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Home Avaliações

RAM 1500 LARAMIE, UMA NOVA ERA DE 6 CILINDROS EM LINHA

UMA PICAPE GRANDE COM BOA CAPACIDADE DE CARGA, ÓTIMO DESEMPENHO E SOFISTICAÇÃO DE SOBRA

identicon por Gerson Borini
07/05/2025
em Avaliações, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Poucos veículos conseguem combinar robustez mecânica com requinte de rodagem como a Ram 1500. A nova linha 2025 consolida essa proposta com uma mudança de paradigma: sai o venerável Hemi V-8 a gasolina, entra a moderna família de motores 6-cilindros em linha biturbo também a gasolina. Eficiente, potente e suave, esse novo conjunto motriz marca uma evolução significativa sem comprometer o caráter tradicional da picape.

Durante uma semana completa com a versão Laramie Night Version 4×4 cabine dupla, pude avaliar a fundo não apenas a impressionante ficha técnica, mas principalmente o comportamento dinâmico e a vivência diária com um dos veículos mais sofisticados do segmento.

Uma picape desenhada para as largas ruas e avenidas americanas que sofre ao transitar nas faixas cada dia mais estreitas das vias brasileiras

Motor: potência com suavidade

A unidade avaliada traz o motor 3-litros de seis cilindros em linha biturbo que entrega potência máxima de 426 cv a 5.200 rpm e o torque máximo de 64,8 m·kgf a 3.500 rpm, acoplado ao câmbio automático epicíclico de 8 marchas  TorqueFlite 8HP 75 (licença ZF), com tração integral. Trata-se de um conjunto extremamente competente: entrega vasto torque e potência desde as baixas rotações com progressividade exemplar, sem quedas abruptas de força ou hesitações na resposta. E ainda conta com sistema de tração com acionamento elétrico podendo alternar entre: 4×2, 4×4 Auto, 4×4 e 4×4 com reduzida.

O motor L-6 tem ótima integração com chassi e carroceria entregando desempenho e baixo nível de vibração e ruído

A arquitetura de 6 cilindros em linha contribui para o equilíbrio natural e vibração praticamente nula, notável em qualquer condição de uso. Em aceleração plena, o empurrão é vigoroso e contínuo — com números comprovando: a Ram 1500 com esse cumpre o 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e a leva à velocidade máxima de 180 km/h (limitada, desempenho digno de esportivos pesados.

Seletor do câmbio e tração estão montados no painel, librando espaço no console central para os porta-objetos

Ao volante, impressiona também a ausência de esforço para manter ritmo elevado. Em retomadas de velocidade, o câmbio trabalha em sintonia com o motor, privilegiando torque e potência em rotações médias, sem recorrer a reduções excessivas. O freio a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) tem pedal leve e confortável para o uso diário e elevada eficiência.

Volante tem ótima empunhadura e as inumeras teclas de comando exigem tempo para operar com maestria

Comportamento dinâmico exemplar (para uma picape grande)

O conjunto de suspensão pneumática é um diferenciador de conforto, especialmente em uso urbano. No uso rodoviário a altura da picape é abaixada automaticamente para reduzir arrasto aerodinâmico. O sistema pneumático adaptativo permite também ajustar a altura livre do solo manualmente, favorecendo tanto a entrada em garagens quanto o desempenho em estradas de terra.

Rodas de 22″ com pneus 285/45R22 ficam pequenos na enorme carroceria

As rodas e pneus até parecem pequenas para o tamanho do veículo, mas o comportamento é estável, com boa comunicação no volante e controle de carroceria eficiente em curvas longas. Claro, trata-se de um veículo de quase 6 metros de comprimento e quase 2.700 kg, mas dentro desse contexto a sensação de segurança ao rodar é notável.

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Vida a bordo: luxo em padrão executivo

Se por fora as mudanças visuais foram sutis — novos conjuntos ópticos, rodas redesenhadas e paleta de cores renovada — por dentro a evolução foi substancial. A tela da central multimídia de 14,5 polegadas impressiona pela definição, fluidez e integração com sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O novo painel do passageiro, com tela auxiliar de 10,3″, permite navegação ou entretenimento sem interferir na do motorista.

Sofisticação a bordo é imponente

O destaque absoluto, no entanto, vai para o novo acabamento. Os bancos com ajustes elétricos em múltiplas direções, com aquecimento, ventilação e massagem, são superiores a muitos modelos premium alemães. O sistema de som premium Harman Kardon preenche a cabine com qualidade acústica rara, mesmo em volumes elevados.

