Aportaram no Brasil as primeiras unidades do Geely EX5, o suve elétrico a bateria (BEV) que será o veículo responsável por inaugurar a nova fase do fabricante chinês no país. Os carros desembarcaram no Porto de Paranaguá, no Paraná. A Geely não divulgou os preços e frisou em seu comunicado que as vendas terão início no mês julho.

A chegada dos primeiros veículos está em linha com o planejamento estratégico da marca. Em fevereiro de 2025, quando o acordo de cooperação foi assinado entre o Grupo Renault e a Geely Auto, uma das cláusulas existente é que o caberá a marca francesa a fabricação, distribuição e vendas dos carros da Geely no Brasil.
Geely irá operar inicialmente em 19 cidades com 23 concessionárias, entretanto a marca planeja uma cobertura com 105 concessionárias em todo o país.

Geely EX5
Lançado em agosto de 2024, o Geely EX5 (batizado de Galaxy E5 na China), foi projetado para ser um veículo global. O suve é construído no novo arcabouço batizado de Arquitetura Elétrica Geely (GEA), um derivado da Arquitetura de Experiência Sustentável (SEA), presente em modelos da Volvo, a quase centenária fabricante fabricante sueca (1926) que controla desde 2010.
A Geely frisa que o arcabouço GEA pode receber motores elétricos a bateria (BEV), elétricos híbridos plug-in (PHEV) e movidos a metanol verde. No Brasil, a marca irá posicionar o EX5 como um suve do segmento C por fora e D por dentro — médio e grande, respectivamente.

O EX5 mede 4.610 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.670 mm de altura e 2.750 mm de entre-eixos.
O trem de força é composto por um motor elétrico posicionado no eixo dianteiro com potência máxima de 218 cv e torque de 32,6 m·kgf, a bateria tem capacidade energética de 60 kW·h com alcance de 530 km pelo ciclo CLTC chinês.

O interior do Galaxy E5 apresenta linhas minimalista, com volante de base plana, painel de instrumentos digital, e destaque fica para a grande tela multimídia de 15,4 polegadas que conta com sistema de assistente de voz “Oi, Geely”, com mais de 200 comandos de voz.
AN