A Volkswagen recebeu hoje a imprensa automobilística na Oca do Parque do Ibirapuera para marcar a chegada do seu novo suve compacto Tera, projetado, desenvolvido na fábrica Anchieta e produzido na fábrica de Taubaté, SP.
São quatro versões, todas com motor 1-litro: MPI, TSI, Comfort e High. Na MPI o motor é o tricilindro de aspiração atmosférica de 77/84 cv e câmbio é manual de 5 marchas. Seu preço público é R$ 99.990. As surpresas ficaram por conta da informação oficial de que apenas 999 unidades do MPI serão vendidas por esse preço, ter sido enfaticamente anunciado como “de lançamento” e que esgotadas passariam a custar R$103.900. Já na TSI o motor é o 170 TSI, turbo, de 109/116 cv, também com câmbio manual de 5 marchas. Preço, R$ 116.990.
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As versões Comfort e High têm o motor 170 TSI turbo de 109/116 cv associado ao câmbio automático epicíclico Aisin de 6 marchas e seus preços são, na ordem, R$ 126.990 e R$ 139.990.
A High pode ser adquirida com pacote Outfit The Town Edition (o veículo das fotos exceto uma) e seu preço passa para R$ 142.290.
As vendas do Tera iniciam-se no dia 5 de junho em todas as concessionárias VW.
Dimensões
O Tera é o menor dos suves VW. Comprimento 4.151 mm, largura 1.777 mm, altura 1.504 mm e entre-eixos 2.566 mm. Para comparação, o Nivus Highline é 4.266/1.557/1.499/2.566 mm. Pouca diferença. O Tera High pesa 1.130 kg e o Nivus, 1.199 (ambos têm o mesmo câmbio).

O porta-malas do Tera acomoda 350 litros e o do Nivus, 415 litros.
O Tera deve ser um pouco diferente do Nivus ao dirigir, mas isso o Gerson poderá dizer, amanhã ele vai avaliar o Tera na ida programada à fábrica Taubaté.
Inteligência artificial
O Tera estreia o Otto, a primeira Inteligência artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil, segundo a VW. Todo o desenvolvimento de linguagem foi liderado pelo time da Volkswagen Tech, com um avatar criado pelo time de design, chefiado por José Carlos Pavone, que assina o desenho do Tera. O projeto do Otto teve a parceria da Accenture do Brasil.

Com a IA generativa, o suve integrado ao Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e de se conectar. Nativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e é capaz de produzir respostas generativas. Ela utiliza uma LLM, sigla em inglês de Grandes Modelos de Linguagem e agrega dados e funções da VW. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe e proporciona uma experiência personalizada e individual. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto” e ele lhe atenderá prontamente.
O Tera é mais um modelo que deixa transparecer nitidamente o DNA da marca. Vamos ver o que o Gerson diz.
BS
(Atualizada em 27/5/25 às 14h15, correção da capacidade do porta-malas, é 350 litros VDA).