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Durante a semana de testes, utilizei a picape tanto em deslocamentos urbanos quanto em viagem rodoviária, com até quatro adultos a bordo. O conforto térmico, a ergonomia dos comandos e o silêncio interno se destacaram a ponto de se aproximarem da experiência de sedãs de luxo.

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Consumo e eficiência

Em um trecho rodoviário de 400 km, com velocidade média de 110 km/h e topografia variada, obtive média de 9,5 km/l, número superior ao antigo V-8 Hemi em uso real. Em ciclo urbano, o consumo ficou em torno de 6,5 km/l — dentro do esperado para o porte e desempenho do conjunto. A homologação junto ao Inmetro indica urbano 6,0 km/l e rodoviário, 7,0 km/l

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Capacidade de carga e reboque

A Ram 1500 2025 com motor L-6 tem capacidade de reboque de 4.490 kg e carga útil de 524 kg, números ligeiramente abaixo das concorrentes Ford F-150 e Chevrolet Silverado. No entanto, esses valores são mais do que suficientes para o público-alvo do modelo, que prioriza conforto e desempenho. Para aplicações mais exigentes, a marca disponibiliza as versões 2500 e 3500 com motores turbodiesel.

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A caçamba tem 1.711 mm de comprimento, 1.295 mm de largura e profundidade de 543 mm, totalizando 1.200 litros. Nas laterais externas da caçamba ficam as convenientes caixas chamadas de RamBox com 107 litros de capacidade cada uma e com sistema de trava individual. É um ótimo local para as ferramentas de trabalho ou para as pequenas compras do dia a dia.

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Conclusão

A Ram 1500 representa uma transição bem-sucedida da era moderna das picapes. O novo 6-cilindros em linha consegue entregar potência, eficiência e requinte similar ao antigo V-8, sem perder a robustez que definem a linhagem marca Ram.

Tradicional foto AEDurante minha semana de convivência ficou claro que este não é apenas um veículo de trabalho sofisticado: é uma verdadeira plataforma de transporte de luxo, com desempenho que impressiona e conforto que seduz. A Ram 1500 fala a língua dos entusiastas — e com sotaque técnico muito bem afinado.

Preços e versões:
Ram 1500 Laramie: R$ 540.990
Ram 1500 Laramie Night Edition: R$ 555.990 (versão testada)
As versões diferenciam-se principalmente pelo acabamento, sendo a Night Edition mais luxuosa com acabamentos pretos.

GB

 

