A General Motors apresenta a nova GMC Hummer EV, uma super picape elétrica que leva o fora de estrada a um novo patamar.
A grande novidade da linha 2026 é a introdução de um avançado recurso de esterçamento traseiro, que amplia a capacidade de manobra do veículo em ambientes fora de estrada. O sistema permite que as rodas traseiras girem em ângulos mais pronunciados do que as dianteiras, facilitando deslocamentos laterais e desvios de obstáculos — algo inédito entre picapes de grande porte com motorização elétrica.
O recurso estará presente nas versões mais sofisticadas do modelo e também será oferecido para unidades produzidas a partir de 2022 por meio de atualização remota, possível graças ao alto nível de conectividade embarcado no veículo.
O recurso, chamado pela fabricante de King Crab, cumpre uma promessa feita no lançamento do veículo: dar vida ao famoso botão “Mystery Mode”, por meio do qual os proprietários podiam enviar suas próprias “ideias épicas” para a GMC.
Projetado sobre o arcabouço Ultium, o Hummer EV combina potência extrema com respostas imediatas típicas dos veículos elétricos. Pode ser equipado com 24 módulos de bateria e até três motores elétricos, que juntos entregam mais de 1.000 cv e mais de 1.500 m·kgf às rodas.
A nova edição especial de lançamento Carbon Fiber está ainda mais rápida e é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (0-60 mph) em apenas 2,8 s — desempenho equivalente ao de superesportivos, mas num utilitário grande e apto para enfrentar trilhas.
Essa versão traz ainda rodas 22″ de compósito de fibra de carbono (CFRP), pneus All-Terrain de série, além de acabamento externo e interno com detalhes escurecidos.
Conectividade inteligente para uma nova era
Além da performance de ponta, o veículo traz um conjunto de soluções digitais que elevam a experiência do usuário. O sistema de condução semiautônoma Super Cruise foi aprimorado com novas funcionalidades. A partir de agora, o recurso se integra ao Google Maps, navegando automaticamente pelas faixas corretas ao longo do trajeto, sempre que o veículo estiver em vias compatíveis.
O sistema também passa a oferecer uma nova função com as mãos no volante: mesmo com a condução assistida ativada, a picape permanece centralizada na faixa e ajusta a velocidade de acordo com o fluxo à frente — proporcionando maior controle e comodidade em diferentes condições de tráfego.
Quando o veículo entra numa estrada habilitada para o uso pleno do Super Cruise, o sistema detecta automaticamente e ativa a condução sem as mãos, sinalizada por uma barra de luz verde no volante. O controle de cruzeiro adaptativo também foi atualizado e agora pode ajustar automaticamente a velocidade conforme os limites de velocidade sinalizados na via.
Já o sistema multimídia com Google Built-in permite acessar, diretamente na tela do painel, serviços como Prime Video, navegador Chrome e jogos interativos — ideais para evitar o tédio nos momentos de espera durante a recarga. Há ainda a funcionalidade de carregamento bidirecional, que possibilita transferir energia para outros veículos elétricos ou até mesmo alimentar residências equipadas com sistemas apropriados.
Essas e outras funcionalidades são habilitadas pela base eletrônica dos veículos da GM, que permite que novos recursos sejam adicionados remotamente, com a mesma simplicidade de uma atualização de celular. Essa arquitetura, desenvolvida para acompanhar a evolução tecnológica ao longo do tempo, transforma o veículo em uma plataforma dinâmica, sempre pronta para incorporar novidades.
O modelo 2026 será produzido nas configurações picape e suve no Factory Zero, complexo industrial da GM em Detroit-Hamtramck, EUA, dedicado exclusivamente à fabricação de veículos elétricos para abastecimento do mercado local e de exportação.
MF