• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Lançamentos

VOLKSWAGEN TERA É APRESENTADO À IMPRENSA AUTOMOBILÍSTICA

O NOVO SUVE COMPACTO FOI MOSTRADO EM EVENTO HOJE EM SÃO PAULO

identicon por Bob Sharp
25/05/2025
em Lançamentos
Fotos: autor

Fotos: autor

A Volkswagen recebeu hoje a imprensa automobilística na Oca do Parque do Ibirapuera para marcar a chegada do seu novo suve compacto Tera, projetado, desenvolvido na fábrica Anchieta e produzido na fábrica de Taubaté, SP.

São quatro versões, todas com motor 1-litro: MPI, TSI, Comfort e High. Na MPI o motor é o tricilindro de aspiração atmosférica de 77/84 cv e câmbio é manual de 5 marchas. Seu preço público é  R$ 99.990. As surpresas ficaram por conta da informação oficial de que apenas 999 unidades do MPI serão vendidas por esse preço, ter sido enfaticamente anunciado como “de lançamento” e que esgotadas passariam a custar R$103.900. Já na TSI o motor é o 170 TSI, turbo, de 109/116 cv, também com câmbio manual de 5 marchas. Preço, R$ 116.990.

Clique nas fotos para ampliá-las

As versões Comfort e High têm o motor 170 TSI turbo de 109/116 cv associado ao câmbio automático epicíclico Aisin de 6 marchas e seus preços são, na ordem, R$ 126.990 e R$ 139.990.

A High pode ser adquirida com pacote Outfit The Town Edition (o veículo das fotos exceto uma) e seu preço passa para R$ 142.290.

As vendas do Tera iniciam-se no dia 5 de junho em todas as concessionárias VW.

Dimensões

O Tera é o menor dos suves VW.  Comprimento 4.151 mm, largura 1.777 mm, altura 1.504 mm e entre-eixos 2.566 mm. Para comparação, o Nivus Highline  é 4.266/1.557/1.499/2.566 mm. Pouca diferença. O Tera High pesa 1.130 kg e o Nivus, 1.199 (ambos têm o mesmo câmbio).

No “eu atrás de mim” deu para ver que o espaço no banco traseiro é bom (foto: Gerson Borini)

O porta-malas do Tera acomoda 350 litros e o do Nivus, 415 litros.

O Tera deve ser um pouco diferente do Nivus ao dirigir, mas isso o Gerson poderá dizer, amanhã ele vai avaliar o Tera na ida programada à fábrica Taubaté.

Inteligência artificial

O Tera estreia o Otto, a primeira Inteligência artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil, segundo a VW. Todo o desenvolvimento de linguagem foi liderado pelo time da Volkswagen Tech, com um avatar criado pelo time de design, chefiado por José Carlos Pavone, que assina o desenho do Tera. O projeto do Otto teve a parceria da Accenture do Brasil.

Interior e lugar do motorista em nada difere de outros suves VW

Com a IA generativa, o suve integrado ao Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e de se conectar. Nativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e é capaz de produzir respostas generativas. Ela utiliza uma LLM, sigla em inglês de Grandes Modelos de Linguagem e agrega dados e funções da VW. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe e proporciona uma experiência personalizada e individual. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto” e ele lhe atenderá prontamente.

O Tera é mais um modelo que deixa transparecer nitidamente o DNA da marca. Vamos ver o que o Gerson diz.

BS

(Atualizada em 27/5/25 às 14h15, correção da capacidade do porta-malas, é 350 litros VDA).

 

 

 

Próximo
Chevrolet Spin (Foto: Divulgação GM)

GM LANÇA SPIN COM FOCO NO PÚBLICO PCD

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17