A GM apresentou nos EUA um Corvette com tração integral digno da histórica designação ZR1: o Corvette ZR1X 2026. Com 1.250 cv de potência combinada e tração integral eletrificada, o ZR1X é um verdadeiro hipercarro americano e o Corvette mais rápido e avançado de todos os tempos.
O motor LT7 5,5-L V-8 biturbo gera mais potência do que qualquer outro V-8 já produzido nos EUA. São 1.064 cv a 7.000 rpm e 114,5 m·kgf a 6.000 rpm, enviados às rodas traseiras através do câmbio robotizado de dupla embreagem de 8 marchas. Já o motor elétrico alojado no eixo dianteiro entrega 186 cv e 20,1 m·kgf.
A aceleração de 0 a100 km/h é feita em menos de 2 s; e o quarto de milha (402 m) em menos de 9 segundos — desempenho típico de hipercarros.

O ZR1X se beneficia da base do E-Ray, o primeiro Corvette híbrido e também o primeiro com tração integral, combinando uma bateria de alta tensão e um motor elétrico que aciona o eixo dianteiro com o motor V-8 do eixo traseiro. Não há conexão física entre as duas fontes de energia no ZR1X, a bateria de 1,9 kW·h é alimentada por regeneração de energia, dispensando recargas externas e permitindo diferentes modos de condução voltados à performance em pista.
O motor elétrico pode ser usado até os 257 km/h antes de desconectar, beneficiando diretamente a rápida aceleração de quarto de milha.
O sistema de tração integral eletrificada (eAWD) foi projetada para otimizar a entrega de torque entre os eixos dianteiro e traseiro, e continuamente varia a distribuição de torque. Esses ajustes acontecem em milissegundos, melhorando a confiança e estabilidade em todas as condições.

O ZR1X também apresenta sete modos de direção selecionáveis pelo motorista:
Padrão: Para condução diária, equilibra conforto e desempenho.
Sport: Ajusta a direção e a suspensão para uma condução mais responsiva.
Track: Otimizado para uso em pista, oferecendo o máximo desempenho.
Wet: Melhora a tração em condições molhadas.
Snow/Ice: Fornece estabilidade máxima em superfícies escorregadias.
MyMode: Permite que o motorista personalize as configurações do veículo.
Charge: Otimiza o carregamento da bateria.
Produzido em Bowling Green, no estado de Kentucky, EUA, o Corvette ZR1X deverá chegar às concessionárias americanas no final deste ano. A GM informou que os preços serão anunciados mais próximo do lançamento; e não há planos de oferecer o modelo no Brasil. Ainda assim, o ZR1X simboliza um novo capítulo na trajetória de inovação da marca — unindo tradição mecânica, performance extrema e eletrificação inteligente.
MF