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Já é possível comprar a Nova Ford Maverick 2025. A picape monobloco, única com tração integral de série e motor 2,0 turbo, pode ser encontrada em duas versões: Lariat Black e Tremor. Sob todos os aspectos, seja na técnica, lista de equipamentos, dirigibilidade e posicionamento de mercado, o modelo evoluiu. A começar pelo preço, que surpreendentemente baixou quase R$ 10 mil frente à linha anterior, FX4: a Lariat Black agora é tabelada em R$ 219.900, enquanto a Tremor, inédita, sai por R$ 239.900 com adicionais para quem precisa de um modelo apto ao off-road.
Aliás, essa é a vantagem da Ford Maverick, que atende aos consumidores que precisam de um veículo confortável e seguro para uso no asfalto (cidade ou estrada), trazendo também tecnologias dignas de aventuras no campo, ou mesmo fora de estrada. Tudo isso com a praticidade adicional de uma picape monobloco com suspensões independentes, freios a disco nas quatro rodas, capacidade para levar cinco ocupantes e caçamba de quase 950 litros.
A Lariat Black, com perfil mais requintado e urbano, se dá muito bem em pisos ruins, irregulares e de baixa aderência, graças à tração permanente nas quatro rodas, pneus de uso misto e mecânica pensada para aventuras. Além disso, estreia estética atualizada, com direito a novos faróis em LED em formato de “C”, grade redesenhada, para-choque dianteiro reestilizado e traseira retocada.

Apesar de ser a opção de entrada, se iguala à antiga FX4 nas virtudes, e oferece ainda mais conteúdo de série, incluindo a multimídia de 13,2” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 8”, teto solar, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros e traseiros, câmera 360º, ar-condicionado digital automático dual zone, sistema de som B&O, entre outros itens de série.
A Maverick 2025 passa a contar com um pacote ADAS de assistentes de condução mais recheado: além das sete bolsas infláveis e do alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, passa a vir com alerta de saída de faixa, assistente de permanência na faixa de rodagem, piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, monitores de ponto cego com alerta de tráfego cruzado traseiro e mais.

Além da Lariat Black, que ficou mais moderna e atual graças ao design reestilizado, mais completa com itens de conforto e comodidade, e mais segura por conta do pacote ADAS recheado de série, tudo isso por um preço mais baixo e competitivo, a linha ainda inclui a inédita configuração Tremor, sempre pronta para aventuras off-road.

A linha Tremor da Ford, que também honra configurações da Nova F-150, começou nos EUA no início dos anos 2000. Na época, designava versões com diferenças estéticas, como visto numa série especial da Ranger em 2002. Seguiu com esse perfil diferenciado e mais exclusivo até cerca de 2019, quando surgiu na linha F-Series Super Duty com proposta de picapes diferenciadas e, ao mesmo tempo, preparadas para o uso no fora de estrada.

E a Maverick Tremor 2025 une justamente essas vantagens principais. Visualmente, tem partes em laranja pela carroceria (rodas, frisos e grade frontal), enquanto oferece uma mecânica com componentes exclusivos, em prol do desempenho em pisos ruins e trechos com lama, areia, pedras e terra, por exemplo. Nela, há suspensões ainda mais aptas ao off-road, tração integral 4WD (com opção de desligamento), pneus exclusivos (mais largos e com tecnologia all-terrain plus), bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e a função “one-pedal” do piloto automático off-road (Trail Control).

Com ela ativada, é possível controlar a picape Ford apenas dosando a pressão no pedal do acelerador em baixas velocidades, o que facilita a condução e deixa a dirigibilidade da Maverick Tremor mais ágil no fora de estrada. Essa versão também é a única com modo de condução Off-Road, que configura a Maverick para as aventuras. A versão Lariat Black vem com cinco modos (Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e Rebocar/Transportar), enquanto a Tremor tem seis.

Mas não só isso: a Tremor também tem para-choques exclusivos, com direito a dois ganchos de reboque, e é mais alta. Com isso, consegue melhores ângulos de ataque (impressionantes 30,9º), transposição (20º) e saída (21,3º), beirando os 230 mm de vão livre do solo. Ela também adiciona bancos dianteiros e volante com aquecimento, proteção inferior da parte mecânica, tomada de 110 V na caçamba e borboletas para trocas de marchas manualmente, atrás do volante.
O “ganha-ganha” da linha 2025 da Ford Maverick se estende ao powertrain. Sua consagrada motorização recebeu melhorias em prol de melhor performance e dirigibilidade ainda mais esperta. Seu 2,0 turbo de quatro cilindros e 16 válvulas, com injeção direta de gasolina, ficou mais eficiente. O duplo eixo do comando de válvulas foi alterado, juntamente com seu variador de fase, ajustes finos que garantiram mais torque nos baixos e médios regimes de rotações, tornando as retomadas de velocidade e respostas do acelerador mais vivas.

Além disso, tais evoluções podem permitir menor emissão de gases poluentes e índices de consumo mais contidos nas baixas e médias velocidades. O layout básico do cabeçote também passou por mudanças, especialmente no fluxo dos gases de escape, enquanto o corpo de borboletas modificado garante melhor enchimento dos cilindros. Recalibrações eletrônicas e de sensores também foram feitas, tudo isso mantendo sua elevada potência (253 cv), com torque abundante de quase 39 m.kgf.
Os aprimoramentos nesse 2,0 turbo, que passa a ficar mais eficiente, não anularam o casamento de sucesso com a transmissão automática de oito velocidades, que proporciona trocas rápidas e suaves, dignas das necessidades da Maverick. Seja no asfalto, ou fora dele, uma dupla motor/câmbio de muito respeito.

Mais novidades ainda estão por vir com a versão Hybrid 2025, que chegará no segundo semestre desse ano com melhorias e evoluções também. Ainda assim, tanto a Maverick Lariat Black quanto a Maverick Tremor atendem a todos os anseios de quem busca uma picape que mescla, como poucas, a proposta de performance esportiva, dirigibilidade de carro de passeio e conforto de sedã médio com tecnologias de ponta e aptidão off-road como uma verdadeira picape Ford Raça Forte.
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.