FICHA TÉCNICA DA NOVA RAM 1500 LARAMIE
Versão Laramie Laramie Night Edition
MOTOR
Denominação Hurricane 6 GME-T6
Descrição 6 cil. em  linha, dianteiro longitudinal, bloco, cabeçote e cárter de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionados por corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada com fulcro hidráulico, turbocarregador com interresfriador ar-ar injeção direta, gasolina
Cilindrada (cm³) 2.993
Diâmetro x curso (mm) 84 x 90
Potência máxima (cv/rpm) 426 / 5.200
Torque máximo (m·kgf/rpm) 64,8 / 3.500
Taxa de compressão (:1) 10,4
TRANSMISSÃO
Descrição Câmbio automático epicíclico TorqueFlite 8HP75 de 8 marchas mais reduzida, tração traseira permanente e nas 4 rodas temporária, diferencial traseiro com bloqueio mecânico de comando elétrico
Relações das marchas (:1) 1ª 4,710; 2ª 3,140; 3ª 2,100; 4ª 1,670; 5ª 1,290; 6ª 1,000 (direta); 7ª 0,840; 8ª 0,670; ré 3,300
Espectro (:1) 7,030
Relação dos diferenciais (:1) 3,920
Relação da reduzida (:1) 2,640
Caixa de transferência BW 48-12 Part-time 4×2, 4×4 High e 4×4 low, comando elétrico
SUSPENSÃO
Dianteira Independente por triângulos superpostos, mola a ar de nivelamento autom´stico, amortecedor pressurizado barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, quatro braços longitudinais, barra transversal Panhard, mola a ar com nivelamento automático amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Diâmetro min de curva (m) 14,1
FREIOS
Operação Hidráulica, servoassistência a vácuo, duplo circuito dianteiro-traseiro
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/378, pinça fixa de 2 pistões
Traseiros (Ø mm) Disco/375, pinça deslizante de 1 pistão
De estacionamento Eletromecânico, atuação nas rodas traseiras
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio,9J x 20 Liga de alumínio, 9J x 22
Pneus 275/55 R20 285/45 R22
Estepe 275/55 R20
CONSTRUÇÃO Separada, carroceria e caçamba de aço sobre chassi, , picape cabine-dupla, 4 portas, 5 lugares
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d.
Área frontal (calculada  AE, m²) 3,25
Área frontal corrigida n.d.
ÂNGULOS (º)
Entrada 19,1
Saída 20,5
Rampa 19,5
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.903
Largura sem espelhos/com espelhos 2.062 / n.d
Altura 1.971
Distância entre eixos 3.672
Bitola dianteira/traseira 1.740 / 1.727
Distância mínima do solo 209 (entre os eixos) 156 (modo de embarque/desembarque); 197,1 (modo padrão); 199,5 (modo off-road 1 até 65 km/h); 202,2 (modo off-road 2, até 40 km/h)
CAÇAMBA 1.711
Comprimento
Largura 1.295
Altura das bordas 543
Volume (L) 1.200
Compartimentos laterais (RamBox, L) 107 cada
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 2.663 2.696
Carga útil (kg) 557 524
Peso bruto (kg) 3.220 3.220
Peso rebocável com freio (kg) 4.490
Caçamba (L) 1.200
Tanque de combustível (L) 125
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,3
Velocidade máxima (km/h) 180 (limitada pelo módulo de controle eletrônico)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO PBEV)
Cidade (km/l) 6,0
Estrada (km/l) 7,0
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 8ª (km/h) 56,4 56,8
Rotação a 120 km/h e, 8ª (rpm) 2.130 2.110
Rotação à vel. máx. em 6ª (rpm) 4.760 4.710

 

