cinto de segurança dos bancos dianteiros e do banco traseiro desatado | • | • |
Alternador de 220 A | • | • |
Antena do tipo barbatana de tubarão | • | • |
Apoio de cabeça da 1ª fileira de bancos ajustável em 4 direções | • | • |
Ar-condicionado automático de duas zonas | • | • |
Assistente de partida em rampa | • | • |
Assistente para manobras evasivas | • | • |
Banco traseiro bipartido 60:40, com bancos rebatíveis e reclináveis | • | • |
Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação | • | • |
Bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos (8 direções e 2 direções para lombar) | • | • |
Bancos traseiros laterais com aquecimento | • | • |
Barras antirrolagem dianteira e traseira | • | • |
Bateria de 730 A·h | • | • |
Bolsas infláveis dianteiras de múltiplo estágio, laterais dianteiras e de cortina dianteira e traseira | • | • |
Caçamba com revestimento especial e iluminação em LED | • | • |
Câmbio automático de 8 marchas | • | • |
Capô esportivo | — | • |
Capota marítima | • | • |
Carregamento por indução Ram Charger para motorista e passageiro | • | • |
Central de informações do veículo (Computador de bordo) | • | • |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura | • | • |
Comando de voz integrado com Bluetooth | • | • |
Comandos de áudio no volante | • | • |
Compartimentos Rambox® nas laterais da caçamba | • | • |
Comutação automática dos faróis | • | • |
Console central modular com 6 saídas USB dianteiras (3 do tipo C), entrada de áudio auxiliar, descansa-braço com porta-objetos e saída USB, porta-copos dianteiro ajustável e traseiro fixo, saídas de ar traseiras e 4 saídas USB traseiras (2 do tipo C) | • | • |
Controle de cruzeiro adaptativo com estratégia Para & Anda | • | • |
Controle eletrônico de estabilidade e de tração | • | • |
Controle eletrônico de mitigação da rolagem da carroceria | • | • |
Controle eletrônico de seleção da tração com modo 4×4 Auto | • | • |
Defletor dianteiro ativo | • | • |
Degrau retrátil de acesso à caçamba | • | • |
Descansa-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos | • | • |
Detector de cansaço do motorista | • | • |
Detector de ponto cego e de tráfego transversal | • | • |
Direção eletroassistida | • | • |
Divisor de caçamba | • | • |
Duas memórias de posição do banco do motorista e espelhos retrovisores externos | • | • |
Emblema “1500 SST” cromado no capô | • | — |
Emblema “1500 SST” escurecido no capô | — | • |
Emblema “RAM” nas portas dianteiras | • | — |
Emblema “RAM” escurecido nas portas dianteiras | — | • |
Emblemas “LARAMIE” e “4×4” escurecidos na tampa traseira | — | • |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | • | • |
Escapamento traseiro duplo com ponteira cromada | • | — |
Escapamento traseiro duplo com ponteira escurecida | — | • |
Espelho retrovisor interno digital | • | • |
Espelhos retrovisores exteriores com carcaças cromadas, aquecimento, repetidoras de setas luzes de cortesia, rebatimento elétrico e com ajuste elétrico | • | — |
Espelhos retrovisores exteriores com carcaças pretas aquecimento, repetidoras de setas luzes de cortesia, rebatimento elétrico e com ajuste elétrico | — | • |
Estepe de dimensões normais | • | • |
Estribo lateral elétrico | • | • |
Faróis de LED | • | — |
Faróis de LED com máscara negra | — | • |
Filtro de ar cabine do tipo N95 | • | • |
Freio de estacionamento eletromecânico | • | • |
Freios a disco nas 4 rodas com ABS + distribuição eletrônica das forças de frenagem | • | • |
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre | • | • |
Ganchos de amarração de carga na caçamba | • | • |
Ganchos dianteiros para reboque cromados | • | — |
Ganchos dianteiros para reboque pretos | — | • |
Grade do radiador ativa | • | • |
Iluminação ambiente de LED | • | • |
Insertos convexos nos espelhos retrovisores exteriores | • | • |
Inversor de 400 W | • | • |
Janela traseira com comando elétrico | • | • |
Janelas dianteiras acústicas | • | • |
Lanternas escurecidas | — | • |
Limitador de marchas | • | • |
Limpadores de para-brisa com intermitência | • | • |
Luz de alerta de abertura da tampa traseira | • | • |
Luzes de leitura de LED | • | • |
Luzes de neblina de LED | • | • |
Maçaneta da tampa traseira com iluminação de LED | • | • |
Maçanetas externas na cor do veículo | • | — |
Maçanetas externas pretas | — | • |
Moldura das caixas de roda na cor do veículo | • | • |
mostrador da pressão dos pneus | • | • |
Motor Hurricane de 6 cilindros 3-litros biturbo | • | • |
Multimídia Uconnect de 14.5″ com tela tátil, Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio | • | • |
Navegação embarcada | • | • |
Painéis de porta parcialmente revestidos de couro | • | • |
Para-choques dianteiro e traseiro cromados | • | — |
Para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo | — | • |
Para-sóis motorista e passageiro com espelho e iluminação | • | • |
Pedais com ajustes elétricos | • | • |
Plataforma de serviços conectados Ram Connect | • | • |
Pneus 275/55 R20 Nexen / 285/45 R22XL Pirelli na Night Edition | • | • |
Porta-copos em espuma nos painéis de porta | • | • |
Porta-luvas iluminado com chave | • | • |
Porta-objetos sob o assento da segunda fileira de bancos | • | • |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros | • | • |
Projetor de informações no para-brisa | • | • |
Quadro de instrumentos Full TFT de 12.3″ | • | • |
RAM e grade dianteira cromados | • | — |
RAM e grade dianteira pretos | — | • |
Reconhecimento de sinalização em via para limite de velocidade | • | • |
Revestimento interno das caixas de roda dianteira e traseira | • | • |
Rodas de liga de alumínio 9Jx20 diamantadas | • | — |
Rodas de liga de alumínio 9Jx22 pretas | — | • |
Saídas de ar dianteira e traseira | • | • |
Seletor de marchas rotativo | • | • |
Sensores crepuscular e de chuva | • | • |
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro | • | • |
Sistema de áudio premium Harman Kardon® com 19 alto-falantes com subwoofer de 10” | • | • |
Sistema de câmera 360° | • | • |
Sistema de cancelamento de ruídos ativo | • | • |
Sobretapetes dianteiro e traseiro | • | • |
Suspensão pneumática com nivelamento ativo com 5 modos: Embarque/desembarque, Aerodinâmico, Rodar Normal, Off Road 1 e Off Road 2 | • | • |
Tampa traseira com abertura e fechamento elétrico | • | • |
Terceira luz de freio de LED | • | • |
Teto solar panorâmico | • | • |
Tomada de 12 V na parte superior do painel de instrumentos | • | • |
Tomadas de 115 V no interior do console central, para 2ª fileira de bancos e no compartimento Rambox® | • | • |
Tomadas elétricas para reboque de 4 e 7 polos | • | • |
Vidros dianteiros elétricos com função um-oque (sobe e desce) | • | • |
Volante de direção com regulagem de altura e distância | • | • |
Volante revestido de couro e com aquecimento | • | • |