A versão 2025 do Audi Q8, suve de topo de linha da marca, já havia sido apresentada nos últimos meses do ano passado, com uma leve reestilização, mudanças sutis, mantendo, no entanto, o conjunto mecânico.
O motor é o mesmo 3-litros V-6 TFSI a gasolina, de 340 cv de potência e 51 m·kgf de torque, auxiliado pelo sistema semi-híbrido de 48 volts, com câmbio epicíclico de oito marchas e tração integral quattro.
Na ocasião do lançamento, mostramos a novidade (relembre aqui) e as principais alterações em relação à versão anterior, como a grade do radiador em preto brilhante, o para-choque dianteiro levemente redesenhado e as novas entradas de ar. Atrás, um novo para-choque com duas saídas de escapamento e lanternas redesenhadas.
Como opcionais, o novo Audi Q8 trouxe os faróis digitais Matrix HD com luz laser, que incrementa a potência luminosa a partir dos 70 km/h, projetor de dados no para-brisa, Night Vision (câmera noturna) e carcaça dos espelhos retrovisores de compósito de fibra de carbono.

O que mais impressiona, no entanto, no Audi Q8, são suas dimensões: 4.986 mm de comprimento, 1.995 mm largura sem contar os espelhos, 1,705 mm de altura e 2,995 mm de entre-eixos. É realmente um suve cupê grande, mas seu tamanho fica ainda mais destacado no dia a dia no trânsito e, especialmente, em manobras. Durante uma semana, entrar e sair da minha garagem me pareceu mais difícil do que o costume, mesmo com veículos grandes. O Audi Q8 é mais longo, mais largo e com maior entre-eixos que seu principal concorrente, o também suve cupê BMW X6.
O conforto interno, no entanto, acaba com essa sensação quando na estrada, já que agora o novo Audi Q8 assume uma postura ainda mais esportiva. A suspensão pneumática tem controle eletrônico, com amortecimento adaptativo, e o eixo traseiro esterça até 5o na direção oposta ao volante, em manobras, e na mesma direção em curvas de maior velocidade. As rodas de 23 polegadas de diâmetro, além de incrementar o visual extremamente esportivo, contribuem para o dinamismo da pilotagem.

O Audi Q8 2025 está disponível em versão única, a Performance Black, ao preço de R$ 774.990, mas que beira os R$ 850.000 com todos os (poucos) opcionais disponíveis.
GM