CONTEÚDO DA NOVA RAM 1500 LARAMIE
Laramie Night Editon
Abertura remota da tampa traseira
Acesso ao interior do veículo e partida remota com chave presencial e cartão NFC • •
Alarme de segurança • •
Alças de auxílio para acesso ao veículo • •
Alerta do cinto de segurança dos bancos dianteiros e do banco traseiro desatado • •
Alternador de 220 A • •
Antena do tipo barbatana de tubarão • •
Apoio de cabeça da 1ª fileira de bancos ajustável em 4 direções • •
Ar-condicionado automático de duas zonas • •
Assistente de partida em rampa • •
Assistente para manobras evasivas • •
Banco traseiro bipartido 60:40, com bancos rebatíveis e reclináveis • •
Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação • •
Bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos (8 direções e 2 direções para lombar) • •
Bancos traseiros laterais com aquecimento • •
Barras antirrolagem dianteira e traseira • •
Bateria de 730 A·h • •
Bolsas infláveis dianteiras de múltiplo estágio, laterais dianteiras e de cortina dianteira e traseira • •
Caçamba com revestimento especial e iluminação em LED • •
Câmbio automático de 8 marchas • •
Capô esportivo — •
Capota marítima • •
Carregamento por indução Ram Charger para motorista e passageiro • •
Central de informações do veículo (Computador de bordo) • •
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura • •
Comando de voz integrado com Bluetooth • •
Comandos de áudio no volante • •
Compartimentos Rambox® nas laterais da caçamba • •
Comutação automática dos faróis • •
Console central modular com 6 saídas USB dianteiras (3 do tipo C), entrada de áudio auxiliar, descansa-braço com porta-objetos e saída USB, porta-copos dianteiro ajustável e traseiro fixo, saídas de ar traseiras e 4 saídas USB traseiras (2 do tipo C) • •
Controle de cruzeiro adaptativo com estratégia Para & Anda • •
Controle eletrônico de estabilidade e de tração • •
Controle eletrônico de mitigação da rolagem da carroceria • •
Controle eletrônico de seleção da tração com modo 4×4 Auto • •
Defletor dianteiro ativo • •
Degrau retrátil de acesso à caçamba • •
Descansa-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos • •
Detector de cansaço do motorista • •
Detector de ponto cego e de tráfego transversal • •
Direção eletroassistida • •
Divisor de caçamba • •
Duas memórias de posição do banco do motorista e espelhos retrovisores externos • •
Emblema “1500 SST” cromado no capô • —
Emblema “1500 SST” escurecido no capô — •
Emblema “RAM” nas portas dianteiras • —
Emblema “RAM” escurecido nas portas dianteiras — •
Emblemas “LARAMIE” e “4×4” escurecidos na tampa traseira — •
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis • •
Escapamento traseiro duplo com ponteira cromada • —
Escapamento traseiro duplo com ponteira escurecida — •
Espelho retrovisor interno digital • •
Espelhos retrovisores exteriores com carcaças cromadas, aquecimento, repetidoras de setas luzes de cortesia, rebatimento elétrico e com ajuste elétrico • —
Espelhos retrovisores exteriores com carcaças pretas aquecimento, repetidoras de setas luzes de cortesia, rebatimento elétrico e com ajuste elétrico — •
Estepe de dimensões normais • •
Estribo lateral elétrico • •
Faróis de LED • —
Faróis de LED com máscara negra — •
Filtro de ar cabine do tipo N95 • •
Freio de estacionamento eletromecânico • •
Freios a disco nas 4 rodas com ABS + distribuição eletrônica das forças de frenagem • •
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre • •
Ganchos de amarração de carga na caçamba • •
Ganchos dianteiros para reboque cromados • —
Ganchos dianteiros para reboque pretos — •
Grade do radiador ativa • •
Iluminação ambiente de LED • •
Insertos convexos nos espelhos retrovisores exteriores • •
Inversor de 400 W • •
Janela traseira com comando elétrico • •
Janelas dianteiras acústicas • •
Lanternas escurecidas — •
Limitador de marchas • •
Limpadores de para-brisa com intermitência • •
Luz de alerta de abertura da tampa traseira • •
Luzes de leitura de LED • •
Luzes de neblina de LED • •
Maçaneta da tampa traseira com iluminação de LED • •
Maçanetas externas na cor do veículo • —
Maçanetas externas pretas — •
Moldura das caixas de roda na cor do veículo • •
mostrador da pressão dos pneus • •
Motor Hurricane de 6 cilindros  3-litros biturbo • •
Multimídia Uconnect de 14.5″ com tela tátil, Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio • •
Navegação embarcada • •
Painéis de porta parcialmente revestidos de couro • •
Para-choques dianteiro e traseiro cromados • —
Para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo — •
Para-sóis motorista e passageiro com espelho e iluminação • •
Pedais com ajustes elétricos • •
Plataforma de serviços conectados Ram Connect • •
Pneus 275/55 R20 Nexen / 285/45 R22XL Pirelli na Night Edition • •
Porta-copos em espuma nos painéis de porta • •
Porta-luvas iluminado com chave • •
Porta-objetos sob o assento da segunda fileira de bancos • •
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros • •
Projetor de informações no para-brisa • •
Quadro de instrumentos Full TFT de 12.3″ • •
RAM e grade dianteira cromados • —
RAM e grade dianteira pretos — •
Reconhecimento de sinalização em via para limite de velocidade • •
Revestimento interno das caixas de roda dianteira e traseira • •
Rodas de liga de alumínio 9Jx20 diamantadas • —
Rodas de liga de alumínio 9Jx22 pretas — •
Saídas de ar dianteira e traseira • •
Seletor de marchas rotativo • •
Sensores crepuscular e de chuva • •
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro • •
Sistema de áudio premium Harman Kardon® com 19 alto-falantes com subwoofer de 10” • •
Sistema de câmera 360° • •
Sistema de cancelamento de ruídos ativo • •
Sobretapetes dianteiro e traseiro • •
Suspensão pneumática com nivelamento ativo com 5 modos: Embarque/desembarque, Aerodinâmico,  Rodar Normal, Off Road 1 e Off Road 2 • •
Tampa traseira com abertura e fechamento elétrico • •
Terceira luz de freio de LED • •
Teto solar panorâmico • •
Tomada de 12 V na parte superior do painel de instrumentos • •
Tomadas de 115 V no interior do console central, para 2ª fileira de bancos e no compartimento Rambox® • •
Tomadas elétricas para reboque de 4 e 7 polos • •
Vidros dianteiros elétricos com função um-oque (sobe e desce) • •
Volante de direção com regulagem de altura e distância • •
Volante revestido de couro e com aquecimento • •






Tags: 4X44X4 off-roadGBGerson Borinimotor L-6picape grandeRam 1500 Laramie Night Edition
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