De acordo com o site Mopar Insiders no final de abril a Ram teve oficialmente concedida a patente de design da Rampage nos Estados Unidos. A picape compacta com carroceria monobloco, desenvolvida originalmente para o Brasil e a Argentina, agora tem sua configuração visual protegida junto ao Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO). O pedido havia sido feito em março de 2023 e a aprovação saiu em 22 de abril de 2025.
Apesar disso, o registro não significa, necessariamente, que o modelo será vendido naquele mercado. É comum que fabricantes patenteiem veículos estrangeiros nos Estados Unidos por motivos estratégicos. A proteção pode servir para licenciamento de produtos como miniaturas, videogames ou materiais promocionais. Ou seja, por enquanto, a chegada da Rampage às concessionárias americanas continua sendo uma possibilidade, mas não uma decisão oficializada.
A movimentação da Ram acontece num momento de expansão do segmento de picapes compactas nos Estados Unidos. Modelos como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz vêm se destacando, mostrando que há demanda real por produtos menores e mais acessíveis. A Maverick, por exemplo, vendeu mais de 157 mil unidades no ano passado. Enquanto isso, a linha americana da Ram permanece concentrada na 1500, sem uma opção de porte intermediário.

A Rampage, nesse contexto, poderia preencher uma lacuna importante. Ela utiliza uma plataforma derivada dos auves Jeep Compass e Commander. A estrutura é composta por 86% de aços de alta e ultra resistência, com tração integral de série em todas as versões. O motor é o 2,0 turbo Hurricane4, de 268 cv e 40,7 m·kgf de torque, acoplado a um câmbio ZF automático de 9 marchas. Para outros mercados, também existe uma versão a diesel.
Na América do Sul, a Rampage tem posicionamento mais premium, com versões como Big Horn, Rebel, Laramie e a esportiva R/T. Caso seja levada aos Estados Unidos, será necessário revisar essa estratégia. Seria esperado, por exemplo, o lançamento de versões mais acessíveis, como uma Tradesman com acabamento mais simples e uma Big Horn com preço de entrada competitivo. Versões com tração apenas dianteira também ajudariam a reduzir o custo e a enfrentar diretamente a Ford Maverick.
Do ponto de vista industrial, a Ram já conta com uma estrutura que poderia ser utilizada. A fábrica de Belvidere, em Illinois, atualmente desativada, foi responsável pela produção do Jeep Cherokee e do Dodge Dart, ambos com carroceria monobloco. Essa fábrica poderia ser adaptada para receber a Rampage. Além disso, tanto o motor 2,0 Hurricane quanto o câmbio de 9 marchas já são produzidos em Kokomo, Indiana, o que favorece a logística.

A patente registrada não confirma uma decisão comercial, mas deixa claro que a Ram está com os caminhos abertos para, se decidir avançar, competir de forma séria no segmento de picapes compactas. Com a combinação certa de preço, robustez e versatilidade, a Rampage pode se tornar uma candidata forte em um mercado que cresce e atrai cada vez mais consumidores em busca de praticidade sem abrir mão da capacidade de carga.
PM
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Paulo Manzano é engenheiro pela FEI, com pós-graduação em Marketing pela ESPM e MBA em Negócios pelo IBMEC. Com uma trajetória sólida e ampla na indústria automobilística, Paulo acumulou 30 anos de experiência em posições de liderança nas áreas de marketing, vendas, planejamento de produtos e relações públicas. Ele contribuiu para o crescimento e posicionamento de marcas renomadas como Jaguar Land Rover, PSA, BMW/MINI, Lexus, Toyota, GM e Mercedes-Benz, sempre com foco em inovação e excelência no mercado de luxo e automóveis premium. Em 2008, fundou o Autoentusiastas, um dos mais respeitados portais para apaixonados por automóveis, canalizando sua paixão e conhecimento para um público altamente engajado. Sua visão estratégica e capacidade de criar experiências memoráveis são marcas registradas de sua carreira, agora levadas à curadoria de experiências de luxo com a 88quatro8, seu novo projeto.